Matemática e educação artística na Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paula Alexandra Lobita dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37569
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir a importância de realizar atividades interdisciplinares, em contexto de creche e jardim de infância, através de propostas que articulam conhecimentos do domínio da Matemática e da Educação Artística. Mais concretamente, pretende-se compreender de que modo a exploração de propostas interdisciplinares e articuladas envolvendo estes domínios contribuem para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças. A revisão de literatura foca-se numa discussão sobre as aprendizagens e desenvolvimento infantil, quer no âmbito da Matemática, quer no da Educação Artística Termina com uma abordagem articulada entre os dois domínios numa perspetiva interdisciplinar. No que concerne à metodologia, este estudo consagra uma abordagem qualitativa de investigação. Decorrente das componentes reflexiva e interventiva deste estudo, assume-se como uma investigação-ação. Os dados foram recolhidos através da observação participante e da recolha documental. Os resultados apontam favoravelmente para a abordagem interdisciplinar entre o domínio da Matemática e da Educação Artística, na medida em que esta contribui para o envolvimento das crianças na atividade matemática e artística. Em particular, a exploração de propostas que têm subjacente a associação de um padrão visual a um padrão rítmico potencia: (i) o reconhecimento e a reprodução de padrões rítmicos; (ii) a representação de padrões a partir de uma sequência rítmica expressa através de movimentos corporais; (iii) o desenvolvimento da noção de unidade padrão; e (iv) o desenvolvimento do conhecimento das figuras geométricas quando os padrões visuais são por elas constituídos.
id RCAP_d31a5f5d1fbd914d39573b3f0b52c54a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Matemática e educação artística na Educação de InfânciaInterdisciplinaridadeMatemáticaEducação ArtísticaEducação de InfânciaInterdisciplinarityMathematicsArtistic EducationChildhood EducationO presente estudo tem como objetivo discutir a importância de realizar atividades interdisciplinares, em contexto de creche e jardim de infância, através de propostas que articulam conhecimentos do domínio da Matemática e da Educação Artística. Mais concretamente, pretende-se compreender de que modo a exploração de propostas interdisciplinares e articuladas envolvendo estes domínios contribuem para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças. A revisão de literatura foca-se numa discussão sobre as aprendizagens e desenvolvimento infantil, quer no âmbito da Matemática, quer no da Educação Artística Termina com uma abordagem articulada entre os dois domínios numa perspetiva interdisciplinar. No que concerne à metodologia, este estudo consagra uma abordagem qualitativa de investigação. Decorrente das componentes reflexiva e interventiva deste estudo, assume-se como uma investigação-ação. Os dados foram recolhidos através da observação participante e da recolha documental. Os resultados apontam favoravelmente para a abordagem interdisciplinar entre o domínio da Matemática e da Educação Artística, na medida em que esta contribui para o envolvimento das crianças na atividade matemática e artística. Em particular, a exploração de propostas que têm subjacente a associação de um padrão visual a um padrão rítmico potencia: (i) o reconhecimento e a reprodução de padrões rítmicos; (ii) a representação de padrões a partir de uma sequência rítmica expressa através de movimentos corporais; (iii) o desenvolvimento da noção de unidade padrão; e (iv) o desenvolvimento do conhecimento das figuras geométricas quando os padrões visuais são por elas constituídos.This study aims to discuss the importance of carrying out interdisciplinary activities, in the context of daycare and kindergarten, through proposals that articulate knowledge in the field of Mathematics and Art Education. More specifically, it is intended to understand how the exploration of interdisciplinary and articulated proposals involving these domains contribute to the development of children's learning. The literature review focuses on a discussion about child learning and development, both in Mathematics and in Art Education. It ends with an articulated approach between the two domains in an interdisciplinary perspective. Regarding methodology, this study enshrines a qualitative research approach. Resulting from the reflexive and interventional components of this study, it is assumed as an action-research. Data were collected through participant observation and document collection. The results favorably point to the interdisciplinary approach between the domain of Mathematics and Art Education, as this contributes to the involvement of children in mathematical and artistic activity. In particular, the exploration of proposals that have underlying the association of a visual pattern with a rhythmic pattern enhances: (i) the recognition and reproduction of rhythmic patterns; (ii) the representation of patterns from a rhythmic sequence expressed through body movements; (iii) the development of the notion of standard unit; and (iv) the development of knowledge of geometric figures when visual patterns are constituted by them.Delgado, CatarinaFialho, FilipeRepositório ComumSantos, Paula Alexandra Lobita dos2021-09-27T11:00:22Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37569TID:202786498porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:53.909873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e educação artística na Educação de Infância
title Matemática e educação artística na Educação de Infância
spellingShingle Matemática e educação artística na Educação de Infância
Santos, Paula Alexandra Lobita dos
Interdisciplinaridade
Matemática
Educação Artística
Educação de Infância
Interdisciplinarity
Mathematics
Artistic Education
Childhood Education
title_short Matemática e educação artística na Educação de Infância
title_full Matemática e educação artística na Educação de Infância
title_fullStr Matemática e educação artística na Educação de Infância
title_full_unstemmed Matemática e educação artística na Educação de Infância
title_sort Matemática e educação artística na Educação de Infância
author Santos, Paula Alexandra Lobita dos
author_facet Santos, Paula Alexandra Lobita dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Catarina
Fialho, Filipe
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paula Alexandra Lobita dos
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Matemática
Educação Artística
Educação de Infância
Interdisciplinarity
Mathematics
Artistic Education
Childhood Education
topic Interdisciplinaridade
Matemática
Educação Artística
Educação de Infância
Interdisciplinarity
Mathematics
Artistic Education
Childhood Education
description O presente estudo tem como objetivo discutir a importância de realizar atividades interdisciplinares, em contexto de creche e jardim de infância, através de propostas que articulam conhecimentos do domínio da Matemática e da Educação Artística. Mais concretamente, pretende-se compreender de que modo a exploração de propostas interdisciplinares e articuladas envolvendo estes domínios contribuem para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças. A revisão de literatura foca-se numa discussão sobre as aprendizagens e desenvolvimento infantil, quer no âmbito da Matemática, quer no da Educação Artística Termina com uma abordagem articulada entre os dois domínios numa perspetiva interdisciplinar. No que concerne à metodologia, este estudo consagra uma abordagem qualitativa de investigação. Decorrente das componentes reflexiva e interventiva deste estudo, assume-se como uma investigação-ação. Os dados foram recolhidos através da observação participante e da recolha documental. Os resultados apontam favoravelmente para a abordagem interdisciplinar entre o domínio da Matemática e da Educação Artística, na medida em que esta contribui para o envolvimento das crianças na atividade matemática e artística. Em particular, a exploração de propostas que têm subjacente a associação de um padrão visual a um padrão rítmico potencia: (i) o reconhecimento e a reprodução de padrões rítmicos; (ii) a representação de padrões a partir de uma sequência rítmica expressa através de movimentos corporais; (iii) o desenvolvimento da noção de unidade padrão; e (iv) o desenvolvimento do conhecimento das figuras geométricas quando os padrões visuais são por elas constituídos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T11:00:22Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37569
TID:202786498
url http://hdl.handle.net/10400.26/37569
identifier_str_mv TID:202786498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135389445783552