O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50074 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se potencialidades educativas do uso pedagógico de histórias para o desenvolvimento do raciocínio matemático, dando-se primazia ao raciocínio algorítmico, sendo que foi privilegiado um ambiente de resolução de problemas em grupo. A intervenção pedagógica, desenvolvida ao longo de quatro aulas, ocorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. |
id |
RCAP_bd34e98f08d3a3468f3dc1d34d0ee9aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridadeRaciocínio matemáticoUso pedagógico de históriasAprendizagem cooperativaNeste artigo apresentam-se potencialidades educativas do uso pedagógico de histórias para o desenvolvimento do raciocínio matemático, dando-se primazia ao raciocínio algorítmico, sendo que foi privilegiado um ambiente de resolução de problemas em grupo. A intervenção pedagógica, desenvolvida ao longo de quatro aulas, ocorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoFerreira, MaríliaPalhares, Pedro2017-072017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50074porFerreira, M., Palhares, P. (2017). O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade, Jornal das Primeiras Matemáticas, n. 8, 107-125.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:43.693026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade |
title |
O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade Ferreira, Marília Raciocínio matemático Uso pedagógico de histórias Aprendizagem cooperativa |
title_short |
O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade |
title_full |
O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade |
title_sort |
O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade |
author |
Ferreira, Marília |
author_facet |
Ferreira, Marília Palhares, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Palhares, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marília Palhares, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio matemático Uso pedagógico de histórias Aprendizagem cooperativa |
topic |
Raciocínio matemático Uso pedagógico de histórias Aprendizagem cooperativa |
description |
Neste artigo apresentam-se potencialidades educativas do uso pedagógico de histórias para o desenvolvimento do raciocínio matemático, dando-se primazia ao raciocínio algorítmico, sendo que foi privilegiado um ambiente de resolução de problemas em grupo. A intervenção pedagógica, desenvolvida ao longo de quatro aulas, ocorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07 2017-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50074 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, M., Palhares, P. (2017). O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade, Jornal das Primeiras Matemáticas, n. 8, 107-125. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132590574141440 |