Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15592 |
Resumo: | O relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, estágio pedagógico desenvolvido no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade Évora que decorreu na Escola Secundária André de Gouveia, no 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo de 2011/2012. Este relatório iniciou-se com um cariz marcadamente teórico, no sentido de expor uma parte considerável do trabalho realizado nesta área para depois evoluir para a interligação entre a teoria, a prática realizada e as minhas considerações expressas de forma descritiva e reflexiva. Estrutura enquadrada em três das quatro dimensões presentes na Prática de Ensino Supervisionada. O documento expõe todos os acontecimentos marcantes dentro de cada uma das dimensões pretendendo demonstrar como, quando e porquê se desenvolveram. Relata-se neste documento as dificuldades, as incertezas e os problemas que despoletaram, tal como as formas encontradas para a resolução de cada situação e a devida reflexão; ABSTRACT:This report emerges from within the scope of Practical Supervised Teaching, a pedagogical internship developed during the Masters at the University of Évora in Teaching Physical Education at Primary and Secondary educational establishments. The internship was fulfilled on the 3rd cycle and Secondary level at the André de Gouveia Secondary School, during the 2011/2012 academic year. The first steps for writing this report were highly theoretical in nature in order to expose a considerable part of the work already fulfilled in this area. The idea was to further evolve towards the interconnection between theory, practice and my personal considerations all expressed in a descriptive and reflective manner. The structure of the report is framed in three of the four existing dimensions of Practical Supervised Teaching. The document exposes all the key events within each dimension with the purpose of demonstrating how, when and why they developed. Herein, the report mentions the emerged difficulties, uncertainties and obstacles as well as the ways to solve each situation along with the appropriate deliberation. |
id |
RCAP_cf567bf3b47edfcec5f494f3c1577c61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15592 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de GouveiaEducaçãoEducação físicaEstágio profissionalProfessorPrática de ensino supervisionadaEnsino básicoEnsino secundárioEducationPhysical educationProfessional internshipTeacherSupervised teaching practiceBasic educationSecondary educationO relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, estágio pedagógico desenvolvido no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade Évora que decorreu na Escola Secundária André de Gouveia, no 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo de 2011/2012. Este relatório iniciou-se com um cariz marcadamente teórico, no sentido de expor uma parte considerável do trabalho realizado nesta área para depois evoluir para a interligação entre a teoria, a prática realizada e as minhas considerações expressas de forma descritiva e reflexiva. Estrutura enquadrada em três das quatro dimensões presentes na Prática de Ensino Supervisionada. O documento expõe todos os acontecimentos marcantes dentro de cada uma das dimensões pretendendo demonstrar como, quando e porquê se desenvolveram. Relata-se neste documento as dificuldades, as incertezas e os problemas que despoletaram, tal como as formas encontradas para a resolução de cada situação e a devida reflexão; ABSTRACT:This report emerges from within the scope of Practical Supervised Teaching, a pedagogical internship developed during the Masters at the University of Évora in Teaching Physical Education at Primary and Secondary educational establishments. The internship was fulfilled on the 3rd cycle and Secondary level at the André de Gouveia Secondary School, during the 2011/2012 academic year. The first steps for writing this report were highly theoretical in nature in order to expose a considerable part of the work already fulfilled in this area. The idea was to further evolve towards the interconnection between theory, practice and my personal considerations all expressed in a descriptive and reflective manner. The structure of the report is framed in three of the four existing dimensions of Practical Supervised Teaching. The document exposes all the key events within each dimension with the purpose of demonstrating how, when and why they developed. Herein, the report mentions the emerged difficulties, uncertainties and obstacles as well as the ways to solve each situation along with the appropriate deliberation.Universidade de Évora2015-09-01T13:42:29Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15592http://hdl.handle.net/10174/15592porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Cansado, Hugo Alexandre Banhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:02.327603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia Cansado, Hugo Alexandre Banha Educação Educação física Estágio profissional Professor Prática de ensino supervisionada Ensino básico Ensino secundário Education Physical education Professional internship Teacher Supervised teaching practice Basic education Secondary education |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na escola secundária André de Gouveia |
author |
Cansado, Hugo Alexandre Banha |
author_facet |
Cansado, Hugo Alexandre Banha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cansado, Hugo Alexandre Banha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação física Estágio profissional Professor Prática de ensino supervisionada Ensino básico Ensino secundário Education Physical education Professional internship Teacher Supervised teaching practice Basic education Secondary education |
topic |
Educação Educação física Estágio profissional Professor Prática de ensino supervisionada Ensino básico Ensino secundário Education Physical education Professional internship Teacher Supervised teaching practice Basic education Secondary education |
description |
O relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, estágio pedagógico desenvolvido no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade Évora que decorreu na Escola Secundária André de Gouveia, no 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo de 2011/2012. Este relatório iniciou-se com um cariz marcadamente teórico, no sentido de expor uma parte considerável do trabalho realizado nesta área para depois evoluir para a interligação entre a teoria, a prática realizada e as minhas considerações expressas de forma descritiva e reflexiva. Estrutura enquadrada em três das quatro dimensões presentes na Prática de Ensino Supervisionada. O documento expõe todos os acontecimentos marcantes dentro de cada uma das dimensões pretendendo demonstrar como, quando e porquê se desenvolveram. Relata-se neste documento as dificuldades, as incertezas e os problemas que despoletaram, tal como as formas encontradas para a resolução de cada situação e a devida reflexão; ABSTRACT:This report emerges from within the scope of Practical Supervised Teaching, a pedagogical internship developed during the Masters at the University of Évora in Teaching Physical Education at Primary and Secondary educational establishments. The internship was fulfilled on the 3rd cycle and Secondary level at the André de Gouveia Secondary School, during the 2011/2012 academic year. The first steps for writing this report were highly theoretical in nature in order to expose a considerable part of the work already fulfilled in this area. The idea was to further evolve towards the interconnection between theory, practice and my personal considerations all expressed in a descriptive and reflective manner. The structure of the report is framed in three of the four existing dimensions of Practical Supervised Teaching. The document exposes all the key events within each dimension with the purpose of demonstrating how, when and why they developed. Herein, the report mentions the emerged difficulties, uncertainties and obstacles as well as the ways to solve each situation along with the appropriate deliberation. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T13:42:29Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15592 http://hdl.handle.net/10174/15592 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136564296548352 |