Pedagogia de articulação curricular entre o português e o estudo do meio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1877 |
Resumo: | Com o presente relatório pretendeu-se investigar os benefícios de práticas de articulação curricular entre duas áreas curriculares, em simultâneo, que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no ano de 2015, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação. Este relatório de PES apresenta-se estruturado em três capítulos que dão conta de todo o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica; da apresentação do estudo realizado nesse contexto; e, ainda, de uma reflexão final sobre a experiência e conhecimento que efetuamos. Pedagogia de articulação curricular entre o Português e o Estudo do Meio intitula o estudo que desenvolvemos e que teve como objetivo central investigar e refletir sobre o impacto de uma prática pedagógica curricular articulada sobre as áreas curriculares do Português e do Estudo do Meio. A prática pedagógica transversal assume particular relevância no processo de ensino-aprendizagem, particularmente no 1.º CEB, uma vez que se caracteriza pela monodocência e pelo ensino globalizador, onde a articulação curricular possui um papel de destaque. O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e teve como participantes vinte e cinco crianças, doze raparigas e treze rapazes, com sete e oito anos de idade, de um 2.º ano de escolaridade. Nos resultados obtidos é percetível que os participantes revelaram ter fortalecido conhecimentos prévios e assimilado novas aprendizagens, face ao seu ano de escolaridade, particularmente ao nível do Português e do Estudo do Meio, impulsionada pela pedagogia de articulação curricular transversal. De facto, os alunos motivaram-se mais e aprenderam melhor quando se aperceberam que certos temas e/ou termos de uma determinada área se interligavam, atribuindo-lhe mais significado e maior relevância. |
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Pedagogia de articulação curricular entre o português e o estudo do meioEnsino-aprendizagemArticulação curricularTransversalidadeEstudos empíricosTeaching and learningCurricular articulationTransversalEmpirical studiesCom o presente relatório pretendeu-se investigar os benefícios de práticas de articulação curricular entre duas áreas curriculares, em simultâneo, que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no ano de 2015, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação. Este relatório de PES apresenta-se estruturado em três capítulos que dão conta de todo o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica; da apresentação do estudo realizado nesse contexto; e, ainda, de uma reflexão final sobre a experiência e conhecimento que efetuamos. Pedagogia de articulação curricular entre o Português e o Estudo do Meio intitula o estudo que desenvolvemos e que teve como objetivo central investigar e refletir sobre o impacto de uma prática pedagógica curricular articulada sobre as áreas curriculares do Português e do Estudo do Meio. A prática pedagógica transversal assume particular relevância no processo de ensino-aprendizagem, particularmente no 1.º CEB, uma vez que se caracteriza pela monodocência e pelo ensino globalizador, onde a articulação curricular possui um papel de destaque. O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e teve como participantes vinte e cinco crianças, doze raparigas e treze rapazes, com sete e oito anos de idade, de um 2.º ano de escolaridade. Nos resultados obtidos é percetível que os participantes revelaram ter fortalecido conhecimentos prévios e assimilado novas aprendizagens, face ao seu ano de escolaridade, particularmente ao nível do Português e do Estudo do Meio, impulsionada pela pedagogia de articulação curricular transversal. De facto, os alunos motivaram-se mais e aprenderam melhor quando se aperceberam que certos temas e/ou termos de uma determinada área se interligavam, atribuindo-lhe mais significado e maior relevância.With this report we want to explore the benefits of curricular articulation practices between two curricular areas, concomitant, and it was developed as part of the course (UC) Practice Teaching Supervised II (PTS II), the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), at the year of 2015 by the Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação. This report of PES it presents organized in three chapters, which give account of all the work done over the pedagogic practice; the presentation of the study in this context; and a final reflection on the experience and knowledge that we made. Curricular articulation of pedagogy between the Portuguese and Environmental Studies entitles the study that developed and had as its central objective to investigate and reflect on the impact of an articulated curriculum teaching practice on the curriculum areas of Portuguese and Environmental Studies. Transversal pedagogical practice is particularly important in the teaching-learning process, especially in the 1st Cycle of Basic Education, as it is characterized by one teacher and the globalizing education, where curricular articulation has a prominent role. The study follows a qualitative research methodology and the participants were twenty-five children, twelve girls and thirteen boys, with seven and eight years old, from the 2nd grade. The results denoted that the participants reveled to have strengthened their pre knowledges and to assimilate new learnings compared to their year of education, especially at the level of Portuguese and Environmental Studies, driven by the teaching of transversal curricular articulation. In fact, students were motivated more and learn better when they realized that certain topics and / or terms of a particular area are interconnected, more meaningful and more relevant.2017-06-30T16:21:12Z2016-04-20T00:00:00Z2016-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1877TID:201710552porGonçalves, Sandra Isabel Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:38Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:23.867722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com o presente relatório pretendeu-se investigar os benefícios de práticas de articulação curricular entre duas áreas curriculares, em simultâneo, que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no ano de 2015, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação. Este relatório de PES apresenta-se estruturado em três capítulos que dão conta de todo o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica; da apresentação do estudo realizado nesse contexto; e, ainda, de uma reflexão final sobre a experiência e conhecimento que efetuamos. Pedagogia de articulação curricular entre o Português e o Estudo do Meio intitula o estudo que desenvolvemos e que teve como objetivo central investigar e refletir sobre o impacto de uma prática pedagógica curricular articulada sobre as áreas curriculares do Português e do Estudo do Meio. A prática pedagógica transversal assume particular relevância no processo de ensino-aprendizagem, particularmente no 1.º CEB, uma vez que se caracteriza pela monodocência e pelo ensino globalizador, onde a articulação curricular possui um papel de destaque. O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e teve como participantes vinte e cinco crianças, doze raparigas e treze rapazes, com sete e oito anos de idade, de um 2.º ano de escolaridade. Nos resultados obtidos é percetível que os participantes revelaram ter fortalecido conhecimentos prévios e assimilado novas aprendizagens, face ao seu ano de escolaridade, particularmente ao nível do Português e do Estudo do Meio, impulsionada pela pedagogia de articulação curricular transversal. De facto, os alunos motivaram-se mais e aprenderam melhor quando se aperceberam que certos temas e/ou termos de uma determinada área se interligavam, atribuindo-lhe mais significado e maior relevância. |
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