Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cansado, Hugo Alexandre Banha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15592
Resumo: O relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, estágio pedagógico desenvolvido no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade Évora que decorreu na Escola Secundária André de Gouveia, no 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo de 2011/2012. Este relatório iniciou-se com um cariz marcadamente teórico, no sentido de expor uma parte considerável do trabalho realizado nesta área para depois evoluir para a interligação entre a teoria, a prática realizada e as minhas considerações expressas de forma descritiva e reflexiva. Estrutura enquadrada em três das quatro dimensões presentes na Prática de Ensino Supervisionada. O documento expõe todos os acontecimentos marcantes dentro de cada uma das dimensões pretendendo demonstrar como, quando e porquê se desenvolveram. Relata-se neste documento as dificuldades, as incertezas e os problemas que despoletaram, tal como as formas encontradas para a resolução de cada situação e a devida reflexão; ABSTRACT:This report emerges from within the scope of Practical Supervised Teaching, a pedagogical internship developed during the Masters at the University of Évora in Teaching Physical Education at Primary and Secondary educational establishments. The internship was fulfilled on the 3rd cycle and Secondary level at the André de Gouveia Secondary School, during the 2011/2012 academic year. The first steps for writing this report were highly theoretical in nature in order to expose a considerable part of the work already fulfilled in this area. The idea was to further evolve towards the interconnection between theory, practice and my personal considerations all expressed in a descriptive and reflective manner. The structure of the report is framed in three of the four existing dimensions of Practical Supervised Teaching. The document exposes all the key events within each dimension with the purpose of demonstrating how, when and why they developed. Herein, the report mentions the emerged difficulties, uncertainties and obstacles as well as the ways to solve each situation along with the appropriate deliberation.
id RCAP_cf567bf3b47edfcec5f494f3c1577c61
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de GouveiaEducaçãoEducação físicaEstágio profissionalProfessorPrática de ensino supervisionadaEnsino básicoEnsino secundárioEducationPhysical educationProfessional internshipTeacherSupervised teaching practiceBasic educationSecondary educationO relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, estágio pedagógico desenvolvido no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade Évora que decorreu na Escola Secundária André de Gouveia, no 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo de 2011/2012. Este relatório iniciou-se com um cariz marcadamente teórico, no sentido de expor uma parte considerável do trabalho realizado nesta área para depois evoluir para a interligação entre a teoria, a prática realizada e as minhas considerações expressas de forma descritiva e reflexiva. Estrutura enquadrada em três das quatro dimensões presentes na Prática de Ensino Supervisionada. O documento expõe todos os acontecimentos marcantes dentro de cada uma das dimensões pretendendo demonstrar como, quando e porquê se desenvolveram. Relata-se neste documento as dificuldades, as incertezas e os problemas que despoletaram, tal como as formas encontradas para a resolução de cada situação e a devida reflexão; ABSTRACT:This report emerges from within the scope of Practical Supervised Teaching, a pedagogical internship developed during the Masters at the University of Évora in Teaching Physical Education at Primary and Secondary educational establishments. The internship was fulfilled on the 3rd cycle and Secondary level at the André de Gouveia Secondary School, during the 2011/2012 academic year. The first steps for writing this report were highly theoretical in nature in order to expose a considerable part of the work already fulfilled in this area. The idea was to further evolve towards the interconnection between theory, practice and my personal considerations all expressed in a descriptive and reflective manner. The structure of the report is framed in three of the four existing dimensions of Practical Supervised Teaching. The document exposes all the key events within each dimension with the purpose of demonstrating how, when and why they developed. Herein, the report mentions the emerged difficulties, uncertainties and obstacles as well as the ways to solve each situation along with the appropriate deliberation.Universidade de Évora2015-09-01T13:42:29Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15592http://hdl.handle.net/10174/15592porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Cansado, Hugo Alexandre Banhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:02.327603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia
Cansado, Hugo Alexandre Banha
Educação
Educação física
Estágio profissional
Professor
Prática de ensino supervisionada
Ensino básico
Ensino secundário
Education
Physical education
Professional internship
Teacher
Supervised teaching practice
Basic education
Secondary education
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia
author Cansado, Hugo Alexandre Banha
author_facet Cansado, Hugo Alexandre Banha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cansado, Hugo Alexandre Banha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação física
Estágio profissional
Professor
Prática de ensino supervisionada
Ensino básico
Ensino secundário
Education
Physical education
Professional internship
Teacher
Supervised teaching practice
Basic education
Secondary education
topic Educação
Educação física
Estágio profissional
Professor
Prática de ensino supervisionada
Ensino básico
Ensino secundário
Education
Physical education
Professional internship
Teacher
Supervised teaching practice
Basic education
Secondary education
description O relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, estágio pedagógico desenvolvido no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade Évora que decorreu na Escola Secundária André de Gouveia, no 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo de 2011/2012. Este relatório iniciou-se com um cariz marcadamente teórico, no sentido de expor uma parte considerável do trabalho realizado nesta área para depois evoluir para a interligação entre a teoria, a prática realizada e as minhas considerações expressas de forma descritiva e reflexiva. Estrutura enquadrada em três das quatro dimensões presentes na Prática de Ensino Supervisionada. O documento expõe todos os acontecimentos marcantes dentro de cada uma das dimensões pretendendo demonstrar como, quando e porquê se desenvolveram. Relata-se neste documento as dificuldades, as incertezas e os problemas que despoletaram, tal como as formas encontradas para a resolução de cada situação e a devida reflexão; ABSTRACT:This report emerges from within the scope of Practical Supervised Teaching, a pedagogical internship developed during the Masters at the University of Évora in Teaching Physical Education at Primary and Secondary educational establishments. The internship was fulfilled on the 3rd cycle and Secondary level at the André de Gouveia Secondary School, during the 2011/2012 academic year. The first steps for writing this report were highly theoretical in nature in order to expose a considerable part of the work already fulfilled in this area. The idea was to further evolve towards the interconnection between theory, practice and my personal considerations all expressed in a descriptive and reflective manner. The structure of the report is framed in three of the four existing dimensions of Practical Supervised Teaching. The document exposes all the key events within each dimension with the purpose of demonstrating how, when and why they developed. Herein, the report mentions the emerged difficulties, uncertainties and obstacles as well as the ways to solve each situation along with the appropriate deliberation.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T13:42:29Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15592
http://hdl.handle.net/10174/15592
url http://hdl.handle.net/10174/15592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136564296548352