A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39596 |
Resumo: | Com a utilização da Internet a fazer cada vez mais parte do quotidiano das pessoas, foram muitas as empresas que se adaptaram ao fenómeno do e-commerce e outras até se transformaram por completo perante o mesmo. Neste sentido, o enorme crescimento na utilização dos smartphones para aceder à Internet, fez com que este tipo de comércio ganhasse recentemente mais força e posição nas vendas através da Internet. Desta forma, o e-commerce tornou-se uma realidade cada vez mais presente nos dias de hoje e o mercado online tem crescido e tido um impacto enorme nas sociedades desenvolvidas, mudando o modo de consumir, principalmente pelo uso das novas tecnologias e ferramentas de comunicação, como por exemplo o marketing digital. Por sua vez, é um objeto de estudo interessante, sobretudo explorando as diferentes conceções para compreender como se interligam no seu funcionamento. De facto, compreender a realidade das PME e o seu papel na economia é muito importante, bem como adaptar as estratégias conforme o desenvolvimento do mundo empresarial e da sociedade. Como tal, o e-commerce surge como um novo paradigma que acarreta diversos aspetos e novas condutas que permitirão potenciar os negócios. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é averiguar a importância da implementação do e-commerce numa PME e, para dar cumprimento ao objetivo traçado, foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com o objetivo de aferir, ao nível da gestão estratégica, a perceção dos entrevistados de uma PME relativamente à implementação do e-commerce, tendo em consideração a revisão da literatura. Dos principais resultados conclui-se que a implementação do e-commerce numa PME pode representar uma mais-valia, uma oportunidade para o crescimento da empresa e para alcançar os seus objetivos, contribuindo assim para o sucesso da mesma. De realçar que é fundamental acompanhar as tendências digitais e ser capaz de se adaptar conforme as necessidades do meio envolvente, tendo em consideração as complexidades de uma PME. |
id |
RCAP_d4f93a109c69e5ef956793a92d47c5b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39596 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de casoComércio EletrónicoTendências DigitaisPMEEstratégia e Marketing DigitalElectronic CommerceDigital TrendsSMEsStrategy and Digital MarketingCom a utilização da Internet a fazer cada vez mais parte do quotidiano das pessoas, foram muitas as empresas que se adaptaram ao fenómeno do e-commerce e outras até se transformaram por completo perante o mesmo. Neste sentido, o enorme crescimento na utilização dos smartphones para aceder à Internet, fez com que este tipo de comércio ganhasse recentemente mais força e posição nas vendas através da Internet. Desta forma, o e-commerce tornou-se uma realidade cada vez mais presente nos dias de hoje e o mercado online tem crescido e tido um impacto enorme nas sociedades desenvolvidas, mudando o modo de consumir, principalmente pelo uso das novas tecnologias e ferramentas de comunicação, como por exemplo o marketing digital. Por sua vez, é um objeto de estudo interessante, sobretudo explorando as diferentes conceções para compreender como se interligam no seu funcionamento. De facto, compreender a realidade das PME e o seu papel na economia é muito importante, bem como adaptar as estratégias conforme o desenvolvimento do mundo empresarial e da sociedade. Como tal, o e-commerce surge como um novo paradigma que acarreta diversos aspetos e novas condutas que permitirão potenciar os negócios. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é averiguar a importância da implementação do e-commerce numa PME e, para dar cumprimento ao objetivo traçado, foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com o objetivo de aferir, ao nível da gestão estratégica, a perceção dos entrevistados de uma PME relativamente à implementação do e-commerce, tendo em consideração a revisão da literatura. Dos principais resultados conclui-se que a implementação do e-commerce numa PME pode representar uma mais-valia, uma oportunidade para o crescimento da empresa e para alcançar os seus objetivos, contribuindo assim para o sucesso da mesma. De realçar que é fundamental acompanhar as tendências digitais e ser capaz de se adaptar conforme as necessidades do meio envolvente, tendo em consideração as complexidades de uma PME.With the use of the Internet becoming more and more part of people's daily lives, many companies have adapted to the phenomenon of e-commerce and others have completely transformed themselves in the face of it. In this sense, the enormous growth in the use of smartphones to the Internet access has made this type of commerce gain more strength and position in sales through the Internet. In this way, e-commerce has become an increasingly present reality and the online market, has grown and had a huge impact on developed societies, changing the way of consuming, mainly through the use of new technologies and communication tools, such as digital marketing. In turn, it is an interesting object