Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4910 |
Resumo: | Este caso de estudo reveste-se de grande importância tendo em conta o actual contexto mundial, marcado por uma concorrência cada vez mais feroz e por uma globalização das empresas, na medida em que aborda o planeamento da estratégia corporativa à escala global. A exploração da temática no caso de estudo pretende ser uma ferramenta de estudo que possibilite, ao seu público-alvo conhecer e trabalhar as ferramentas de análise e de formulação estratégia empresarial. Pretende também, levar a tomadas de decisão e a um estímulo da capacidade crítica e de trabalho em grupo, competências que são cada vez mais essenciais no desenvolvimento do indivíduo. O tema incide sobre a indústria mundial do calçado, mais especificamente, o caso da marca brasileira Havaianas. A análise à marca não se limitou à análise dos números apresentados nos últimos anos. O objectivo foi entender quais as variáveis qualitativas que estão presentes na cultura da empresa, fazendo da mesma líder do mercado nacional e com um forte reconhecimento internacional já adquirido. Factores como a inovação e criatividade do produto e a imagem da marca são cada vez mais importantes elos diferenciadores entre produtos e entre empresas, pelo que o investimento nos mesmos deve ser efectuado, de acordo com os objectivos das mesmas. Todos os instrumentos de análise utilizados no caso, pretendem identificar qual a posição assumida pela marca Havaianas, avaliando as suas vantagens competitivas face à concorrência, e indicar um caminho possível para o crescimento da expansão internacional, dentro dos objectivos definidos pela empresa. |
id |
RCAP_d213221ac51c6b491d0b5650ae376946 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4910 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalizaçãoEstratégiaExpansão internacionalHavaianasFranchisingStrategyInternational expansionEste caso de estudo reveste-se de grande importância tendo em conta o actual contexto mundial, marcado por uma concorrência cada vez mais feroz e por uma globalização das empresas, na medida em que aborda o planeamento da estratégia corporativa à escala global. A exploração da temática no caso de estudo pretende ser uma ferramenta de estudo que possibilite, ao seu público-alvo conhecer e trabalhar as ferramentas de análise e de formulação estratégia empresarial. Pretende também, levar a tomadas de decisão e a um estímulo da capacidade crítica e de trabalho em grupo, competências que são cada vez mais essenciais no desenvolvimento do indivíduo. O tema incide sobre a indústria mundial do calçado, mais especificamente, o caso da marca brasileira Havaianas. A análise à marca não se limitou à análise dos números apresentados nos últimos anos. O objectivo foi entender quais as variáveis qualitativas que estão presentes na cultura da empresa, fazendo da mesma líder do mercado nacional e com um forte reconhecimento internacional já adquirido. Factores como a inovação e criatividade do produto e a imagem da marca são cada vez mais importantes elos diferenciadores entre produtos e entre empresas, pelo que o investimento nos mesmos deve ser efectuado, de acordo com os objectivos das mesmas. Todos os instrumentos de análise utilizados no caso, pretendem identificar qual a posição assumida pela marca Havaianas, avaliando as suas vantagens competitivas face à concorrência, e indicar um caminho possível para o crescimento da expansão internacional, dentro dos objectivos definidos pela empresa.The importance of this case study is far more important considering the competitive and fierce global economy and the globalization of other companies, since it is about global corporative strategy. The wide study of this theme is set to be a helping tool for the target audience to understand and work with the strategical analysis and formulation tools. It is also set to lead to decision taking and stimulate the critical capacity and group-work ability. This work is about the world’s shoe industry, in particular the Brazilian brand Havaianas, but the analysis wasn’t only about the results of recent years. The main purpose was to understand the variables that make this brand and this company a leader on home market and a well-known brand all over the world. Because innovation, creativity and brand image are so important factors in differentiating products, this investment should be made, following company’s strategy and objectives. All tools used in this case study were meant to identify Havaiana’s market strategy by evaluating it’s advantages facing competitors and set a way for growth and international expansion, fulfilling the goals set by the company.2013-05-09T11:07:16Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4910porSousa, Miguel Dias Rego Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:18.571702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização |
title |
Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização |
spellingShingle |
Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização Sousa, Miguel Dias Rego Melo Estratégia Expansão internacional Havaianas Franchising Strategy International expansion |
title_short |
Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização |
title_full |
Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização |
title_fullStr |
Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização |
title_full_unstemmed |
Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização |
title_sort |
Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização |
author |
Sousa, Miguel Dias Rego Melo |
author_facet |
Sousa, Miguel Dias Rego Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Miguel Dias Rego Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Expansão internacional Havaianas Franchising Strategy International expansion |
topic |
Estratégia Expansão internacional Havaianas Franchising Strategy International expansion |
description |
Este caso de estudo reveste-se de grande importância tendo em conta o actual contexto mundial, marcado por uma concorrência cada vez mais feroz e por uma globalização das empresas, na medida em que aborda o planeamento da estratégia corporativa à escala global. A exploração da temática no caso de estudo pretende ser uma ferramenta de estudo que possibilite, ao seu público-alvo conhecer e trabalhar as ferramentas de análise e de formulação estratégia empresarial. Pretende também, levar a tomadas de decisão e a um estímulo da capacidade crítica e de trabalho em grupo, competências que são cada vez mais essenciais no desenvolvimento do indivíduo. O tema incide sobre a indústria mundial do calçado, mais especificamente, o caso da marca brasileira Havaianas. A análise à marca não se limitou à análise dos números apresentados nos últimos anos. O objectivo foi entender quais as variáveis qualitativas que estão presentes na cultura da empresa, fazendo da mesma líder do mercado nacional e com um forte reconhecimento internacional já adquirido. Factores como a inovação e criatividade do produto e a imagem da marca são cada vez mais importantes elos diferenciadores entre produtos e entre empresas, pelo que o investimento nos mesmos deve ser efectuado, de acordo com os objectivos das mesmas. Todos os instrumentos de análise utilizados no caso, pretendem identificar qual a posição assumida pela marca Havaianas, avaliando as suas vantagens competitivas face à concorrência, e indicar um caminho possível para o crescimento da expansão internacional, dentro dos objectivos definidos pela empresa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2012-04 2013-05-09T11:07:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/4910 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/4910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134894708752384 |