A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2545
Resumo: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
id RCAP_c9f397224582e497a1806dfc5e16f971
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criançaaprendizagembrincardesenvolvimento infantilpré-escolar1º Ciclo do Ensino Básicolearningplaychild developmentpreschool1st cycle of Basic EducationRELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICOA presente investigação, intitulada “A Importância do Brincar no Processo do Ensino-Aprendizagem da Criança”, foi realizada no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Participaram, neste estudo 10 Educadoras de Infância e 10 professoras de 1º ciclo, sendo realizado em instituições situadas na região do Cartaxo e Santarém. O brincar surge como algo natural no contexto de cada criança, que proporciona, de forma prazerosa, momentos de aprendizagens efetivas, contribuindo para um bom desenvolvimento das competências sócio emocionais, relacionais e cognitivas. Esta investigação pretende contribuir para o aprofundamento da temática do brincar como peça fundamental nas aprendizagens da criança. Este estudo teve como base uma metodologia qualitativa, recorrendo a registos de observação e a questionários. A observação foi fulcral em todo este processo investigativo, assim como na prática pedagógica, pois permitiu-me recolher dados e informações, indo assim ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Através dos questionários, foi possível verificar que os profissionais de educação compreendem a importância do brincar, favorecendo-o na sua prática pedagógica. As atividades desenvolvidas através dos estágios permitiram reforçar a importância do aprender a brincar, concluindo assim, que a organização e planeamento de uma pedagogia em torno da associação entre as atividades lúdicas e as diversas áreas do conhecimento é relevante.The present research, entitled "The Importance of Playing in the Process of Teaching-Learning of the Child", was carried out within the scope of the Masters in Pre- School and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In this study, 10 Child Care Educators and 10 1st cycle teachers, participated in institutions located in the region of Cartaxo and Santarém. Play emerges as something natural in the context of each child, which provides, in a pleasurable way, moments of effective learning, contributing to a good development of emotional, relational and cognitive skills. This research intends to contribute to the deepening of the theme of play as a key element in the child 's learning. This study was based on a qualitative methodology, using observation records and questionnaires. The observation was central to this entire investigative process, as well as to pedagogical practice, since it allowed me to collect data and information, thus meeting the needs and interests of the children. Through the questionnaires, it was possible to verify that the education professionals understand the importance of playing, favoring it in their pedagogical practice. The activities developed through the stages allowed reinforcing the importance of learning to play, concluding that the organization and planning of a pedagogy around the association between play activities and the various areas of knowledge is relevant.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes2019-05-10T16:40:11Z2019-04-302019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2545TID:202243680por202243680info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:39Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:33.908900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
title A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
spellingShingle A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes
aprendizagem
brincar
desenvolvimento infantil
pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
learning
play
child development
preschool
1st cycle of Basic Education
title_short A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
title_full A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
title_fullStr A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
title_full_unstemmed A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
title_sort A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
author Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes
author_facet Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
brincar
desenvolvimento infantil
pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
learning
play
child development
preschool
1st cycle of Basic Education
topic aprendizagem
brincar
desenvolvimento infantil
pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
learning
play
child development
preschool
1st cycle of Basic Education
description RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10T16:40:11Z
2019-04-30
2019-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2545
TID:202243680
url http://hdl.handle.net/10400.15/2545
identifier_str_mv TID:202243680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202243680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137035228807168