A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9677 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional. |
id |
RCAP_cf536c55e1f6fab5aff9ff94ce44719d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9677 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professoresThe portuguese historiografy of education: balance and reflexions from the example of teacher education historyHistoriografia da educaçãoFormação de professoresProfissão docenteO presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional.This article aims to do a review of Portuguese historical production in the field of History of Education. We have selected one of the areas in which we have been involved, allows doing some general trends: the History of Teacher Education. The corpus analyzed turns out to represent a kind of sample of Portuguese production, for which we seek to outline the “state of the art” (approaches, themes, sources). The History of Teacher Education, articulated with the History of Teaching Profession, has been one of the more dynamic areas in recent Portuguese research. This fact is the recognition of the role historically played by teacher education and their institutions in the framework of the process of professionalization of teaching profession and the awareness of the importance of historical memory in the construction of professional identity.Repositório da Universidade de LisboaPintassilgo, JoaquimMogarro, M. J.2013-12-12T10:44:56Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9677porPintassilgo, J. & Mogarro, M. J. (2012). A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores / The portuguese historiografy of education: balance and reflexions from the example of teacher education history. Educação, Porto Alegre, v. 35, n.1, jan. / abr., pp. 28-41.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:48.174417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores The portuguese historiografy of education: balance and reflexions from the example of teacher education history |
title |
A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores |
spellingShingle |
A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores Pintassilgo, Joaquim Historiografia da educação Formação de professores Profissão docente |
title_short |
A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores |
title_full |
A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores |
title_fullStr |
A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores |
title_full_unstemmed |
A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores |
title_sort |
A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores |
author |
Pintassilgo, Joaquim |
author_facet |
Pintassilgo, Joaquim Mogarro, M. J. |
author_role |
author |
author2 |
Mogarro, M. J. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pintassilgo, Joaquim Mogarro, M. J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historiografia da educação Formação de professores Profissão docente |
topic |
Historiografia da educação Formação de professores Profissão docente |
description |
O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-12-12T10:44:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9677 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pintassilgo, J. & Mogarro, M. J. (2012). A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores / The portuguese historiografy of education: balance and reflexions from the example of teacher education history. Educação, Porto Alegre, v. 35, n.1, jan. / abr., pp. 28-41. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134232111480832 |