Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3606 |
Resumo: | O crescimento do Turismo e da Hotelaria nos últimos anos em Portugal bem como o avanço e desenvolvimento das tecnologias e ferramentas de gestão apresentam aos hoteleiros novos desafios. Um desses desafios passa pela maximização das receitas através de uma estrutura de preços adequada. Revenue management surge como uma resposta a este desafio ao abarcar um conjunto de estratégias que permitem melhorar a performance comercial das unidades de alojamento através de uma estrutura de preços dinâmica que responde às necessidades do mercado, sem comprometer o posicionamento do hotel. Esta dissertação começa por uma conceptualização do tema, passando pela sua aplicabilidade e objetivos concretos. Apresenta um conjunto de passos essenciais para o desenvolvimento de uma correta estratégia de Revenue management. Foi efetuado um estudo com o objetivo de aferir a dinâmica de preços praticada em de dez hotéis da cidade de Coimbra. Efetuou-se uma recolha e análise de preços para duas datas predefinidas ao longo de dois meses, nas páginas dos hotéis e em dez canais de distribuição online. As conclusões mostram que os hotéis recorrem a alguma dinâmica de preços, sobretudo aqueles que têm mais concorrentes diretos. Outros hotéis, com serviços produtos diferenciados, procuram manter o seu posicionamento recorrendo a uma estratégia de preço estável. Assim os hotéis adequam o preço ao produto e ao posicionamento desejado e, nalguns casos, alinham-no com a concorrência. Quanto mais diferenciado o produto mais fácil é de estabelecer preços superiores. Os maiores desafios têm a ver com os diversos canais de distribuição e o controlo de preços nesses canais. |
id |
RCAP_d7fc667924c237a51699b2f9377f9edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3606 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de CoimbraRevenue ManagementHotelariaGestão HoteleiraDynamic PricingCoimbraO crescimento do Turismo e da Hotelaria nos últimos anos em Portugal bem como o avanço e desenvolvimento das tecnologias e ferramentas de gestão apresentam aos hoteleiros novos desafios. Um desses desafios passa pela maximização das receitas através de uma estrutura de preços adequada. Revenue management surge como uma resposta a este desafio ao abarcar um conjunto de estratégias que permitem melhorar a performance comercial das unidades de alojamento através de uma estrutura de preços dinâmica que responde às necessidades do mercado, sem comprometer o posicionamento do hotel. Esta dissertação começa por uma conceptualização do tema, passando pela sua aplicabilidade e objetivos concretos. Apresenta um conjunto de passos essenciais para o desenvolvimento de uma correta estratégia de Revenue management. Foi efetuado um estudo com o objetivo de aferir a dinâmica de preços praticada em de dez hotéis da cidade de Coimbra. Efetuou-se uma recolha e análise de preços para duas datas predefinidas ao longo de dois meses, nas páginas dos hotéis e em dez canais de distribuição online. As conclusões mostram que os hotéis recorrem a alguma dinâmica de preços, sobretudo aqueles que têm mais concorrentes diretos. Outros hotéis, com serviços produtos diferenciados, procuram manter o seu posicionamento recorrendo a uma estratégia de preço estável. Assim os hotéis adequam o preço ao produto e ao posicionamento desejado e, nalguns casos, alinham-no com a concorrência. Quanto mais diferenciado o produto mais fácil é de estabelecer preços superiores. Os maiores desafios têm a ver com os diversos canais de distribuição e o controlo de preços nesses canais.Instituto Politécnico da Guarda2017-03-24T17:03:18Z2017-03-242015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3606http://hdl.handle.net/10314/3606TID:201007673porBento, Carla I S Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:12Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:50.710604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra |
title |
Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra |
spellingShingle |
Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra Bento, Carla I S S Revenue Management Hotelaria Gestão Hoteleira Dynamic Pricing Coimbra |
title_short |
Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra |
title_full |
Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra |
title_fullStr |
Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra |
title_full_unstemmed |
Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra |
title_sort |
Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra |
author |
Bento, Carla I S S |
author_facet |
Bento, Carla I S S |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Carla I S S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revenue Management Hotelaria Gestão Hoteleira Dynamic Pricing Coimbra |
topic |
Revenue Management Hotelaria Gestão Hoteleira Dynamic Pricing Coimbra |
description |
O crescimento do Turismo e da Hotelaria nos últimos anos em Portugal bem como o avanço e desenvolvimento das tecnologias e ferramentas de gestão apresentam aos hoteleiros novos desafios. Um desses desafios passa pela maximização das receitas através de uma estrutura de preços adequada. Revenue management surge como uma resposta a este desafio ao abarcar um conjunto de estratégias que permitem melhorar a performance comercial das unidades de alojamento através de uma estrutura de preços dinâmica que responde às necessidades do mercado, sem comprometer o posicionamento do hotel. Esta dissertação começa por uma conceptualização do tema, passando pela sua aplicabilidade e objetivos concretos. Apresenta um conjunto de passos essenciais para o desenvolvimento de uma correta estratégia de Revenue management. Foi efetuado um estudo com o objetivo de aferir a dinâmica de preços praticada em de dez hotéis da cidade de Coimbra. Efetuou-se uma recolha e análise de preços para duas datas predefinidas ao longo de dois meses, nas páginas dos hotéis e em dez canais de distribuição online. As conclusões mostram que os hotéis recorrem a alguma dinâmica de preços, sobretudo aqueles que têm mais concorrentes diretos. Outros hotéis, com serviços produtos diferenciados, procuram manter o seu posicionamento recorrendo a uma estratégia de preço estável. Assim os hotéis adequam o preço ao produto e ao posicionamento desejado e, nalguns casos, alinham-no com a concorrência. Quanto mais diferenciado o produto mais fácil é de estabelecer preços superiores. Os maiores desafios têm a ver com os diversos canais de distribuição e o controlo de preços nesses canais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01T00:00:00Z 2017-03-24T17:03:18Z 2017-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3606 http://hdl.handle.net/10314/3606 TID:201007673 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3606 |
identifier_str_mv |
TID:201007673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136921129058304 |