A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeiras, Maria Inês de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28106
Resumo: A criatividade na escrita nos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a liberdade, originalidade e fantasia nos respetivos textos, deve ser uma preocupação para os professores e para o atual Sistema Educativo. O mundo está em permanente mudança e por isso mesmo, promover o pensamento divergente e criativo nos alunos é uma mais valia para o futuro. A maioria dos alunos sente-se desmotivado em relação ao ato de escrita, uma vez que, muitas vezes, as propostas que lhes são apresentadas são rotineiras e maçadoras. O grande desafio deste trabalho foi oferecer aos alunos propostas que os levassem a interessar-se cada vez mais pela escrita criativa. O projeto apresentado neste relatório denomina-se: “Experiências de Escrita Criativa”. Este projeto pretende evidenciar que a utilização de materiais lúdicos aquando do exercício de escrita promove e suscita nas crianças a sua inerente criatividade. Foram utilizados instrumentos importantes para a preparação da intervenção descrita neste trabalho, nomeadamente, grelhas de avaliação da criatividade, entrevistas à professora titular da turma e um inquérito aos alunos. O projeto foi realizado com uma turma do 4.º ano de escolaridade e teve a duração de quatro sessões intervaladas. Teve como objetivos, aumentar o prazer e gosto pela escrita através da apresentação de materiais didáticos novos e lúdicos às crianças, promover o bom clima de grupo e fortalecer a relação entre a escola e as famílias e os trabalhos escritos dos seus educandos. Verificou-se que o uso dos materiais didáticos tem uma grande importância para o aumento da criatividade na escrita dos alunos e, como tal, recomenda-se que devam ser privilegiados em contextos educativos formais e não formais.
id RCAP_d6899d348d1d925ccde8fc7c2df14ca8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básicoCriatividadeEscrita CriativaMateriais DidáticosA criatividade na escrita nos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a liberdade, originalidade e fantasia nos respetivos textos, deve ser uma preocupação para os professores e para o atual Sistema Educativo. O mundo está em permanente mudança e por isso mesmo, promover o pensamento divergente e criativo nos alunos é uma mais valia para o futuro. A maioria dos alunos sente-se desmotivado em relação ao ato de escrita, uma vez que, muitas vezes, as propostas que lhes são apresentadas são rotineiras e maçadoras. O grande desafio deste trabalho foi oferecer aos alunos propostas que os levassem a interessar-se cada vez mais pela escrita criativa. O projeto apresentado neste relatório denomina-se: “Experiências de Escrita Criativa”. Este projeto pretende evidenciar que a utilização de materiais lúdicos aquando do exercício de escrita promove e suscita nas crianças a sua inerente criatividade. Foram utilizados instrumentos importantes para a preparação da intervenção descrita neste trabalho, nomeadamente, grelhas de avaliação da criatividade, entrevistas à professora titular da turma e um inquérito aos alunos. O projeto foi realizado com uma turma do 4.º ano de escolaridade e teve a duração de quatro sessões intervaladas. Teve como objetivos, aumentar o prazer e gosto pela escrita através da apresentação de materiais didáticos novos e lúdicos às crianças, promover o bom clima de grupo e fortalecer a relação entre a escola e as famílias e os trabalhos escritos dos seus educandos. Verificou-se que o uso dos materiais didáticos tem uma grande importância para o aumento da criatividade na escrita dos alunos e, como tal, recomenda-se que devam ser privilegiados em contextos educativos formais e não formais.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumLadeiras, Maria Inês de Almeida2019-03-21T10:58:37Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28106202180050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:30.050458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
title A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
Ladeiras, Maria Inês de Almeida
Criatividade
Escrita Criativa
Materiais Didáticos
title_short A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
title_full A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A influência dos materiais didáticos para a promoção da escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico
author Ladeiras, Maria Inês de Almeida
author_facet Ladeiras, Maria Inês de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ladeiras, Maria Inês de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Escrita Criativa
Materiais Didáticos
topic Criatividade
Escrita Criativa
Materiais Didáticos
description A criatividade na escrita nos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a liberdade, originalidade e fantasia nos respetivos textos, deve ser uma preocupação para os professores e para o atual Sistema Educativo. O mundo está em permanente mudança e por isso mesmo, promover o pensamento divergente e criativo nos alunos é uma mais valia para o futuro. A maioria dos alunos sente-se desmotivado em relação ao ato de escrita, uma vez que, muitas vezes, as propostas que lhes são apresentadas são rotineiras e maçadoras. O grande desafio deste trabalho foi oferecer aos alunos propostas que os levassem a interessar-se cada vez mais pela escrita criativa. O projeto apresentado neste relatório denomina-se: “Experiências de Escrita Criativa”. Este projeto pretende evidenciar que a utilização de materiais lúdicos aquando do exercício de escrita promove e suscita nas crianças a sua inerente criatividade. Foram utilizados instrumentos importantes para a preparação da intervenção descrita neste trabalho, nomeadamente, grelhas de avaliação da criatividade, entrevistas à professora titular da turma e um inquérito aos alunos. O projeto foi realizado com uma turma do 4.º ano de escolaridade e teve a duração de quatro sessões intervaladas. Teve como objetivos, aumentar o prazer e gosto pela escrita através da apresentação de materiais didáticos novos e lúdicos às crianças, promover o bom clima de grupo e fortalecer a relação entre a escola e as famílias e os trabalhos escritos dos seus educandos. Verificou-se que o uso dos materiais didáticos tem uma grande importância para o aumento da criatividade na escrita dos alunos e, como tal, recomenda-se que devam ser privilegiados em contextos educativos formais e não formais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21T10:58:37Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28106
202180050
url http://hdl.handle.net/10400.26/28106
identifier_str_mv 202180050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130028401754112