Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Carla I S S
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3606
Resumo: O crescimento do Turismo e da Hotelaria nos últimos anos em Portugal bem como o avanço e desenvolvimento das tecnologias e ferramentas de gestão apresentam aos hoteleiros novos desafios. Um desses desafios passa pela maximização das receitas através de uma estrutura de preços adequada. Revenue management surge como uma resposta a este desafio ao abarcar um conjunto de estratégias que permitem melhorar a performance comercial das unidades de alojamento através de uma estrutura de preços dinâmica que responde às necessidades do mercado, sem comprometer o posicionamento do hotel. Esta dissertação começa por uma conceptualização do tema, passando pela sua aplicabilidade e objetivos concretos. Apresenta um conjunto de passos essenciais para o desenvolvimento de uma correta estratégia de Revenue management. Foi efetuado um estudo com o objetivo de aferir a dinâmica de preços praticada em de dez hotéis da cidade de Coimbra. Efetuou-se uma recolha e análise de preços para duas datas predefinidas ao longo de dois meses, nas páginas dos hotéis e em dez canais de distribuição online. As conclusões mostram que os hotéis recorrem a alguma dinâmica de preços, sobretudo aqueles que têm mais concorrentes diretos. Outros hotéis, com serviços produtos diferenciados, procuram manter o seu posicionamento recorrendo a uma estratégia de preço estável. Assim os hotéis adequam o preço ao produto e ao posicionamento desejado e, nalguns casos, alinham-no com a concorrência. Quanto mais diferenciado o produto mais fácil é de estabelecer preços superiores. Os maiores desafios têm a ver com os diversos canais de distribuição e o controlo de preços nesses canais.
id RCAP_d7fc667924c237a51699b2f9377f9edd
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de CoimbraRevenue ManagementHotelariaGestão HoteleiraDynamic PricingCoimbraO crescimento do Turismo e da Hotelaria nos últimos anos em Portugal bem como o avanço e desenvolvimento das tecnologias e ferramentas de gestão apresentam aos hoteleiros novos desafios. Um desses desafios passa pela maximização das receitas através de uma estrutura de preços adequada. Revenue management surge como uma resposta a este desafio ao abarcar um conjunto de estratégias que permitem melhorar a performance comercial das unidades de alojamento através de uma estrutura de preços dinâmica que responde às necessidades do mercado, sem comprometer o posicionamento do hotel. Esta dissertação começa por uma conceptualização do tema, passando pela sua aplicabilidade e objetivos concretos. Apresenta um conjunto de passos essenciais para o desenvolvimento de uma correta estratégia de Revenue management. Foi efetuado um estudo com o objetivo de aferir a dinâmica de preços praticada em de dez hotéis da cidade de Coimbra. Efetuou-se uma recolha e análise de preços para duas datas predefinidas ao longo de dois meses, nas páginas dos hotéis e em dez canais de distribuição online. As conclusões mostram que os hotéis recorrem a alguma dinâmica de preços, sobretudo aqueles que têm mais concorrentes diretos. Outros hotéis, com serviços produtos diferenciados, procuram manter o seu posicionamento recorrendo a uma estratégia de preço estável. Assim os hotéis adequam o preço ao produto e ao posicionamento desejado e, nalguns casos, alinham-no com a concorrência. Quanto mais diferenciado o produto mais fácil é de estabelecer preços superiores. Os maiores desafios têm a ver com os diversos canais de distribuição e o controlo de preços nesses canais.Instituto Politécnico da Guarda2017-03-24T17:03:18Z2017-03-242015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3606http://hdl.handle.net/10314/3606TID:201007673porBento, Carla I S Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:12Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:50.710604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
title Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
spellingShingle Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
Bento, Carla I S S
Revenue Management
Hotelaria
Gestão Hoteleira
Dynamic Pricing
Coimbra
title_short Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
title_full Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
title_fullStr Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
title_full_unstemmed Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
title_sort Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
author Bento, Carla I S S
author_facet Bento, Carla I S S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Carla I S S
dc.subject.por.fl_str_mv Revenue Management
Hotelaria
Gestão Hoteleira
Dynamic Pricing
Coimbra
topic Revenue Management
Hotelaria
Gestão Hoteleira
Dynamic Pricing
Coimbra
description O crescimento do Turismo e da Hotelaria nos últimos anos em Portugal bem como o avanço e desenvolvimento das tecnologias e ferramentas de gestão apresentam aos hoteleiros novos desafios. Um desses desafios passa pela maximização das receitas através de uma estrutura de preços adequada. Revenue management surge como uma resposta a este desafio ao abarcar um conjunto de estratégias que permitem melhorar a performance comercial das unidades de alojamento através de uma estrutura de preços dinâmica que responde às necessidades do mercado, sem comprometer o posicionamento do hotel. Esta dissertação começa por uma conceptualização do tema, passando pela sua aplicabilidade e objetivos concretos. Apresenta um conjunto de passos essenciais para o desenvolvimento de uma correta estratégia de Revenue management. Foi efetuado um estudo com o objetivo de aferir a dinâmica de preços praticada em de dez hotéis da cidade de Coimbra. Efetuou-se uma recolha e análise de preços para duas datas predefinidas ao longo de dois meses, nas páginas dos hotéis e em dez canais de distribuição online. As conclusões mostram que os hotéis recorrem a alguma dinâmica de preços, sobretudo aqueles que têm mais concorrentes diretos. Outros hotéis, com serviços produtos diferenciados, procuram manter o seu posicionamento recorrendo a uma estratégia de preço estável. Assim os hotéis adequam o preço ao produto e ao posicionamento desejado e, nalguns casos, alinham-no com a concorrência. Quanto mais diferenciado o produto mais fácil é de estabelecer preços superiores. Os maiores desafios têm a ver com os diversos canais de distribuição e o controlo de preços nesses canais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01T00:00:00Z
2017-03-24T17:03:18Z
2017-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3606
http://hdl.handle.net/10314/3606
TID:201007673
url http://hdl.handle.net/10314/3606
identifier_str_mv TID:201007673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136921129058304