Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Virgínia de Assunção Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6855
Resumo: O estudo das emoções e a sua relação com o temperamento da criança tem vindo a suscitar o interesse de vários investigadores (Damásio, 1999, 2010; Azevedo, 2002; Cruz, 2002; Martin & Boeck, 1997; Pérsico, 2011; Pinto, Conde & Conde, 2002; Sá, 2002; Steiner, 2002; Zamith-Cruz, 2002; Torre, 2002), desde há algum tempo, sendo hoje indiscutível o seu papel central no funcionamento humano, quer adaptativo quer desajustado. O medo que cada criança possui pode influenciar o seu percurso escolar, daí nos debruçarmos, neste trabalho, sobre esta temática. O estudo dos estados emocionais, a relação entre eles, são aspectos importantes que os profissionais de ensino devem procurar perceber, procurando desenvolver estratégias e competências, para ajudar as crianças a nomear, diferenciar e regular as suas emoções, bem como para compreender as emoções dos outros, para desenvolver um maior equilíbrio e um ajustado funcionamento intra e interpessoal. A nossa “viagem”, começou com o corpo teórico, tendo sido o nosso propósito alicerçar as opções educativas, seguiu-se o enquadramento empírico onde se expuseram as questões metodológicas e o trabalho de campo realizado. Deste modo, no primeiro capítulo, abordamos questões teóricas com o auxílio a uma análise mais pormenorizada da literatura existente sobre a problemática em estudo. Relativamente ao segundo capítulo, procedeu-se à caracterização do contexto, dos participantes e da sala de aula, bem como à descrição do processo de implementação das estratégias de ensino adoptadas. Por fim, teve lugar a apresentação e tratamento dos dados recolhidos. No decorrer das actividades tentamos perceber quais os medos que as crianças possuíam e no desenrolar das actividades tentamos que nomeassem e minimizassem os medos existentes. Relativamente, ao estudo metodológico, começamos por tentar perceber junto das crianças qual o seu maior medo, qual a intensidade desse medo, que peso tinha o medo na sua vida. Seguiu-se a parte prática onde as actividades visavam desmistificar cada medo. Em suma, podemos constatar que as crianças desta faixa etária (9anos) possuem alguns medos, nomeadamente o medo da morte. No cômputo geral, podemos dizer que o resultado foi ao encontro das nossas expectativas, mas ficamos com a sensação de que muito trabalho ainda havia a realizar. The relationship between emotions and behaviour in children has received a considerable amount of attention by the scientific community in the past two decades (Damásio, 1999, 2010; Azevedo, 2002; Cruz, 2002; Martin & Boeck, 1997; Pérsico, 2011; Pinto, Conde & Conde, 2002; Sá, 2002; Steiner, 2002; Zamith-Cruz, 2002; Torre, 2002). It is now unquestionable that emotions have a central role in adaptative or maladjusted behaviours of the human being. The understanding of emotional states and connections between them is important for teachers. Teachers need to develop strategies and skills to help children to describe, separate and control their emotions. Children also need to be educated to understand others emotions in order to have a balanced behaviour for themselves and when dealing with others. In this thesis I investigated the influence of emotions such as fear in children at school age. I started this “journey” by providing a theoretical basis for the educational options. Based in the theoretical knowledge it was then defined the empirical methodology and strategy for data collection. The first chapter presents an updated review of the literature. The second chapter characterises the context by providing information about the classroom and the students. Also, this chapter describes the teaching methodology and its implementation. In chapter 3 I present data analysis and results. Our aim was to understand which fears children have; during the time of the study we also gave them counselling to minimize their fears. In the beginning talked with children about: what are their fears, how intense it these fears are and how that can influence their lives. During the counselling we prepared activities whose aim was to teach them the interpretation of their fears. Our results showed that children in the range of ages that we worked with (9 year old) have fears that include fear of dying. Results confirmed our expectations that students need to be though by their teachers how to deals with emotions such as fear. Additional work needs to be done to better characterize the problem and to define the best intervention.
