Matemática e educação artística na Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37569 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo discutir a importância de realizar atividades interdisciplinares, em contexto de creche e jardim de infância, através de propostas que articulam conhecimentos do domínio da Matemática e da Educação Artística. Mais concretamente, pretende-se compreender de que modo a exploração de propostas interdisciplinares e articuladas envolvendo estes domínios contribuem para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças. A revisão de literatura foca-se numa discussão sobre as aprendizagens e desenvolvimento infantil, quer no âmbito da Matemática, quer no da Educação Artística Termina com uma abordagem articulada entre os dois domínios numa perspetiva interdisciplinar. No que concerne à metodologia, este estudo consagra uma abordagem qualitativa de investigação. Decorrente das componentes reflexiva e interventiva deste estudo, assume-se como uma investigação-ação. Os dados foram recolhidos através da observação participante e da recolha documental. Os resultados apontam favoravelmente para a abordagem interdisciplinar entre o domínio da Matemática e da Educação Artística, na medida em que esta contribui para o envolvimento das crianças na atividade matemática e artística. Em particular, a exploração de propostas que têm subjacente a associação de um padrão visual a um padrão rítmico potencia: (i) o reconhecimento e a reprodução de padrões rítmicos; (ii) a representação de padrões a partir de uma sequência rítmica expressa através de movimentos corporais; (iii) o desenvolvimento da noção de unidade padrão; e (iv) o desenvolvimento do conhecimento das figuras geométricas quando os padrões visuais são por elas constituídos. |
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