Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15149 |
Resumo: | O presente relatório tem como principal objetivo expor as principais experiências vivenciadas, durante o estágio pedagógico, ao longo do ano letivo 2016/2017. Através deste processo foi possível a integração do professor estagiário numa escola, onde foram exibidas as competências adquiridas, enquanto professor de educação física, incluindo este momento de formação. Durante o processo de formação, as tarefas a desempenhar estiveram relacionadas com a lecionação das aulas da disciplina de educação física (Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem), com a investigação de um contexto específico (Área 2 – inovação e investigação pedagógica), com a coadjuvação no Desporto Escolar e intervenção na comunidade escolar (Área 3 – Participação na escola) e com o acompanhamento da direção de turma (Área 4 – Relação com a Comunidade). A capacidade de interligar todas estas áreas permitiu que o desenvolvimento das várias competências que, enquanto professora estagiária, pretendia alcançar fossem, mais facilmente, adquiridas. A juntar a todo o conjunto de experiências vividas, torna-se importante o trabalho realizado com os professores orientadores e com as colegas do núcleo de estágio. A partilha de informação entre todo o núcleo de estágio foi essencial para a superação das várias dificuldades que surgiram ao longo deste percurso. O processo de estágio não é fácil, mas, é desafiante. Sobretudo para o professor estagiário que nunca lecionou, como era o meu caso. A complexidade da elaboração do planeamento das aprendizagens para todo o ano letivo; da observação do desempenho de todos os alunos; da emissão de feedback que contribuísse para as suas aprendizagens; são exemplos das dificuldades que se verificaram ao longo deste percurso. Com o processo de estágio temos a oportunidade de tentar superar estas dificuldades, através da aplicação das nossas metodologias e estratégias. O estudo autónomo; reuniões com os elementos do núcleo de estágio, revelaram-se estratégias importantes para a superação das dificuldades sentidas. Através dessas estratégias foi possível ajustar a minha intervenção às reais necessidades do contexto em que estava inserida. A sistemática procura da melhor intervenção possível, ou seja, que contribua para as aprendizagens dos nossos alunos, coloca no professor estagiário a necessidade de estar constantemente a interessar-se sobre o processo de ensino. |
id |
RCAP_d4c73832388aee631b0e203a292ebc6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15149 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de LencastreEducação físicaEstágio pedagógicoProfessor estagiárioFormaçãoProcessoEducational internshipFormationPhysical educationProcessDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório tem como principal objetivo expor as principais experiências vivenciadas, durante o estágio pedagógico, ao longo do ano letivo 2016/2017. Através deste processo foi possível a integração do professor estagiário numa escola, onde foram exibidas as competências adquiridas, enquanto professor de educação física, incluindo este momento de formação. Durante o processo de formação, as tarefas a desempenhar estiveram relacionadas com a lecionação das aulas da disciplina de educação física (Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem), com a investigação de um contexto específico (Área 2 – inovação e investigação pedagógica), com a coadjuvação no Desporto Escolar e intervenção na comunidade escolar (Área 3 – Participação na escola) e com o acompanhamento da direção de turma (Área 4 – Relação com a Comunidade). A capacidade de interligar todas estas áreas permitiu que o desenvolvimento das várias competências que, enquanto professora estagiária, pretendia alcançar fossem, mais facilmente, adquiridas. A juntar a todo o conjunto de experiências vividas, torna-se importante o trabalho realizado com os professores orientadores e com as colegas do núcleo de estágio. A partilha de informação entre todo o núcleo de estágio foi essencial para a superação das várias dificuldades que surgiram ao longo deste percurso. O processo de estágio não é fácil, mas, é desafiante. Sobretudo para o professor estagiário que nunca lecionou, como era o meu caso. A complexidade da elaboração do planeamento das aprendizagens para todo o ano letivo; da observação do desempenho de todos os alunos; da emissão de feedback que contribuísse para as suas aprendizagens; são exemplos das dificuldades que se verificaram ao longo deste percurso. Com o processo de estágio temos a oportunidade de tentar superar estas dificuldades, através da aplicação das nossas metodologias e estratégias. O estudo autónomo; reuniões com os elementos do núcleo de estágio, revelaram-se estratégias importantes para a superação das dificuldades sentidas. Através dessas estratégias foi possível ajustar a minha intervenção às reais necessidades do contexto em que estava inserida. A sistemática procura da melhor intervenção possível, ou seja, que contribua para as aprendizagens dos nossos alunos, coloca no professor estagiário a necessidade de estar constantemente a interessar-se sobre o processo de ensino.This report’s main objective is to point out the most relevant moments experienced, during the educational internship, throughout the 2016/2017 school year. This process enabled the integration in a school of an preservice teacher, as well as the demonstration of the skills acquired as a physical education teacher, including the ones obtained in this training phase. During this training process