Relatório da prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10579 |
Resumo: | O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada está inserido na Unidade Curricular de Estágio, integrada no plano de estudos do 2.º ano, do 2.º Ciclo em Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção do grau de Mestre. A elaboração deste relatório prende-se na descrição do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, onde a professora estagiária teve a oportunidade de colocar em prática todos os seus conhecimentos e capacidades adquiridas nos quatro anos de formação académica, num contexto real da prática docente. O estágio surgiu como um processo fundamental no desenvolvimento da futura professora, permitindo-lhe aprender e adquirir competências ao longo da sua vida profissional e em diferentes níveis de proficiência. O período de estágio constituiu-se, assim, como uma experiência muito significativa no percurso da estagiária, correspondendo a um tempo de transição, de forma a aperfeiçoar a aptidão para o cargo de docente, tendo sido confrontada com uma multiplicidade de desafios pessoais e profissionais, adaptação ao meio, gestão de conflitos, tomada de decisões e curvas de aprendizagem. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária de Marco de Canaveses, sob a orientação do Orientador Científico Professor Doutor Jorge Soares e da Professora Cooperante Salomé Castro. Posto isto, este documento encontra-se dividido em cinco capítulos. Na primeira parte, é realizado um enquadramento teórico acerca da formação de professores, a observação realizada pelo professor em avaliação, supervisão, avaliação da supervisão, estágio pedagógico, as tarefas e competências do supervisor e as tarefas e competências do aluno estagiário. Na segunda parte, é feito um enquadramento do contexto escolar, nomeadamente a caracterização do meio, da escola, dos espaços/ recursos de educação física, assim como os vários intervenientes que estiveram envolvidos no mesmo, desempenhando um papel ativo e valioso neste processo. Na terceira parte, são descritos os parâmetros inerentes à Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente os estilos de ensino, planeamento anual, as unidades didáticas, os planos de aula, os balanços de aula, os métodos de controlo do processo, as estratégias do processo ensino-aprendizagem, assim como as técnicas de intervenção pedagógica. Na quarta parte deste documento, são exibidas as tarefas de estágio relacionadas com a comunidade escolar, como o estudo de turma, a ação de informação, as atividades extracurriculares, bem como a atividade organizada pelo Núcleo de Estágio de Educação Física. Por último, será exposta uma reflexão crítica pessoal sobre o trabalho desenvolvido como professora estagiária como resultado da aprendizagem ao longo do ano, de especial relevância para um futuro como professora de Educação Física. |
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Relatório da prática de ensino supervisionadaPrática de Ensino SupervisionadaEstágio PedagógicoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada está inserido na Unidade Curricular de Estágio, integrada no plano de estudos do 2.º ano, do 2.º Ciclo em Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção do grau de Mestre. A elaboração deste relatório prende-se na descrição do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, onde a professora estagiária teve a oportunidade de colocar em prática todos os seus conhecimentos e capacidades adquiridas nos quatro anos de formação académica, num contexto real da prática docente. O estágio surgiu como um processo fundamental no desenvolvimento da futura professora, permitindo-lhe aprender e adquirir competências ao longo da sua vida profissional e em diferentes níveis de proficiência. O período de estágio constituiu-se, assim, como uma experiência muito significativa no percurso da estagiária, correspondendo a um tempo de transição, de forma a aperfeiçoar a aptidão para o cargo de docente, tendo sido confrontada com uma multiplicidade de desafios pessoais e profissionais, adaptação ao meio, gestão de conflitos, tomada de decisões e curvas de aprendizagem. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária de Marco de Canaveses, sob a orientação do Orientador Científico Professor Doutor Jorge Soares e da Professora Cooperante Salomé Castro. Posto isto, este documento encontra-se dividido em cinco capítulos. Na primeira parte, é realizado um enquadramento teórico acerca da formação de professores, a observação realizada pelo professor em avaliação, supervisão, avaliação da supervisão, estágio pedagógico, as tarefas e competências do supervisor e as tarefas e competências do aluno estagiário. Na segunda parte, é feito um enquadramento do contexto escolar, nomeadamente a caracterização do meio, da escola, dos espaços/ recursos de educação física, assim como os vários intervenientes que estiveram envolvidos no mesmo, desempenhando um papel ativo e valioso neste processo. Na terceira parte, são descritos os parâmetros inerentes à Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente os estilos de ensino, planeamento anual, as unidades didáticas, os planos de aula, os balanços de aula, os métodos de controlo do processo, as estratégias do processo ensino-aprendizagem, assim como as técnicas de intervenção pedagógica. Na quarta parte deste documento, são exibidas as tarefas de estágio relacionadas com a comunidade escolar, como o estudo de turma, a ação de informação, as atividades extracurriculares, bem como a atividade organizada pelo Núcleo de Estágio de Educação Física. Por último, será exposta uma reflexão crítica pessoal sobre o trabalho desenvolvido como professora estagiária como resultado da aprendizagem ao longo do ano, de especial relevância para um futuro como professora de Educação Física.This Report of Supervised Teaching Practice it’s inserted in the Internship Curricular Unit, integrated in the study plan of the 2nd year, of the 2nd Cycle in Master in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education, of the Trás-os-Montes and Alto Douro University. This document is presented as a requirement for obtaining the Master's degree. The preparation of this report is based on the description of the work done throughout the school year, where the trainee teacher had the opportunity to put into practice all her knowledge and skills acquired in the four years of academic education, in a real context of teaching practice. The internship emerged as a fundamental process in the development of the future teacher, allowing to learn and acquire skills throughout her professional life and at different levels of proficiency. The internship period constituted, for example, as a very significant experience in tracking the trainee, corresponding to a time of transition, in order to improve the skills of teacher role, having been faced with a multiplicity of personal and professional challenges, adaptation in environment, conflict management, decision making and curves learning. The Pedagogical Internship was held at Marco de Canaveses Secondary School, under the guidance of Scientific Advisor Teacher Jorge Soares and Cooperating Teacher Salomé Castro. This way, this document it’s divided into five chapters. In the first part, a theoretical framework about teacher training, the observation made by the teacher in assessment, supervision, supervisory assessment, pedagogical internship, the tasks and competences of the supervisor and the tasks and competences of the student intern is performed. In the second part, the school context is structured, namely by the characterization of the environment, the school, the physical education spaces / resources, as well as the various actors who were involved in it, playing an active and valuable role in this process. In the third part, the parameters inherent to the Supervised Teaching Practice are described, namely the teaching styles, annual planning, the didactic units, the lesson plans, the class balance sheets, the process control methods, the teaching-learning process strategies, as well as the techniques of pedagogical intervention. In the fourth part of this document, the internship tasks related to the school community are displayed, such as class study, information action, extracurricular activities, as well as the activity organized by the Physical Education Internship Center. Finally, it will be exposed a personal critical reflection on the work developed as a trainee teacher as a result of learning throughout the year, especially relevant for a future as a teacher of Physical Education.2021-07-15T14:44:03Z2020-04-01T00:00:00Z2020-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10579pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Diana Filipa Pintoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:16.923270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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