of study, especially exploring the different conceptions to understand how they are interconnected in their functioning. In fact, understanding the reality of SMEs and their role in the economy is very important, as well as adapting strategies according to the development of the business world and society. As such, e-commerce emerges as a new paradigm that brings with it several aspects and new behaviors to boost business. In this sense, the main objective of this work is to investigate the importance of implementing e-commerce in an SME and, in order to fulfill the outlined objective a qualitative research methodology was used, based on a case study. Interviews were applied to evaluate, at the level of strategic management, the intervieweds perception of a SME, regarding the implementation of e-commerce, considering the literature review. From the main results it is concluded that implementation of e-commerce in an SME can represent an added value, an opportunity for the company's growth and to achieve its goals, thus contributing to the success of the economic unit. It should be noted that it is essential to follow digital trends and be able to adapt according to the needs of the environment, considering the complexities of an SME.Rolo, AnaMatos, DulceRepositório ComumSaudades, Vera Patrícia Cordeiro2022-03-02T11:58:01Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39596TID:202959643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:08.775041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de caso |
title |
A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de caso |
spellingShingle |
A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de caso Saudades, Vera Patrícia Cordeiro Comércio Eletrónico Tendências Digitais PME Estratégia e Marketing Digital Electronic Commerce Digital Trends SMEs Strategy and Digital Marketing |
title_short |
A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de caso |
title_full |
A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de caso |
title_fullStr |
A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de caso |
title_sort |
A implementação do E-commerce numa PME no setor dos superalimentos: um estudo de caso |
author |
Saudades, Vera Patrícia Cordeiro |
author_facet |
Saudades, Vera Patrícia Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rolo, Ana Matos, Dulce Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saudades, Vera Patrícia Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Eletrónico Tendências Digitais PME Estratégia e Marketing Digital Electronic Commerce Digital Trends SMEs Strategy and Digital Marketing |
topic |
Comércio Eletrónico Tendências Digitais PME Estratégia e Marketing Digital Electronic Commerce Digital Trends SMEs Strategy and Digital Marketing |
description |
Com a utilização da Internet a fazer cada vez mais parte do quotidiano das pessoas, foram muitas as empresas que se adaptaram ao fenómeno do e-commerce e outras até se transformaram por completo perante o mesmo. Neste sentido, o enorme crescimento na utilização dos smartphones para aceder à Internet, fez com que este tipo de comércio ganhasse recentemente mais força e posição nas vendas através da Internet. Desta forma, o e-commerce tornou-se uma realidade cada vez mais presente nos dias de hoje e o mercado online tem crescido e tido um impacto enorme nas sociedades desenvolvidas, mudando o modo de consumir, principalmente pelo uso das novas tecnologias e ferramentas de comunicação, como por exemplo o marketing digital. Por sua vez, é um objeto de estudo interessante, sobretudo explorando as diferentes conceções para compreender como se interligam no seu funcionamento. De facto, compreender a realidade das PME e o seu papel na economia é muito importante, bem como adaptar as estratégias conforme o desenvolvimento do mundo empresarial e da sociedade. Como tal, o e-commerce surge como um novo paradigma que acarreta diversos aspetos e novas condutas que permitirão potenciar os negócios. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é averiguar a importância da implementação do e-commerce numa PME e, para dar cumprimento ao objetivo traçado, foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com o objetivo de aferir, ao nível da gestão estratégica, a perceção dos entrevistados de uma PME relativamente à implementação do e-commerce, tendo em consideração a revisão da literatura. Dos principais resultados conclui-se que a implementação do e-commerce numa PME pode representar uma mais-valia, uma oportunidade para o crescimento da empresa e para alcançar os seus objetivos, contribuindo assim para o sucesso da mesma. De realçar que é fundamental acompanhar as tendências digitais e ser capaz de se adaptar conforme as necessidades do meio envolvente, tendo em consideração as complexidades de uma PME. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-03-02T11:58:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39596 TID:202959643 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39596 |
identifier_str_mv |
TID:202959643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135392547471360 |