the tasks performed were mostly related with teaching the physical education classes (Area 1 - “Teaching and learning organization and management”), investigation in a specific context (Area 2 - “Pedagogical innovation and investigation”), collaborating in “School Sport” and supporting the school community (Area 3 - “Participation in the school”) and helping in class direction (Area 4 - “Relationship with the community”). The ability to connect all the different areas enabled the development of multiple skills that were important to the training of an intern teacher. In addition to everything that was experienced, it’s relevant to emphasize the importance of the work made with the guiding teachers and fellow interns. The fact that everyone on the internship course shared valuable information with each other was essential to overcome the various challenges that emerged along the way. The internship process isn’t easy, especially to an inter teacher that, like in my case, as never taught before. The complexity of planning lesson to the entire school year; observing the students performance; giving positive feedback that enhances their learning; are some examples of the difficulties encountered during this course. With this internship model we have the opportunity to overcome these difficulties by applying our own methods and strategies. The autonomous study; meetings with other interns, came to be some of the most effective strategies to surpass the major obstacles. With the help of these strategies I was able to change my methodology, adjusting it to the real context of the class. These are the reasons that make this a very challenging process, because the systematic demand to improve our student’s capabilities puts the intern teacher in a constant struggle to know more about the teaching process. Key words: physical education; process; educational internship; teacher; formatioRepositório da Universidade de LisboaVitorino, Amélia Carmo2018-03-26T10:00:41Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15149TID:201856263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:52.771901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre Vitorino, Amélia Carmo Educação física Estágio pedagógico Professor estagiário Formação Processo Educational internship Formation Physical education Process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre |
author |
Vitorino, Amélia Carmo |
author_facet |
Vitorino, Amélia Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitorino, Amélia Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Estágio pedagógico Professor estagiário Formação Processo Educational internship Formation Physical education Process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação física Estágio pedagógico Professor estagiário Formação Processo Educational internship Formation Physical education Process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório tem como principal objetivo expor as principais experiências vivenciadas, durante o estágio pedagógico, ao longo do ano letivo 2016/2017. Através deste processo foi possível a integração do professor estagiário numa escola, onde foram exibidas as competências adquiridas, enquanto professor de educação física, incluindo este momento de formação. Durante o processo de formação, as tarefas a desempenhar estiveram relacionadas com a lecionação das aulas da disciplina de educação física (Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem), com a investigação de um contexto específico (Área 2 – inovação e investigação pedagógica), com a coadjuvação no Desporto Escolar e intervenção na comunidade escolar (Área 3 – Participação na escola) e com o acompanhamento da direção de turma (Área 4 – Relação com a Comunidade). A capacidade de interligar todas estas áreas permitiu que o desenvolvimento das várias competências que, enquanto professora estagiária, pretendia alcançar fossem, mais facilmente, adquiridas. A juntar a todo o conjunto de experiências vividas, torna-se importante o trabalho realizado com os professores orientadores e com as colegas do núcleo de estágio. A partilha de informação entre todo o núcleo de estágio foi essencial para a superação das várias dificuldades que surgiram ao longo deste percurso. O processo de estágio não é fácil, mas, é desafiante. Sobretudo para o professor estagiário que nunca lecionou, como era o meu caso. A complexidade da elaboração do planeamento das aprendizagens para todo o ano letivo; da observação do desempenho de todos os alunos; da emissão de feedback que contribuísse para as suas aprendizagens; são exemplos das dificuldades que se verificaram ao longo deste percurso. Com o processo de estágio temos a oportunidade de tentar superar estas dificuldades, através da aplicação das nossas metodologias e estratégias. O estudo autónomo; reuniões com os elementos do núcleo de estágio, revelaram-se estratégias importantes para a superação das dificuldades sentidas. Através dessas estratégias foi possível ajustar a minha intervenção às reais necessidades do contexto em que estava inserida. A sistemática procura da melhor intervenção possível, ou seja, que contribua para as aprendizagens dos nossos alunos, coloca no professor estagiário a necessidade de estar constantemente a interessar-se sobre o processo de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-26T10:00:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15149 TID:201856263 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15149 |
identifier_str_mv |
TID:201856263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131097043304448 |