id RCAP_cea7006a8623513d160892ec5505046f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6855
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoO estudo das emoções e a sua relação com o temperamento da criança tem vindo a suscitar o interesse de vários investigadores (Damásio, 1999, 2010; Azevedo, 2002; Cruz, 2002; Martin & Boeck, 1997; Pérsico, 2011; Pinto, Conde & Conde, 2002; Sá, 2002; Steiner, 2002; Zamith-Cruz, 2002; Torre, 2002), desde há algum tempo, sendo hoje indiscutível o seu papel central no funcionamento humano, quer adaptativo quer desajustado. O medo que cada criança possui pode influenciar o seu percurso escolar, daí nos debruçarmos, neste trabalho, sobre esta temática. O estudo dos estados emocionais, a relação entre eles, são aspectos importantes que os profissionais de ensino devem procurar perceber, procurando desenvolver estratégias e competências, para ajudar as crianças a nomear, diferenciar e regular as suas emoções, bem como para compreender as emoções dos outros, para desenvolver um maior equilíbrio e um ajustado funcionamento intra e interpessoal. A nossa “viagem”, começou com o corpo teórico, tendo sido o nosso propósito alicerçar as opções educativas, seguiu-se o enquadramento empírico onde se expuseram as questões metodológicas e o trabalho de campo realizado. Deste modo, no primeiro capítulo, abordamos questões teóricas com o auxílio a uma análise mais pormenorizada da literatura existente sobre a problemática em estudo. Relativamente ao segundo capítulo, procedeu-se à caracterização do contexto, dos participantes e da sala de aula, bem como à descrição do processo de implementação das estratégias de ensino adoptadas. Por fim, teve lugar a apresentação e tratamento dos dados recolhidos. No decorrer das actividades tentamos perceber quais os medos que as crianças possuíam e no desenrolar das actividades tentamos que nomeassem e minimizassem os medos existentes. Relativamente, ao estudo metodológico, começamos por tentar perceber junto das crianças qual o seu maior medo, qual a intensidade desse medo, que peso tinha o medo na sua vida. Seguiu-se a parte prática onde as actividades visavam desmistificar cada medo. Em suma, podemos constatar que as crianças desta faixa etária (9anos) possuem alguns medos, nomeadamente o medo da morte. No cômputo geral, podemos dizer que o resultado foi ao encontro das nossas expectativas, mas ficamos com a sensação de que muito trabalho ainda havia a realizar. The relationship between emotions and behaviour in children has received a considerable amount of attention by the scientific community in the past two decades (Damásio, 1999, 2010; Azevedo, 2002; Cruz, 2002; Martin & Boeck, 1997; Pérsico, 2011; Pinto, Conde & Conde, 2002; Sá, 2002; Steiner, 2002; Zamith-Cruz, 2002; Torre, 2002). It is now unquestionable that emotions have a central role in adaptative or maladjusted behaviours of the human being. The understanding of emotional states and connections between them is important for teachers. Teachers need to develop strategies and skills to help children to describe, separate and control their emotions. Children also need to be educated to understand others emotions in order to have a balanced behaviour for themselves and when dealing with others. In this thesis I investigated the influence of emotions such as fear in children at school age. I started this “journey” by providing a theoretical basis for the educational options. Based in the theoretical knowledge it was then defined the empirical methodology and strategy for data collection. The first chapter presents an updated review of the literature. The second chapter characterises the context by providing information about the classroom and the students. Also, this chapter describes the teaching methodology and its implementation. In chapter 3 I present data analysis and results. Our aim was to understand which fears children have; during the time of the study we also gave them counselling to minimize their fears. In the beginning talked with children about: what are their fears, how intense it these fears are and how that can influence their lives. During the counselling we prepared activities whose aim was to teach them the interpretation of their fears. Our results showed that children in the range of ages that we worked with (9 year old) have fears that include fear of dying. Results confirmed our expectations that students need to be though by their teachers how to deals with emotions such as fear. Additional work needs to be done to better characterize the problem and to define the best intervention.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBLopes, Virgínia de Assunção Carvalho2012-05-08T09:41:11Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6855porLopes, Virgínia de Assunção Carvalho (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:49.296617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Lopes, Virgínia de Assunção Carvalho
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
