Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28023 |
Resumo: | O sucesso educativo será porventura o principal objetivo de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se dedicam à educação. A busca de fatores que promovem o sucesso educativo, desde relacionais a organizacionais, andará direta ou indiretamente ligada a todo o estudo sobre educação. Daí, haver vários estudos na busca de fatores de sucesso, a partir de alunos bem sucedidos e outros, por oposição, a partir de alunos mal sucedidos. Neste estudo pretende-se, a partir da análise de alunos que manifestaram uma evolução destacável nos seus resultados académicos, procurar perceber os fatores que contribuíram para esse volte-face. A dissertação que aqui se pretende resumir tem como tema “fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos – estudo de caso”. A motivação para este tema está estritamente ligada com a ideia pessoal de que não há educação sem otimismo, sem acreditar que se pode sempre evoluir e, mais do que perceber o que faz com que os bem sucedidos sejam bem sucedidos, ou o porquê dos mal sucedidos serem mal sucedidos, centra-se em procurar perceber, em primeiro lugar, que é possível passar de aluno mal sucedido a bem sucedido e, em segundo lugar, os fatores que estão na base dessa passagem. Depois de definir o perfil pretendido e identificar casos de alunos com esse perfil, recorrendo para isso a uma análise documental dos seus resultados escolares, a metodologia foi eminentemente qualitativa, a partir de um estudo de caso, privilegiando os discursos dos atores: alunos e professores que com eles trabalharam diretamente. |
id |
RCAP_ba883af6cb35d74f710b02e1867bcaa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de casoSucesso educativoEvoluçãoEstratégiasRelação pedagógicaMotivaçãoEducational successEvolutionStrategiesPedagogical relationshipMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO sucesso educativo será porventura o principal objetivo de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se dedicam à educação. A busca de fatores que promovem o sucesso educativo, desde relacionais a organizacionais, andará direta ou indiretamente ligada a todo o estudo sobre educação. Daí, haver vários estudos na busca de fatores de sucesso, a partir de alunos bem sucedidos e outros, por oposição, a partir de alunos mal sucedidos. Neste estudo pretende-se, a partir da análise de alunos que manifestaram uma evolução destacável nos seus resultados académicos, procurar perceber os fatores que contribuíram para esse volte-face. A dissertação que aqui se pretende resumir tem como tema “fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos – estudo de caso”. A motivação para este tema está estritamente ligada com a ideia pessoal de que não há educação sem otimismo, sem acreditar que se pode sempre evoluir e, mais do que perceber o que faz com que os bem sucedidos sejam bem sucedidos, ou o porquê dos mal sucedidos serem mal sucedidos, centra-se em procurar perceber, em primeiro lugar, que é possível passar de aluno mal sucedido a bem sucedido e, em segundo lugar, os fatores que estão na base dessa passagem. Depois de definir o perfil pretendido e identificar casos de alunos com esse perfil, recorrendo para isso a uma análise documental dos seus resultados escolares, a metodologia foi eminentemente qualitativa, a partir de um estudo de caso, privilegiando os discursos dos atores: alunos e professores que com eles trabalharam diretamente.Educational success is perhaps the main objective of all those who, in one way or another, are dedicated to education. The search for factors that promote educational success, from relational to organizational, will be directly or indirectly linked to all education study. Hence, there are several studies in the quest for success factors, from successful students and others, by opposition, from unsuccessful students. In this study, we pretend, from the analysis of students who showed a remarkable evolution in their academic results, to seek to understand the factors that contributed to this turnaround. The dissertation that we pretend here to sum up has as theme "factors that contribute to the evolution of student learning - a case study". The motivation for this theme is closely linked with the personal idea that there is no education without optimism, without believing that one can always evolve and, more than understand what makes the successful students are successful, or why unsuccessful ones are unsuccessful, focuses on trying to realize, first of all, that it is possible to move from unsuccessful to successful student and, secondly, the factors that are in the base of this passage. After defining the desired profile and identifying cases of students with this profile, resorting to a documentary analysis of their school results, the methodology was eminently qualitative, based on a case study, privileging the speeches of the actors: students and teachers who worked directly with them.Cabral, Maria Ilídia de MeirelesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, António Pedro Soares Antunes da2019-07-25T11:21:29Z2019-05-032019-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28023TID:202252124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:26.021722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso |
title |
Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso |
spellingShingle |
Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso Silva, António Pedro Soares Antunes da Sucesso educativo Evolução Estratégias Relação pedagógica Motivação Educational success Evolution Strategies Pedagogical relationship Motivation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso |
title_full |
Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso |
title_fullStr |
Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso |
title_sort |
Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso |
author |
Silva, António Pedro Soares Antunes da |
author_facet |
Silva, António Pedro Soares Antunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Maria Ilídia de Meireles Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, António Pedro Soares Antunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso educativo Evolução Estratégias Relação pedagógica Motivação Educational success Evolution Strategies Pedagogical relationship Motivation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Sucesso educativo Evolução Estratégias Relação pedagógica Motivação Educational success Evolution Strategies Pedagogical relationship Motivation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O sucesso educativo será porventura o principal objetivo de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se dedicam à educação. A busca de fatores que promovem o sucesso educativo, desde relacionais a organizacionais, andará direta ou indiretamente ligada a todo o estudo sobre educação. Daí, haver vários estudos na busca de fatores de sucesso, a partir de alunos bem sucedidos e outros, por oposição, a partir de alunos mal sucedidos. Neste estudo pretende-se, a partir da análise de alunos que manifestaram uma evolução destacável nos seus resultados académicos, procurar perceber os fatores que contribuíram para esse volte-face. A dissertação que aqui se pretende resumir tem como tema “fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos – estudo de caso”. A motivação para este tema está estritamente ligada com a ideia pessoal de que não há educação sem otimismo, sem acreditar que se pode sempre evoluir e, mais do que perceber o que faz com que os bem sucedidos sejam bem sucedidos, ou o porquê dos mal sucedidos serem mal sucedidos, centra-se em procurar perceber, em primeiro lugar, que é possível passar de aluno mal sucedido a bem sucedido e, em segundo lugar, os fatores que estão na base dessa passagem. Depois de definir o perfil pretendido e identificar casos de alunos com esse perfil, recorrendo para isso a uma análise documental dos seus resultados escolares, a metodologia foi eminentemente qualitativa, a partir de um estudo de caso, privilegiando os discursos dos atores: alunos e professores que com eles trabalharam diretamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-25T11:21:29Z 2019-05-03 2019-05-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28023 TID:202252124 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28023 |
identifier_str_mv |
TID:202252124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131930017398784 |