E agora... Podemos ir brincar lá fora? A exploração do espaço exterior em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Tânia Sofia Moço da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43197
Resumo: Este projeto tem como tema “Como potenciar o brincar no espaço exterior, em contexto de Creche e Jardim de Infância”. O meu principal objetivo foi compreender a sua importância para as educadoras cooperantes e para as instituições onde estagiei, nomeadamente se este espaço existia e se era valorizado, que tipo de materiais oferecia para as crianças brincarem e se as educadoras promoviam brincadeiras e atividades nele. Procurei ainda, durante os estágios, realizar atividades no sentido de promover a brincadeira no espaço exterior. O estudo foi realizado no âmbito da investigação qualitativa, inspirado na metodologia da investigação-ação. Observei crianças de dois grupos distintos (um grupo em creche e outro em jardim de infância), com idades compreendidas entre os 12 meses e os 6 anos. Os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação, as notas de campo (conversas informais, reflexões e os registos multimédia) e os inquéritos por questionário, realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu compreender a prática pedagógica das educadoras e realizar propostas de intervenção adequadas no âmbito do tema deste projeto. Como conclusões do estudo, destaco que brincar deve ser valorizado em qualquer espaço, uma vez que permite à criança expressar as suas emoções e desenvolver as suas capacidades e competências de forma holística. Apesar de ter observado que o brincar não era valorizado, principalmente numa instituição onde a rotina é muito estruturada e onde se privilegia a produção de trabalhos, devemos reconhecer que ao ar livre a criança tem uma maior liberdade de movimentos e exploração, um contacto privilegiado com a natureza e experiências bastante ricas e fundamentais para o seu desenvolvimento e aprendizagem.
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