A publicidade como gestora de identidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1246 |
Resumo: | Nas sociedades tradicionais, as identidades caracterizavam-se como sendo relativamente imóveis e ditadas pela tradição, posição social ocupada no grupo, etc. O advento da modernidade trouxe consigo uma globalização dos meios de comunicação e estes ganham importância enquanto instituições culturais, na medida em que actuam na formação e organização da vida social enquanto estruturas de produção e distribuição de sentido. Como consequência dos rápidos processos de mudança proporcionados pelo carácter global da modernidade, as identidades tornam-se cada vez mais instáveis e abertas à mudança e reconstrução. É papel da publicidade, enquanto produtora de cultura e agente de socialização, participar na construção e reconstrução identitária, apelando ao consumo de objectos que servem de diferenciadores sociais e que definem quem somos. De que formas faz este apelo? Que impacto tem o consumo na afirmação da identidade do indivíduo? É o que iremos tentar perceber. |
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A publicidade como gestora de identidadesPublicidade - IdentidadesPublicidade - Identidade pessoalPublicidade - Identidade objectoPublicidade - CorpoPublicidade - ModernidadePublicidade - Estudo de casosBenetton - Discurso publicitário - Estudo de casoNas sociedades tradicionais, as identidades caracterizavam-se como sendo relativamente imóveis e ditadas pela tradição, posição social ocupada no grupo, etc. O advento da modernidade trouxe consigo uma globalização dos meios de comunicação e estes ganham importância enquanto instituições culturais, na medida em que actuam na formação e organização da vida social enquanto estruturas de produção e distribuição de sentido. Como consequência dos rápidos processos de mudança proporcionados pelo carácter global da modernidade, as identidades tornam-se cada vez mais instáveis e abertas à mudança e reconstrução. É papel da publicidade, enquanto produtora de cultura e agente de socialização, participar na construção e reconstrução identitária, apelando ao consumo de objectos que servem de diferenciadores sociais e que definem quem somos. De que formas faz este apelo? Que impacto tem o consumo na afirmação da identidade do indivíduo? É o que iremos tentar perceber.In traditional societies, the identities were characterized by being relatively immovable and dictated on tradition, social position inside the group, etc. The modernity’s advent brought itself a globalization of the media and these gain importance as cultural institutions, by acting in the formation and organization of the social life as production’s and distribution’s structures of sense. As a consequence of the rapid changing processes offered by the global of modernity’s nature, the identities become even more unstable and open to change and reconstruction. It is an advertising’s task, as a culture producer and socialization’s agent, to participate in the identity’s construction and reconstruction, calling on objects' consumption that will act as social distinguishers and define people for what they are. In which ways does this appeal occur? What is the impact of consumption in asserting the individual’s identity? This is what we will try to understand.Universidade da Beira InteriorCamilo, Eduardo José MarcosuBibliorumMendes, Andreia Alves2013-07-10T08:33:11Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:07.861877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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