A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Raquel Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22786
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo o de perceber se o uso das novas tecnologias nas aulas de Formação Musical ajuda a criar um ambiente motivador para os alunos. Neste sentido, colocou-se em prática um projeto durante o 2º e o 3º Períodos do ano letivo 2015/2016 através da filmagem de uma peça musical que conjuga vários conteúdos programáticos do 3º Grau. Em suma, foi feita uma pesquisa bibliográfica que compreendeu motivação, diferenciação pedagógica, estratégias de ensino e, entre outras, novas tecnologias. Como resultado, é apresentado um vídeo com uma performance musical que demonstra que a aplicação desta ferramenta na sala de aula pode ser uma forma eficaz para o sucesso escolar.
id RCAP_cb0bd51672725c8efe860e357d52102d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musicalFormação musicalMotivaçãoNovas tecnologiasVídeo e somMusical formationMotivationNew technologiesVideo and soundDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação tem como objetivo o de perceber se o uso das novas tecnologias nas aulas de Formação Musical ajuda a criar um ambiente motivador para os alunos. Neste sentido, colocou-se em prática um projeto durante o 2º e o 3º Períodos do ano letivo 2015/2016 através da filmagem de uma peça musical que conjuga vários conteúdos programáticos do 3º Grau. Em suma, foi feita uma pesquisa bibliográfica que compreendeu motivação, diferenciação pedagógica, estratégias de ensino e, entre outras, novas tecnologias. Como resultado, é apresentado um vídeo com uma performance musical que demonstra que a aplicação desta ferramenta na sala de aula pode ser uma forma eficaz para o sucesso escolar.This dissertation has the objective to understand if the use of the new technologies in Musical Formation classes helps to create a motivator environment for the students. In this sense, a project was developed during the 2nd and 3rd Periods in the school year of 2015/2016 through the filming of a musical piece that assembles several programmatic contents of the 3rd degree. In short, a bibliographic research was developed that included motivation, pedagogic differentiation, teaching strategies and, among others, new technologies. As a result, a video with a musical performance is included, demonstrating that the application of this tool in the classroom can be an effective way to improve students’ results.Monteiro, Pedro Miguel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSimões, Ana Raquel Pereira2017-08-07T08:21:50Z2017-06-0120172017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22786TID:201958325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:56.462832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
title A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
spellingShingle A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
Simões, Ana Raquel Pereira
Formação musical
Motivação
Novas tecnologias
Vídeo e som
Musical formation
Motivation
New technologies
Video and sound
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
title_full A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
title_fullStr A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
title_full_unstemmed A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
title_sort A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
author Simões, Ana Raquel Pereira
author_facet Simões, Ana Raquel Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Pedro Miguel Pereira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ana Raquel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação musical
Motivação
Novas tecnologias
Vídeo e som
Musical formation
Motivation
New technologies
Video and sound
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Formação musical
Motivação
Novas tecnologias
Vídeo e som
Musical formation
Motivation
New technologies
Video and sound
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Esta dissertação tem como objetivo o de perceber se o uso das novas tecnologias nas aulas de Formação Musical ajuda a criar um ambiente motivador para os alunos. Neste sentido, colocou-se em prática um projeto durante o 2º e o 3º Períodos do ano letivo 2015/2016 através da filmagem de uma peça musical que conjuga vários conteúdos programáticos do 3º Grau. Em suma, foi feita uma pesquisa bibliográfica que compreendeu motivação, diferenciação pedagógica, estratégias de ensino e, entre outras, novas tecnologias. Como resultado, é apresentado um vídeo com uma performance musical que demonstra que a aplicação desta ferramenta na sala de aula pode ser uma forma eficaz para o sucesso escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07T08:21:50Z
2017-06-01
2017
2017-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22786
TID:201958325
url http://hdl.handle.net/10400.14/22786
identifier_str_mv TID:201958325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131883140808704