Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39604 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no decorrer da Prática Pedagógica Supervisionada, desenvolvida em contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e de Educação Pré-Escolar (EPE), apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC é um instrumento que suporta a observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor, permanentemente focado nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, considerando a sua relação com o ambiente educativo e com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No decurso deste trabalho foram consideradas as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, o espaço para iniciativa/autonomia, a organização, o clima do grupo e, finalmente, o estilo do adulto. Em ambos os contextos de estágio, foram analisados níveis de implicação e bem-estar emocional das crianças e identificados possíveis pontos de intervenção. Com o intuito de melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças, foram planificadas e levadas a cabo iniciativas. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho demonstrou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1º CEB e de EPE, nomeadamente como instrumento de apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativas. |
id |
RCAP_bff026f8d2830bc15f617e0c38a4fade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39604 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das criançasSistema de acompanhamento das crianças (SAC)ImplicaçãoBem-estar emocionalEducação experiencialAvaliaçãoEducação pré-escolarEnsino do 1º ciclo do ensino básicoO presente Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no decorrer da Prática Pedagógica Supervisionada, desenvolvida em contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e de Educação Pré-Escolar (EPE), apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC é um instrumento que suporta a observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor, permanentemente focado nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, considerando a sua relação com o ambiente educativo e com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No decurso deste trabalho foram consideradas as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, o espaço para iniciativa/autonomia, a organização, o clima do grupo e, finalmente, o estilo do adulto. Em ambos os contextos de estágio, foram analisados níveis de implicação e bem-estar emocional das crianças e identificados possíveis pontos de intervenção. Com o intuito de melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças, foram planificadas e levadas a cabo iniciativas. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho demonstrou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1º CEB e de EPE, nomeadamente como instrumento de apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativas.This Internship Report refers to the work developed during the Supervised Pedagogical Practice, developed in the contexts of 1ˢᵗ Cycle of Basic Education and Pre-school Education supported by the Children Monitoring System (CMS). The CMS is an instrument that supports the observation, evaluation/reflection, and intervention of the educator/teacher, permanently focused on the levels of emotional well-being and involvement of children, considering their relationship with the educational environment and with the learning and development of children. In the course of this work, we considered dimensions of analysis of the educational environment like educational offer, the space for initiative/autonomy, the organization, the climate of the group and finally the style of the adult. In both internship context were identified levels of involvement and emotional well-being of the children were analysed and possible intervention points. To improve aspects related to the group/class climate and levels of involvement evidenced by the children, were planned initiatives and carried out. Are pointed out difficulties and successes felt throughout the pedagogical practice and the contribution of the CMS to the professional development of the trainee is highlighted. The work demonstrated the relevance of the use of the CMS in the context of the 1ˢᵗ CEB and EPE, namely a tool in support of the organization of observation, reflection and consequent decisions at the level of educational interventions.2023-10-24T08:28:33Z2023-06-23T00:00:00Z2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39604porCasqueira, Daniela Sofia Cravoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:23Zoai:ria.ua.pt:10773/39604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:45.443224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças |
title |
Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças |
spellingShingle |
Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças Casqueira, Daniela Sofia Cravo Sistema de acompanhamento das crianças (SAC) Implicação Bem-estar emocional Educação experiencial Avaliação Educação pré-escolar Ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_short |
Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças |
title_full |
Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças |
title_fullStr |
Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças |
title_full_unstemmed |
Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças |
title_sort |
Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças |
author |
Casqueira, Daniela Sofia Cravo |
author_facet |
Casqueira, Daniela Sofia Cravo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casqueira, Daniela Sofia Cravo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de acompanhamento das crianças (SAC) Implicação Bem-estar emocional Educação experiencial Avaliação Educação pré-escolar Ensino do 1º ciclo do ensino básico |
topic |
Sistema de acompanhamento das crianças (SAC) Implicação Bem-estar emocional Educação experiencial Avaliação Educação pré-escolar Ensino do 1º ciclo do ensino básico |
description |
O presente Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no decorrer da Prática Pedagógica Supervisionada, desenvolvida em contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e de Educação Pré-Escolar (EPE), apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC é um instrumento que suporta a observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor, permanentemente focado nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, considerando a sua relação com o ambiente educativo e com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No decurso deste trabalho foram consideradas as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, o espaço para iniciativa/autonomia, a organização, o clima do grupo e, finalmente, o estilo do adulto. Em ambos os contextos de estágio, foram analisados níveis de implicação e bem-estar emocional das crianças e identificados possíveis pontos de intervenção. Com o intuito de melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças, foram planificadas e levadas a cabo iniciativas. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho demonstrou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1º CEB e de EPE, nomeadamente como instrumento de apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24T08:28:33Z 2023-06-23T00:00:00Z 2023-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39604 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137747842105344 |