Processo de gestão de pedidos para expedição: estudo de caso: Ascenza Agro, S. A.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30491 |
Resumo: | Este Trabalho de Projeto para obtenção do grau de mestre em Ciências Empresariais – Ramo de Logística foi realizada no complexo industrial da empresa Ascenza Agro, S.A., no período de 01 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019, contabilizando no total 11 meses de trabalho. A escolha do tema esteve relacionada com um desafio laboral que decidimos abraçar e coordenar na empresa em estudo, passando por adaptar o processo de gestão e planeamento dos pedidos de cargas para expedição à nova reestruturação da empresa. A informação é nos dias de hoje, segundo Laribee (1991) e Nolan (1982), aceite pelas organizações como fator influenciador para o sucesso das mesmas. A informação tem um ciclo de vida e uma valorização que devem ser geridas à semelhança de outros recursos da organização, sendo utilizada como um fator estruturante, bem como um instrumento para a mudança da própria organização (Zorrinho, 1991). As organizações são diariamente confrontadas com um elevado volume de informação que tem de ser reunida e trabalhada. Este grande volume informacional é, nos dias de hoje, cada vez mais trabalhado através de Tecnologias de Informação (TI) e sistema de Informação (SI), sendo a informação inputs para gerar conhecimento a favor das organizações. Contudo, a simbiose entre tecnologias de informação e Comunicação como WMS e ERP não permitem uma integração plena, tendo-se de a curto prazo encontrar soluções. Na proposta apresentada, desenvolvida através do levantamento de dados, foi possível desenvolver uma solução, no curto prazo (Cockpit de Expedição), para ultrapassar questões operacionais na gestão e planeamento dos pedidos de cargas para expedição. O sucesso da mesma será transposto como base para o novo ERP SAP que a empresa está a adotar. |
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Processo de gestão de pedidos para expedição: estudo de caso: Ascenza Agro, S. A.Cadeia de AbastecimentoLogísticaTecnologias de Informação e ComunicaçãoWarehouse Management SystemEnterprise Resource PlanningExpediçãoSupply ChainLogisticsInformation and Communication TechnologiesWarehouse Management SystemEnterprise Resource PlanningExpeditionEste Trabalho de Projeto para obtenção do grau de mestre em Ciências Empresariais – Ramo de Logística foi realizada no complexo industrial da empresa Ascenza Agro, S.A., no período de 01 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019, contabilizando no total 11 meses de trabalho. A escolha do tema esteve relacionada com um desafio laboral que decidimos abraçar e coordenar na empresa em estudo, passando por adaptar o processo de gestão e planeamento dos pedidos de cargas para expedição à nova reestruturação da empresa. A informação é nos dias de hoje, segundo Laribee (1991) e Nolan (1982), aceite pelas organizações como fator influenciador para o sucesso das mesmas. A informação tem um ciclo de vida e uma valorização que devem ser geridas à semelhança de outros recursos da organização, sendo utilizada como um fator estruturante, bem como um instrumento para a mudança da própria organização (Zorrinho, 1991). As organizações são diariamente confrontadas com um elevado volume de informação que tem de ser reunida e trabalhada. Este grande volume informacional é, nos dias de hoje, cada vez mais trabalhado através de Tecnologias de Informação (TI) e sistema de Informação (SI), sendo a informação inputs para gerar conhecimento a favor das organizações. Contudo, a simbiose entre tecnologias de informação e Comunicação como WMS e ERP não permitem uma integração plena, tendo-se de a curto prazo encontrar soluções. Na proposta apresentada, desenvolvida através do levantamento de dados, foi possível desenvolver uma solução, no curto prazo (Cockpit de Expedição), para ultrapassar questões operacionais na gestão e planeamento dos pedidos de cargas para expedição. O sucesso da mesma será transposto como base para o novo ERP SAP que a empresa está a adotar.This Project Work to obtain the Master degree in Business Sciences - Logistics Branch was carried out in the industrial complex of the company Ascenza Agro, SA, from November 1st, 2018 to October 31st, 2019, accounting in total for 11 months job. The choice of the theme was related to an occupational challenge to which the researcher was challenged to embrace and coordinate in the company under study, adapting the process of management and planning of cargo orders for shipment to the new restructuring of the company. Information is nowadays, according to Laribee (1991) & Nolan (1982), accepted by organizations as an influencing factor for their success. Since information has a life cycle and an appreciation that must be managed similarly to other resources of the organization, being used as a structuring factor, as well as an instrument for the change of the organization itself (Zorrinho, 1991). Organizations today are confronted with a high volume of information every day, which has to be gathered and worked on. This large volume of information is nowadays increasingly worked through Information Technology (IT) and Information System (IS), being the information inputs to generate knowledge in favor of organizations. However, the symbiosis between information and communication technologies such as WMS and ERP does not allow full integration, and solutions have to be found in the short term. In the proposal presented, developed through the survey, it was possible to develop a solution, in the short term (Shipping Cockpit), to suppress operational issues in the management and planning of cargo orders for shipping. Its success will be transported as the basis for the new SAP ERP that the company is adopting.Pinho, TiagoRepositório ComumGregório, Fábio Miguel Santana2019-12-16T10:19:39Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30491TID:202365697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:07.679418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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