Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Joana Filipa Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34847
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
id RCAP_cf091fd2795deeff3a17ff9fe965c913
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34847
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistênciaYou write your story: mediation: from waiver to persistence37.015.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)Intervir em contexto escolar é sempre um grande desafio. Porque é que conseguimos ensinar alguns e parecemos tão incapazes de ensinar outros? Não são raras as vezes em que se esgotam as estratégias, ou mesmo os recursos, e, ainda assim, o sistema escolar parece mostrar-se insuficiente, sobretudo quando falamos de jovens em risco, uma vez que a problemática a que estão sujeitos é bastante complexa e envolve vários intervenientes: escola, família e pares. O relatório que se segue foi elaborado no âmbito do estágio académico, realizado numa escola básica de Barcelos, referente ao 2º ano de Mestrado em Educação, área de especialização de Mediação Educacional e Supervisão na Formação. Com a nossa intervenção, junto a uma turma de 21 alunos do Curso Vocacional de Ensino Básico do 3º Ciclo de Artes Gráficas, Artes & Ofícios e Comércio, e suas famílias, pretendemos através da mediação socioeducativa criar um espaço de pertença, onde quer, alunos quer os seus pais fossem acolhidos e integrados, passando a ter um sentido de pertença na escola, promovendo também a cidadania ativa. Através do trabalho de mediação desenvolvido ao longo deste ano conseguimos ajudar os alunos a refletir sobre o que parecia completamente negativo e a encontrarem caminhos para se sentirem livres, para enfrentar o presente com coragem e para acreditar num futuro com esperança Assente numa metodologia qualitativa, nomeadamente num processo de investigação-ação, foram utilizados um conjunto de técnicas e instrumentos que nos permitiram ao longo de todo o processo adequar e contextualizar a nossa ação a cada aluno com que trabalhámos, procurando que a mesma fosse devidamente fundamentada, refletida e adequada.The intervention in a school context is always a great challenge. Why are we successful teaching some students and completely ineffective with others? Many times, we are able to use all sorts of different strategies and resources and even so the educational system seems to be insufficient, especially when we’re talking about students with a troubled past with an extremely complex background and problems outside the educational sphere. This report has been elaborated through the academic internship in a School in Barcelos relative to the 2nd year of a Master’s Degree in Education, in the specific area of Mediation and Supervision of Professional Development With our mediation, working with a class of 21 students from a vocational course of Graphic Arts, Arts & Crafts and Commerce along with their families, we are willing, in a socio-educative context, to create a common ground, where parents and students would be received and integrated as part of a community, giving school a sense of belonging and promoting active citizenship. Through the intermediation held during the year we were able to help students to think about what seemed to be completely negative, such as school, and find some sort of freedom in their lives as well as ways to face their future with courage and hope of better days. Using a qualitative method based on an investigation/action process, a set of techniques and tools were used that allowed us to create different strategies for every student we worked with, substantiating and contextualizing the most adequate measures.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoLopes, Joana Filipa Fernandes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34847por201514680info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:55.106821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência
You write your story: mediation: from waiver to persistence
title Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência
spellingShingle Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência
Lopes, Joana Filipa Fernandes
37.015.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência
title_full Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência
title_fullStr Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência
title_full_unstemmed Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência
title_sort Tu escreves a tua história: mediação: da desistência à persistência
author Lopes, Joana Filipa Fernandes
author_facet Lopes, Joana Filipa Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José Carlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Joana Filipa Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv 37.015.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 37.015.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34847
url http://hdl.handle.net/1822/34847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132499557744640