A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28106 |
Resumo: | A criatividade na escrita nos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a liberdade, originalidade e fantasia nos respetivos textos, deve ser uma preocupação para os professores e para o atual Sistema Educativo. O mundo está em permanente mudança e por isso mesmo, promover o pensamento divergente e criativo nos alunos é uma mais valia para o futuro. A maioria dos alunos sente-se desmotivado em relação ao ato de escrita, uma vez que, muitas vezes, as propostas que lhes são apresentadas são rotineiras e maçadoras. O grande desafio deste trabalho foi oferecer aos alunos propostas que os levassem a interessar-se cada vez mais pela escrita criativa. O projeto apresentado neste relatório denomina-se: “Experiências de Escrita Criativa”. Este projeto pretende evidenciar que a utilização de materiais lúdicos aquando do exercício de escrita promove e suscita nas crianças a sua inerente criatividade. Foram utilizados instrumentos importantes para a preparação da intervenção descrita neste trabalho, nomeadamente, grelhas de avaliação da criatividade, entrevistas à professora titular da turma e um inquérito aos alunos. O projeto foi realizado com uma turma do 4.º ano de escolaridade e teve a duração de quatro sessões intervaladas. Teve como objetivos, aumentar o prazer e gosto pela escrita através da apresentação de materiais didáticos novos e lúdicos às crianças, promover o bom clima de grupo e fortalecer a relação entre a escola e as famílias e os trabalhos escritos dos seus educandos. Verificou-se que o uso dos materiais didáticos tem uma grande importância para o aumento da criatividade na escrita dos alunos e, como tal, recomenda-se que devam ser privilegiados em contextos educativos formais e não formais. |
id |
RCAP_d6899d348d1d925ccde8fc7c2df14ca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28106 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básicoCriatividadeEscrita CriativaMateriais DidáticosA criatividade na escrita nos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a liberdade, originalidade e fantasia nos respetivos textos, deve ser uma preocupação para os professores e para o atual Sistema Educativo. O mundo está em permanente mudança e por isso mesmo, promover o pensamento divergente e criativo nos alunos é uma mais valia para o futuro. A maioria dos alunos sente-se desmotivado em relação ao ato de escrita, uma vez que, muitas vezes, as propostas que lhes são apresentadas são rotineiras e maçadoras. O grande desafio deste trabalho foi oferecer aos alunos propostas que os levassem a interessar-se cada vez mais pela escrita criativa. O projeto apresentado neste relatório denomina-se: “Experiências de Escrita Criativa”. Este projeto pretende evidenciar que a utilização de materiais lúdicos aquando do exercício de escrita promove e suscita nas crianças a sua inerente criatividade. Foram utilizados instrumentos importantes para a preparação da intervenção descrita neste trabalho, nomeadamente, grelhas de avaliação da criatividade, entrevistas à professora titular da turma e um inquérito aos alunos. O projeto foi realizado com uma turma do 4.º ano de escolaridade e teve a duração de quatro sessões intervaladas. Teve como objetivos, aumentar o prazer e gosto pela escrita através da apresentação de materiais didáticos novos e lúdicos às crianças, promover o bom clima de grupo e fortalecer a relação entre a escola e as famílias e os trabalhos escritos dos seus educandos. Verificou-se que o uso dos materiais didáticos tem uma grande importância para o aumento da criatividade na escrita dos alunos e, como tal, recomenda-se que devam ser privilegiados em contextos educativos formais e não formais.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumLadeiras, Maria Inês de Almeida2019-03-21T10:58:37Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28106202180050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:30.050458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico |
title |
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico Ladeiras, Maria Inês de Almeida Criatividade Escrita Criativa Materiais Didáticos |
title_short |
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Ladeiras, Maria Inês de Almeida |
author_facet |
Ladeiras, Maria Inês de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ladeiras, Maria Inês de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Escrita Criativa Materiais Didáticos |
topic |
Criatividade Escrita Criativa Materiais Didáticos |
description |
A criatividade na escrita nos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a liberdade, originalidade e fantasia nos respetivos textos, deve ser uma preocupação para os professores e para o atual Sistema Educativo. O mundo está em permanente mudança e por isso mesmo, promover o pensamento divergente e criativo nos alunos é uma mais valia para o futuro. A maioria dos alunos sente-se desmotivado em relação ao ato de escrita, uma vez que, muitas vezes, as propostas que lhes são apresentadas são rotineiras e maçadoras. O grande desafio deste trabalho foi oferecer aos alunos propostas que os levassem a interessar-se cada vez mais pela escrita criativa. O projeto apresentado neste relatório denomina-se: “Experiências de Escrita Criativa”. Este projeto pretende evidenciar que a utilização de materiais lúdicos aquando do exercício de escrita promove e suscita nas crianças a sua inerente criatividade. Foram utilizados instrumentos importantes para a preparação da intervenção descrita neste trabalho, nomeadamente, grelhas de avaliação da criatividade, entrevistas à professora titular da turma e um inquérito aos alunos. O projeto foi realizado com uma turma do 4.º ano de escolaridade e teve a duração de quatro sessões intervaladas. Teve como objetivos, aumentar o prazer e gosto pela escrita através da apresentação de materiais didáticos novos e lúdicos às crianças, promover o bom clima de grupo e fortalecer a relação entre a escola e as famílias e os trabalhos escritos dos seus educandos. Verificou-se que o uso dos materiais didáticos tem uma grande importância para o aumento da criatividade na escrita dos alunos e, como tal, recomenda-se que devam ser privilegiados em contextos educativos formais e não formais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-21T10:58:37Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28106 202180050 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28106 |
identifier_str_mv |
202180050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130028401754112 |