A publicidade como gestora de identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andreia Alves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1246
Resumo: Nas sociedades tradicionais, as identidades caracterizavam-se como sendo relativamente imóveis e ditadas pela tradição, posição social ocupada no grupo, etc. O advento da modernidade trouxe consigo uma globalização dos meios de comunicação e estes ganham importância enquanto instituições culturais, na medida em que actuam na formação e organização da vida social enquanto estruturas de produção e distribuição de sentido. Como consequência dos rápidos processos de mudança proporcionados pelo carácter global da modernidade, as identidades tornam-se cada vez mais instáveis e abertas à mudança e reconstrução. É papel da publicidade, enquanto produtora de cultura e agente de socialização, participar na construção e reconstrução identitária, apelando ao consumo de objectos que servem de diferenciadores sociais e que definem quem somos. De que formas faz este apelo? Que impacto tem o consumo na afirmação da identidade do indivíduo? É o que iremos tentar perceber.
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