A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22786 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo o de perceber se o uso das novas tecnologias nas aulas de Formação Musical ajuda a criar um ambiente motivador para os alunos. Neste sentido, colocou-se em prática um projeto durante o 2º e o 3º Períodos do ano letivo 2015/2016 através da filmagem de uma peça musical que conjuga vários conteúdos programáticos do 3º Grau. Em suma, foi feita uma pesquisa bibliográfica que compreendeu motivação, diferenciação pedagógica, estratégias de ensino e, entre outras, novas tecnologias. Como resultado, é apresentado um vídeo com uma performance musical que demonstra que a aplicação desta ferramenta na sala de aula pode ser uma forma eficaz para o sucesso escolar. |
id |
RCAP_cb0bd51672725c8efe860e357d52102d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musicalFormação musicalMotivaçãoNovas tecnologiasVídeo e somMusical formationMotivationNew technologiesVideo and soundDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação tem como objetivo o de perceber se o uso das novas tecnologias nas aulas de Formação Musical ajuda a criar um ambiente motivador para os alunos. Neste sentido, colocou-se em prática um projeto durante o 2º e o 3º Períodos do ano letivo 2015/2016 através da filmagem de uma peça musical que conjuga vários conteúdos programáticos do 3º Grau. Em suma, foi feita uma pesquisa bibliográfica que compreendeu motivação, diferenciação pedagógica, estratégias de ensino e, entre outras, novas tecnologias. Como resultado, é apresentado um vídeo com uma performance musical que demonstra que a aplicação desta ferramenta na sala de aula pode ser uma forma eficaz para o sucesso escolar.This dissertation has the objective to understand if the use of the new technologies in Musical Formation classes helps to create a motivator environment for the students. In this sense, a project was developed during the 2nd and 3rd Periods in the school year of 2015/2016 through the filming of a musical piece that assembles several programmatic contents of the 3rd degree. In short, a bibliographic research was developed that included motivation, pedagogic differentiation, teaching strategies and, among others, new technologies. As a result, a video with a musical performance is included, demonstrating that the application of this tool in the classroom can be an effective way to improve students’ results.Monteiro, Pedro Miguel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSimões, Ana Raquel Pereira2017-08-07T08:21:50Z2017-06-0120172017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22786TID:201958325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:56.462832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical |
title |
A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical |
spellingShingle |
A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical Simões, Ana Raquel Pereira Formação musical Motivação Novas tecnologias Vídeo e som Musical formation Motivation New technologies Video and sound Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical |
title_full |
A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical |
title_fullStr |
A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical |
title_full_unstemmed |
A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical |
title_sort |
A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical |
author |
Simões, Ana Raquel Pereira |
author_facet |
Simões, Ana Raquel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Pedro Miguel Pereira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Ana Raquel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação musical Motivação Novas tecnologias Vídeo e som Musical formation Motivation New technologies Video and sound Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Formação musical Motivação Novas tecnologias Vídeo e som Musical formation Motivation New technologies Video and sound Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Esta dissertação tem como objetivo o de perceber se o uso das novas tecnologias nas aulas de Formação Musical ajuda a criar um ambiente motivador para os alunos. Neste sentido, colocou-se em prática um projeto durante o 2º e o 3º Períodos do ano letivo 2015/2016 através da filmagem de uma peça musical que conjuga vários conteúdos programáticos do 3º Grau. Em suma, foi feita uma pesquisa bibliográfica que compreendeu motivação, diferenciação pedagógica, estratégias de ensino e, entre outras, novas tecnologias. Como resultado, é apresentado um vídeo com uma performance musical que demonstra que a aplicação desta ferramenta na sala de aula pode ser uma forma eficaz para o sucesso escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-07T08:21:50Z 2017-06-01 2017 2017-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/22786 TID:201958325 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/22786 |
identifier_str_mv |
TID:201958325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131883140808704 |