Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, António Pedro Soares Antunes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28023
Resumo: O sucesso educativo será porventura o principal objetivo de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se dedicam à educação. A busca de fatores que promovem o sucesso educativo, desde relacionais a organizacionais, andará direta ou indiretamente ligada a todo o estudo sobre educação. Daí, haver vários estudos na busca de fatores de sucesso, a partir de alunos bem sucedidos e outros, por oposição, a partir de alunos mal sucedidos. Neste estudo pretende-se, a partir da análise de alunos que manifestaram uma evolução destacável nos seus resultados académicos, procurar perceber os fatores que contribuíram para esse volte-face. A dissertação que aqui se pretende resumir tem como tema “fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos – estudo de caso”. A motivação para este tema está estritamente ligada com a ideia pessoal de que não há educação sem otimismo, sem acreditar que se pode sempre evoluir e, mais do que perceber o que faz com que os bem sucedidos sejam bem sucedidos, ou o porquê dos mal sucedidos serem mal sucedidos, centra-se em procurar perceber, em primeiro lugar, que é possível passar de aluno mal sucedido a bem sucedido e, em segundo lugar, os fatores que estão na base dessa passagem. Depois de definir o perfil pretendido e identificar casos de alunos com esse perfil, recorrendo para isso a uma análise documental dos seus resultados escolares, a metodologia foi eminentemente qualitativa, a partir de um estudo de caso, privilegiando os discursos dos atores: alunos e professores que com eles trabalharam diretamente.
id RCAP_ba883af6cb35d74f710b02e1867bcaa7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de casoSucesso educativoEvoluçãoEstratégiasRelação pedagógicaMotivaçãoEducational successEvolutionStrategiesPedagogical relationshipMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO sucesso educativo será porventura o principal objetivo de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se dedicam à educação. A busca de fatores que promovem o sucesso educativo, desde relacionais a organizacionais, andará direta ou indiretamente ligada a todo o estudo sobre educação. Daí, haver vários estudos na busca de fatores de sucesso, a partir de alunos bem sucedidos e outros, por oposição, a partir de alunos mal sucedidos. Neste estudo pretende-se, a partir da análise de alunos que manifestaram uma evolução destacável nos seus resultados académicos, procurar perceber os fatores que contribuíram para esse volte-face. A dissertação que aqui se pretende resumir tem como tema “fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos – estudo de caso”. A motivação para este tema está estritamente ligada com a ideia pessoal de que não há educação sem otimismo, sem acreditar que se pode sempre evoluir e, mais do que perceber o que faz com que os bem sucedidos sejam bem sucedidos, ou o porquê dos mal sucedidos serem mal sucedidos, centra-se em procurar perceber, em primeiro lugar, que é possível passar de aluno mal sucedido a bem sucedido e, em segundo lugar, os fatores que estão na base dessa passagem. Depois de definir o perfil pretendido e identificar casos de alunos com esse perfil, recorrendo para isso a uma análise documental dos seus resultados escolares, a metodologia foi eminentemente qualitativa, a partir de um estudo de caso, privilegiando os discursos dos atores: alunos e professores que com eles trabalharam diretamente.Educational success is perhaps the main objective of all those who, in one way or another, are dedicated to education. The search for factors that promote educational success, from relational to organizational, will be directly or indirectly linked to all education study. Hence, there are several studies in the quest for success factors, from successful students and others, by opposition, from unsuccessful students. In this study, we pretend, from the analysis of students who showed a remarkable evolution in their academic results, to seek to understand the factors that contributed to this turnaround. The dissertation that we pretend here to sum up has as theme "factors that contribute to the evolution of student learning - a case study". The motivation for this theme is closely linked with the personal idea that there is no education without optimism, without believing that one can always evolve and, more than understand what makes the successful students are successful, or why unsuccessful ones are unsuccessful, focuses on trying to realize, first of all, that it is possible to move from unsuccessful to successful student and, secondly, the factors that are in the base of this passage. After defining the desired profile and identifying cases of students with this profile, resorting to a documentary analysis of their school results, the methodology was eminently qualitative, based on a case study, privileging the speeches of the actors: students and teachers who worked directly with them.Cabral, Maria Ilídia de MeirelesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, António Pedro Soares Antunes da2019-07-25T11:21:29Z2019-05-032019-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28023TID:202252124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:26.021722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso
title Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso
spellingShingle Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso
Silva, António Pedro Soares Antunes da
Sucesso educativo
Evolução
Estratégias
Relação pedagógica
Motivação
Educational success
Evolution
Strategies
Pedagogical relationship
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso
title_full Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso
title_fullStr Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso
title_full_unstemmed Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso
title_sort Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de caso
author Silva, António Pedro Soares Antunes da
author_facet Silva, António Pedro Soares Antunes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Maria Ilídia de Meireles
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, António Pedro Soares Antunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso educativo
Evolução
Estratégias
Relação pedagógica
Motivação
Educational success
Evolution
Strategies
Pedagogical relationship
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Sucesso educativo
Evolução
Estratégias
Relação pedagógica
Motivação
Educational success
Evolution
Strategies
Pedagogical relationship
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O sucesso educativo será porventura o principal objetivo de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se dedicam à educação. A busca de fatores que promovem o sucesso educativo, desde relacionais a organizacionais, andará direta ou indiretamente ligada a todo o estudo sobre educação. Daí, haver vários estudos na busca de fatores de sucesso, a partir de alunos bem sucedidos e outros, por oposição, a partir de alunos mal sucedidos. Neste estudo pretende-se, a partir da análise de alunos que manifestaram uma evolução destacável nos seus resultados académicos, procurar perceber os fatores que contribuíram para esse volte-face. A dissertação que aqui se pretende resumir tem como tema “fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos – estudo de caso”. A motivação para este tema está estritamente ligada com a ideia pessoal de que não há educação sem otimismo, sem acreditar que se pode sempre evoluir e, mais do que perceber o que faz com que os bem sucedidos sejam bem sucedidos, ou o porquê dos mal sucedidos serem mal sucedidos, centra-se em procurar perceber, em primeiro lugar, que é possível passar de aluno mal sucedido a bem sucedido e, em segundo lugar, os fatores que estão na base dessa passagem. Depois de definir o perfil pretendido e identificar casos de alunos com esse perfil, recorrendo para isso a uma análise documental dos seus resultados escolares, a metodologia foi eminentemente qualitativa, a partir de um estudo de caso, privilegiando os discursos dos atores: alunos e professores que com eles trabalharam diretamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-25T11:21:29Z
2019-05-03
2019-05-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28023
TID:202252124
url http://hdl.handle.net/10400.14/28023
identifier_str_mv TID:202252124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131930017398784