Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonor
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Moreira, Darlinda, Menezes, Luís, Oliveira, Isolina Rosa Pereira de, Ponte, João Pedro, Martins, Cristina, Guerreiro, António, Cunha, Helena Filipa Carvalho, Duarte, José, Martinho, Helena, Pinto, Hélia, Menino, Hugo, Varandas, José Manuel, Veia, Luciano, Viseu, Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5423
Resumo: Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.
id RCAP_cee1a95c84f0e00b1134dadc1cbe6a26
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunosConhecimento profissional do professorAtitudes dos alunosConhecimento dos alunos em realação à MatemáticaExpectativas do professor face aos alunosNeste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.Biblioteca Digital do IPBSantos, LeonorMoreira, DarlindaMenezes, LuísOliveira, Isolina Rosa Pereira dePonte, João PedroMartins, CristinaGuerreiro, AntónioCunha, Helena Filipa CarvalhoDuarte, JoséMartinho, HelenaPinto, HéliaMenino, HugoVarandas, José ManuelVeia, LucianoViseu, Floriano2011-06-28T09:25:19Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5423porSantos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José Manuel; Veia, Luciano; Viseu, Floriano (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação. ISSN 0871-3928. XVI:2, p. 33-640871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:13:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:39.921220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
spellingShingle Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
Santos, Leonor
Conhecimento profissional do professor
Atitudes dos alunos
Conhecimento dos alunos em realação à Matemática
Expectativas do professor face aos alunos
title_short Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title_full Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title_fullStr Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title_full_unstemmed Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title_sort Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
author Santos, Leonor
author_facet Santos, Leonor
Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina Rosa Pereira de
Ponte, João Pedro
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena Filipa Carvalho
Duarte, José
Martinho, Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
author_role author
author2 Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina Rosa Pereira de
Ponte, João Pedro
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena Filipa Carvalho
Duarte, José
Martinho, Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonor
Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina Rosa Pereira de
Ponte, João Pedro
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena Filipa Carvalho
Duarte, José
Martinho, Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento profissional do professor
Atitudes dos alunos
Conhecimento dos alunos em realação à Matemática
Expectativas do professor face aos alunos
topic Conhecimento profissional do professor
Atitudes dos alunos
Conhecimento dos alunos em realação à Matemática
Expectativas do professor face aos alunos
description Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-06-28T09:25:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5423
url http://hdl.handle.net/10198/5423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José Manuel; Veia, Luciano; Viseu, Floriano (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação. ISSN 0871-3928. XVI:2, p. 33-64
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135192415207424