A importância do trabalho prático no ensino das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Graciana de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2927
Resumo: O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, teve por base os estágios pedagógicos realizados na Escola EB 1/JI Nº7 de Vila Real – Araucária e na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Monsenhor Jerónimo do Amaral. Estes estágios foram realizados no âmbito de diversas disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio, no caso do 1.º CEB e Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza, no caso do 2.º CEB). Tendo em conta a nossa temática de investigação, este relatório focaliza-se, predominantemente, na prática pedagógica realizada no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio do 1.º CEB e de Ciências da Natureza do 2.º CEB, em que o trabalho prático assume um papel relevante. Pretende-se, então, ao longo deste relatório refletir sobre a importância do trabalho prático no contexto de ensino-aprendizagem das ciências e do papel que o professor deve assumir neste âmbito. Deste modo, sustentamos esta reflexão na perspetiva construtivista do ensino-aprendizagem das ciências, tendo sido esta a base de escolha e fundamentação dos métodos, estratégias e recursos de ensino utilizados na nossa prática pedagógica. Ao abordar esta temática, pretendemos igualmente que seja clara a importância e influência das ciências na formação pessoal, social e intelectual dos alunos. Este relatório constitui-se, então, como uma preciosa ferramenta de aprendizagem, reflexão e avaliação pedagógica, pois permitiu uma melhor e maior conscientização acerca do trabalho por nós realizado na prática pedagógica, bem como estudar e apresentar pistas para a melhoria da mesma no futuro, de uma forma clara, objetiva e concisa.
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