A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18887 |
Resumo: | O estudo desenvolvido tem como objetivo aprofundar os conhecimentos de marketing estratégico e a sua influência na performance empresarial. Perante a intensificação da concorrência, as empresas passaram a adaptar a sua estratégia e transferiram o seu centro de interesse para os clientes, com o objetivo de estabilizar e valorizar a sua carteira de clientes. Cada vez mais, as competências e os recursos são vistos como fatores chave para o desenvolvimento de uma organização. Neste contexto, parece consensual que o marketing estratégico assume uma grande importância na performance empresarial. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das variáveis orientação para o mercado, orientação para a inovação, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance empresarial. Para tal, foi construído um modelo de investigação para testar um conjunto de hipóteses que permitem a identificação destes determinantes. Foram recolhidos dados de 206 empresas portuguesas, que foram, posteriormente, analisados através de técnicas estatísticas. Constatou-se que as variáveis capacidades de marketing e vantagem competitiva exercem influência direta na performance empresarial. Já a variável orientação para a inovação tem um efeito indireto na performance empresarial, através das variáveis mediadoras capacidades de marketing e vantagem competitiva. Por último, a variável orientação para o mercado tem um impacto indireto na performance empresarial, por via da variável mediadora capacidades de marketing. |
id |
RCAP_c275aecfac9db2c683a9bdd10896138d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18887 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesasPerformance empresarialVantagem competitivaOrientação para o mercadoOrientação para a inovaçãoCapacidades de marketingMarketing estratégicoO estudo desenvolvido tem como objetivo aprofundar os conhecimentos de marketing estratégico e a sua influência na performance empresarial. Perante a intensificação da concorrência, as empresas passaram a adaptar a sua estratégia e transferiram o seu centro de interesse para os clientes, com o objetivo de estabilizar e valorizar a sua carteira de clientes. Cada vez mais, as competências e os recursos são vistos como fatores chave para o desenvolvimento de uma organização. Neste contexto, parece consensual que o marketing estratégico assume uma grande importância na performance empresarial. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das variáveis orientação para o mercado, orientação para a inovação, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance empresarial. Para tal, foi construído um modelo de investigação para testar um conjunto de hipóteses que permitem a identificação destes determinantes. Foram recolhidos dados de 206 empresas portuguesas, que foram, posteriormente, analisados através de técnicas estatísticas. Constatou-se que as variáveis capacidades de marketing e vantagem competitiva exercem influência direta na performance empresarial. Já a variável orientação para a inovação tem um efeito indireto na performance empresarial, através das variáveis mediadoras capacidades de marketing e vantagem competitiva. Por último, a variável orientação para o mercado tem um impacto indireto na performance empresarial, por via da variável mediadora capacidades de marketing.Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de FigueiredoRepositório ComumSousa, Vítor Emanuel Pereira de2017-08-29T14:03:45Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18887201729628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:52.707445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas |
title |
A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas |
spellingShingle |
A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas Sousa, Vítor Emanuel Pereira de Performance empresarial Vantagem competitiva Orientação para o mercado Orientação para a inovação Capacidades de marketing Marketing estratégico |
title_short |
A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas |
title_full |
A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas |
title_fullStr |
A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas |
title_full_unstemmed |
A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas |
title_sort |
A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas |
author |
Sousa, Vítor Emanuel Pereira de |
author_facet |
Sousa, Vítor Emanuel Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Vítor Emanuel Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance empresarial Vantagem competitiva Orientação para o mercado Orientação para a inovação Capacidades de marketing Marketing estratégico |
topic |
Performance empresarial Vantagem competitiva Orientação para o mercado Orientação para a inovação Capacidades de marketing Marketing estratégico |
description |
O estudo desenvolvido tem como objetivo aprofundar os conhecimentos de marketing estratégico e a sua influência na performance empresarial. Perante a intensificação da concorrência, as empresas passaram a adaptar a sua estratégia e transferiram o seu centro de interesse para os clientes, com o objetivo de estabilizar e valorizar a sua carteira de clientes. Cada vez mais, as competências e os recursos são vistos como fatores chave para o desenvolvimento de uma organização. Neste contexto, parece consensual que o marketing estratégico assume uma grande importância na performance empresarial. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das variáveis orientação para o mercado, orientação para a inovação, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance empresarial. Para tal, foi construído um modelo de investigação para testar um conjunto de hipóteses que permitem a identificação destes determinantes. Foram recolhidos dados de 206 empresas portuguesas, que foram, posteriormente, analisados através de técnicas estatísticas. Constatou-se que as variáveis capacidades de marketing e vantagem competitiva exercem influência direta na performance empresarial. Já a variável orientação para a inovação tem um efeito indireto na performance empresarial, através das variáveis mediadoras capacidades de marketing e vantagem competitiva. Por último, a variável orientação para o mercado tem um impacto indireto na performance empresarial, por via da variável mediadora capacidades de marketing. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29T14:03:45Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18887 201729628 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18887 |
identifier_str_mv |
201729628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130022873661440 |