Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Amélia Carmo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15149
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo expor as principais experiências vivenciadas, durante o estágio pedagógico, ao longo do ano letivo 2016/2017. Através deste processo foi possível a integração do professor estagiário numa escola, onde foram exibidas as competências adquiridas, enquanto professor de educação física, incluindo este momento de formação. Durante o processo de formação, as tarefas a desempenhar estiveram relacionadas com a lecionação das aulas da disciplina de educação física (Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem), com a investigação de um contexto específico (Área 2 – inovação e investigação pedagógica), com a coadjuvação no Desporto Escolar e intervenção na comunidade escolar (Área 3 – Participação na escola) e com o acompanhamento da direção de turma (Área 4 – Relação com a Comunidade). A capacidade de interligar todas estas áreas permitiu que o desenvolvimento das várias competências que, enquanto professora estagiária, pretendia alcançar fossem, mais facilmente, adquiridas. A juntar a todo o conjunto de experiências vividas, torna-se importante o trabalho realizado com os professores orientadores e com as colegas do núcleo de estágio. A partilha de informação entre todo o núcleo de estágio foi essencial para a superação das várias dificuldades que surgiram ao longo deste percurso. O processo de estágio não é fácil, mas, é desafiante. Sobretudo para o professor estagiário que nunca lecionou, como era o meu caso. A complexidade da elaboração do planeamento das aprendizagens para todo o ano letivo; da observação do desempenho de todos os alunos; da emissão de feedback que contribuísse para as suas aprendizagens; são exemplos das dificuldades que se verificaram ao longo deste percurso. Com o processo de estágio temos a oportunidade de tentar superar estas dificuldades, através da aplicação das nossas metodologias e estratégias. O estudo autónomo; reuniões com os elementos do núcleo de estágio, revelaram-se estratégias importantes para a superação das dificuldades sentidas. Através dessas estratégias foi possível ajustar a minha intervenção às reais necessidades do contexto em que estava inserida. A sistemática procura da melhor intervenção possível, ou seja, que contribua para as aprendizagens dos nossos alunos, coloca no professor estagiário a necessidade de estar constantemente a interessar-se sobre o processo de ensino.
id RCAP_d4c73832388aee631b0e203a292ebc6d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de LencastreEducação físicaEstágio pedagógicoProfessor estagiárioFormaçãoProcessoEducational internshipFormationPhysical educationProcessDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório tem como principal objetivo expor as principais experiências vivenciadas, durante o estágio pedagógico, ao longo do ano letivo 2016/2017. Através deste processo foi possível a integração do professor estagiário numa escola, onde foram exibidas as competências adquiridas, enquanto professor de educação física, incluindo este momento de formação. Durante o processo de formação, as tarefas a desempenhar estiveram relacionadas com a lecionação das aulas da disciplina de educação física (Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem), com a investigação de um contexto específico (Área 2 – inovação e investigação pedagógica), com a coadjuvação no Desporto Escolar e intervenção na comunidade escolar (Área 3 – Participação na escola) e com o acompanhamento da direção de turma (Área 4 – Relação com a Comunidade). A capacidade de interligar todas estas áreas permitiu que o desenvolvimento das várias competências que, enquanto professora estagiária, pretendia alcançar fossem, mais facilmente, adquiridas. A juntar a todo o conjunto de experiências vividas, torna-se importante o trabalho realizado com os professores orientadores e com as colegas do núcleo de estágio. A partilha de informação entre todo o núcleo de estágio foi essencial para a superação das várias dificuldades que surgiram ao longo deste percurso. O processo de estágio não é fácil, mas, é desafiante. Sobretudo para o professor estagiário que nunca lecionou, como era o meu caso. A complexidade da elaboração do planeamento das aprendizagens para todo o ano letivo; da observação do desempenho de todos os alunos; da emissão de feedback que contribuísse para as suas aprendizagens; são exemplos das dificuldades que se verificaram ao longo deste percurso. Com o processo de estágio temos a oportunidade de tentar superar estas dificuldades, através da aplicação das nossas metodologias e estratégias. O estudo autónomo; reuniões com os elementos do núcleo de estágio, revelaram-se estratégias importantes para a superação das dificuldades sentidas. Através dessas estratégias foi possível ajustar a minha intervenção às reais necessidades do contexto em que estava inserida. A sistemática procura da melhor intervenção possível, ou seja, que contribua para as aprendizagens dos nossos alunos, coloca no professor estagiário a necessidade de estar constantemente a interessar-se sobre o processo de ensino.This report’s main objective is to point out the most relevant moments experienced, during the educational internship, throughout the 2016/2017 school year. This process enabled the integration in a school of an preservice teacher, as well as the demonstration of the skills acquired as a physical education teacher, including the ones obtained in this