A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2545 |
Resumo: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
id |
RCAP_c9f397224582e497a1806dfc5e16f971 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2545 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criançaaprendizagembrincardesenvolvimento infantilpré-escolar1º Ciclo do Ensino Básicolearningplaychild developmentpreschool1st cycle of Basic EducationRELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICOA presente investigação, intitulada “A Importância do Brincar no Processo do Ensino-Aprendizagem da Criança”, foi realizada no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Participaram, neste estudo 10 Educadoras de Infância e 10 professoras de 1º ciclo, sendo realizado em instituições situadas na região do Cartaxo e Santarém. O brincar surge como algo natural no contexto de cada criança, que proporciona, de forma prazerosa, momentos de aprendizagens efetivas, contribuindo para um bom desenvolvimento das competências sócio emocionais, relacionais e cognitivas. Esta investigação pretende contribuir para o aprofundamento da temática do brincar como peça fundamental nas aprendizagens da criança. Este estudo teve como base uma metodologia qualitativa, recorrendo a registos de observação e a questionários. A observação foi fulcral em todo este processo investigativo, assim como na prática pedagógica, pois permitiu-me recolher dados e informações, indo assim ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Através dos questionários, foi possível verificar que os profissionais de educação compreendem a importância do brincar, favorecendo-o na sua prática pedagógica. As atividades desenvolvidas através dos estágios permitiram reforçar a importância do aprender a brincar, concluindo assim, que a organização e planeamento de uma pedagogia em torno da associação entre as atividades lúdicas e as diversas áreas do conhecimento é relevante.The present research, entitled "The Importance of Playing in the Process of Teaching-Learning of the Child", was carried out within the scope of the Masters in Pre- School and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In this study, 10 Child Care Educators and 10 1st cycle teachers, participated in institutions located in the region of Cartaxo and Santarém. Play emerges as something natural in the context of each child, which provides, in a pleasurable way, moments of effective learning, contributing to a good development of emotional, relational and cognitive skills. This research intends to contribute to the deepening of the theme of play as a key element in the child 's learning. This study was based on a qualitative methodology, using observation records and questionnaires. The observation was central to this entire investigative process, as well as to pedagogical practice, since it allowed me to collect data and information, thus meeting the needs and interests of the children. Through the questionnaires, it was possible to verify that the education professionals understand the importance of playing, favoring it in their pedagogical practice. The activities developed through the stages allowed reinforcing the importance of learning to play, concluding that the organization and planning of a pedagogy around the association between play activities and the various areas of knowledge is relevant.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes2019-05-10T16:40:11Z2019-04-302019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2545TID:202243680por202243680info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:39Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:33.908900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança |
title |
A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança |
spellingShingle |
A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes aprendizagem brincar desenvolvimento infantil pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico learning play child development preschool 1st cycle of Basic Education |
title_short |
A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança |
title_full |
A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança |
title_fullStr |
A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança |
title_full_unstemmed |
A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança |
title_sort |
A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança |
author |
Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes |
author_facet |
Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Helena Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem brincar desenvolvimento infantil pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico learning play child development preschool 1st cycle of Basic Education |
topic |
aprendizagem brincar desenvolvimento infantil pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico learning play child development preschool 1st cycle of Basic Education |
description |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10T16:40:11Z 2019-04-30 2019-04-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2545 TID:202243680 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2545 |
identifier_str_mv |
TID:202243680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202243680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137035228807168 |