Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casqueira, Daniela Sofia Cravo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39604
Resumo: O presente Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no decorrer da Prática Pedagógica Supervisionada, desenvolvida em contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e de Educação Pré-Escolar (EPE), apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC é um instrumento que suporta a observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor, permanentemente focado nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, considerando a sua relação com o ambiente educativo e com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No decurso deste trabalho foram consideradas as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, o espaço para iniciativa/autonomia, a organização, o clima do grupo e, finalmente, o estilo do adulto. Em ambos os contextos de estágio, foram analisados níveis de implicação e bem-estar emocional das crianças e identificados possíveis pontos de intervenção. Com o intuito de melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças, foram planificadas e levadas a cabo iniciativas. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho demonstrou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1º CEB e de EPE, nomeadamente como instrumento de apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativas.
id RCAP_bff026f8d2830bc15f617e0c38a4fade
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39604
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das criançasSistema de acompanhamento das crianças (SAC)ImplicaçãoBem-estar emocionalEducação experiencialAvaliaçãoEducação pré-escolarEnsino do 1º ciclo do ensino básicoO presente Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no decorrer da Prática Pedagógica Supervisionada, desenvolvida em contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e de Educação Pré-Escolar (EPE), apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC é um instrumento que suporta a observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor, permanentemente focado nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, considerando a sua relação com o ambiente educativo e com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No decurso deste trabalho foram consideradas as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, o espaço para iniciativa/autonomia, a organização, o clima do grupo e, finalmente, o estilo do adulto. Em ambos os contextos de estágio, foram analisados níveis de implicação e bem-estar emocional das crianças e identificados possíveis pontos de intervenção. Com o intuito de melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças, foram planificadas e levadas a cabo iniciativas. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho demonstrou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1º CEB e de EPE, nomeadamente como instrumento de apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativas.This Internship Report refers to the work developed during the Supervised Pedagogical Practice, developed in the contexts of 1ˢᵗ Cycle of Basic Education and Pre-school Education supported by the Children Monitoring System (CMS). The CMS is an instrument that supports the observation, evaluation/reflection, and intervention of the educator/teacher, permanently focused on the levels of emotional well-being and involvement of children, considering their relationship with the educational environment and with the learning and development of children. In the course of this work, we considered dimensions of analysis of the educational environment like educational offer, the space for initiative/autonomy, the organization, the climate of the group and finally the style of the adult. In both internship context were identified levels of involvement and emotional well-being of the children were analysed and possible intervention points. To improve aspects related to the group/class climate and levels of involvement evidenced by the children, were planned initiatives and carried out. Are pointed out difficulties and successes felt throughout the pedagogical practice and the contribution of the CMS to the professional development of the trainee is highlighted. The work demonstrated the relevance of the use of the CMS in the context of the 1ˢᵗ CEB and EPE, namely a tool in support of the organization of observation, reflection and consequent decisions at the level of educational interventions.2023-10-24T08:28:33Z2023-06-23T00:00:00Z2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39604porCasqueira, Daniela Sofia Cravoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:23Zoai:ria.ua.pt:10773/39604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:45.443224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças
title Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças
spellingShingle Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças
Casqueira, Daniela Sofia Cravo
Sistema de acompanhamento das crianças (SAC)
Implicação
Bem-estar emocional
Educação experiencial
Avaliação
Educação pré-escolar
Ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_short Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças
title_full Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças
title_fullStr Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças
title_full_unstemmed Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças
title_sort Observação, avaliação e intervenção na prática pedagógica, com apoio no sistema de acompanhamento das crianças
author Casqueira, Daniela Sofia Cravo
author_facet Casqueira, Daniela Sofia Cravo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casqueira, Daniela Sofia Cravo
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de acompanhamento das crianças (SAC)
Implicação
Bem-estar emocional
Educação experiencial
Avaliação
Educação pré-escolar
Ensino do 1º ciclo do ensino básico
topic Sistema de acompanhamento das crianças (SAC)
Implicação
Bem-estar emocional
Educação experiencial
Avaliação
Educação pré-escolar
Ensino do 1º ciclo do ensino básico
description O presente Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no decorrer da Prática Pedagógica Supervisionada, desenvolvida em contextos de 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e de Educação Pré-Escolar (EPE), apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC é um instrumento que suporta a observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor, permanentemente focado nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, considerando a sua relação com o ambiente educativo e com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No decurso deste trabalho foram consideradas as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, o espaço para iniciativa/autonomia, a organização, o clima do grupo e, finalmente, o estilo do adulto. Em ambos os contextos de estágio, foram analisados níveis de implicação e bem-estar emocional das crianças e identificados possíveis pontos de intervenção. Com o intuito de melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças, foram planificadas e levadas a cabo iniciativas. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho demonstrou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1º CEB e de EPE, nomeadamente como instrumento de apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24T08:28:33Z
2023-06-23T00:00:00Z
2023-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39604
url http://hdl.handle.net/10773/39604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137747842105344