training phase. During this training process the tasks performed were mostly related with teaching the physical education classes (Area 1 - “Teaching and learning organization and management”), investigation in a specific context (Area 2 - “Pedagogical innovation and investigation”), collaborating in “School Sport” and supporting the school community (Area 3 - “Participation in the school”) and helping in class direction (Area 4 - “Relationship with the community”). The ability to connect all the different areas enabled the development of multiple skills that were important to the training of an intern teacher. In addition to everything that was experienced, it’s relevant to emphasize the importance of the work made with the guiding teachers and fellow interns. The fact that everyone on the internship course shared valuable information with each other was essential to overcome the various challenges that emerged along the way. The internship process isn’t easy, especially to an inter teacher that, like in my case, as never taught before. The complexity of planning lesson to the entire school year; observing the students performance; giving positive feedback that enhances their learning; are some examples of the difficulties encountered during this course. With this internship model we have the opportunity to overcome these difficulties by applying our own methods and strategies. The autonomous study; meetings with other interns, came to be some of the most effective strategies to surpass the major obstacles. With the help of these strategies I was able to change my methodology, adjusting it to the real context of the class. These are the reasons that make this a very challenging process, because the systematic demand to improve our student’s capabilities puts the intern teacher in a constant struggle to know more about the teaching process. Key words: physical education; process; educational internship; teacher; formatioRepositório da Universidade de LisboaVitorino, Amélia Carmo2018-03-26T10:00:41Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15149TID:201856263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:52.771901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
Vitorino, Amélia Carmo
Educação física
Estágio pedagógico
Professor estagiário
Formação
Processo
Educational internship
Formation
Physical education
Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
author Vitorino, Amélia Carmo
author_facet Vitorino, Amélia Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Amélia Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
Professor estagiário
Formação
Processo
Educational internship
Formation
Physical education
Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação física
Estágio pedagógico
Professor estagiário
Formação
Processo
Educational internship
Formation
Physical education
Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório tem como principal objetivo expor as principais experiências vivenciadas, durante o estágio pedagógico, ao longo do ano letivo 2016/2017. Através deste processo foi possível a integração do professor estagiário numa escola, onde foram exibidas as competências adquiridas, enquanto professor de educação física, incluindo este momento de formação. Durante o processo de formação, as tarefas a desempenhar estiveram relacionadas com a lecionação das aulas da disciplina de educação física (Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem), com a investigação de um contexto específico (Área 2 – inovação e investigação pedagógica), com a coadjuvação no Desporto Escolar e intervenção na comunidade escolar (Área 3 – Participação na escola) e com o acompanhamento da direção de turma (Área 4 – Relação com a Comunidade). A capacidade de interligar todas estas áreas permitiu que o desenvolvimento das várias competências que, enquanto professora estagiária, pretendia alcançar fossem, mais facilmente, adquiridas. A juntar a todo o conjunto de experiências vividas, torna-se importante o trabalho realizado com os professores orientadores e com as colegas do núcleo de estágio. A partilha de informação entre todo o núcleo de estágio foi essencial para a superação das várias dificuldades que surgiram ao longo deste percurso. O processo de estágio não é fácil, mas, é desafiante. Sobretudo para o professor estagiário que nunca lecionou, como era o meu caso. A complexidade da elaboração do planeamento das aprendizagens para todo o ano letivo; da observação do desempenho de todos os alunos; da emissão de feedback que contribuísse para as suas aprendizagens; são exemplos das dificuldades que se verificaram ao longo deste percurso. Com o processo de estágio temos a oportunidade de tentar superar estas dificuldades, através da aplicação das nossas metodologias e estratégias. O estudo autónomo; reuniões com os elementos do núcleo de estágio, revelaram-se estratégias importantes para a superação das dificuldades sentidas. Através dessas estratégias foi possível ajustar a minha intervenção às reais necessidades do contexto em que estava inserida. A sistemática procura da melhor intervenção possível, ou seja, que contribua para as aprendizagens dos nossos alunos, coloca no professor estagiário a necessidade de estar constantemente a interessar-se sobre o processo de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-26T10:00:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15149
TID:201856263
url http://hdl.handle.net/10400.5/15149
identifier_str_mv TID:201856263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131097043304448