author Lopes, Virgínia de Assunção Carvalho
author_facet Lopes, Virgínia de Assunção Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Elza
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Virgínia de Assunção Carvalho
description O estudo das emoções e a sua relação com o temperamento da criança tem vindo a suscitar o interesse de vários investigadores (Damásio, 1999, 2010; Azevedo, 2002; Cruz, 2002; Martin & Boeck, 1997; Pérsico, 2011; Pinto, Conde & Conde, 2002; Sá, 2002; Steiner, 2002; Zamith-Cruz, 2002; Torre, 2002), desde há algum tempo, sendo hoje indiscutível o seu papel central no funcionamento humano, quer adaptativo quer desajustado. O medo que cada criança possui pode influenciar o seu percurso escolar, daí nos debruçarmos, neste trabalho, sobre esta temática. O estudo dos estados emocionais, a relação entre eles, são aspectos importantes que os profissionais de ensino devem procurar perceber, procurando desenvolver estratégias e competências, para ajudar as crianças a nomear, diferenciar e regular as suas emoções, bem como para compreender as emoções dos outros, para desenvolver um maior equilíbrio e um ajustado funcionamento intra e interpessoal. A nossa “viagem”, começou com o corpo teórico, tendo sido o nosso propósito alicerçar as opções educativas, seguiu-se o enquadramento empírico onde se expuseram as questões metodológicas e o trabalho de campo realizado. Deste modo, no primeiro capítulo, abordamos questões teóricas com o auxílio a uma análise mais pormenorizada da literatura existente sobre a problemática em estudo. Relativamente ao segundo capítulo, procedeu-se à caracterização do contexto, dos participantes e da sala de aula, bem como à descrição do processo de implementação das estratégias de ensino adoptadas. Por fim, teve lugar a apresentação e tratamento dos dados recolhidos. No decorrer das actividades tentamos perceber quais os medos que as crianças possuíam e no desenrolar das actividades tentamos que nomeassem e minimizassem os medos existentes. Relativamente, ao estudo metodológico, começamos por tentar perceber junto das crianças qual o seu maior medo, qual a intensidade desse medo, que peso tinha o medo na sua vida. Seguiu-se a parte prática onde as actividades visavam desmistificar cada medo. Em suma, podemos constatar que as crianças desta faixa etária (9anos) possuem alguns medos, nomeadamente o medo da morte. No cômputo geral, podemos dizer que o resultado foi ao encontro das nossas expectativas, mas ficamos com a sensação de que muito trabalho ainda havia a realizar. The relationship between emotions and behaviour in children has received a considerable amount of attention by the scientific community in the past two decades (Damásio, 1999, 2010; Azevedo, 2002; Cruz, 2002; Martin & Boeck, 1997; Pérsico, 2011; Pinto, Conde & Conde, 2002; Sá, 2002; Steiner, 2002; Zamith-Cruz, 2002; Torre, 2002). It is now unquestionable that emotions have a central role in adaptative or maladjusted behaviours of the human being. The understanding of emotional states and connections between them is important for teachers. Teachers need to develop strategies and skills to help children to describe, separate and control their emotions. Children also need to be educated to understand others emotions in order to have a balanced behaviour for themselves and when dealing with others. In this thesis I investigated the influence of emotions such as fear in children at school age. I started this “journey” by providing a theoretical basis for the educational options. Based in the theoretical knowledge it was then defined the empirical methodology and strategy for data collection. The first chapter presents an updated review of the literature. The second chapter characterises the context by providing information about the classroom and the students. Also, this chapter describes the teaching methodology and its implementation. In chapter 3 I present data analysis and results. Our aim was to understand which fears children have; during the time of the study we also gave them counselling to minimize their fears. In the beginning talked with children about: what are their fears, how intense it these fears are and how that can influence their lives. During the counselling we prepared activities whose aim was to teach them the interpretation of their fears. Our results showed that children in the range of ages that we worked with (9 year old) have fears that include fear of dying. Results confirmed our expectations that students need to be though by their teachers how to deals with emotions such as fear. Additional work needs to be done to better characterize the problem and to define the best intervention.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-08T09:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6855
url http://hdl.handle.net/10198/6855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, Virgínia de Assunção Carvalho (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135209567813632