As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/758 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ganham cada vez mais relevância na vida das crianças. Hoje em dia, o contacto com as tecnologias é estabelecido precocemente e desperta nas crianças a curiosidade ao possibilitar o conhecimento através da descoberta. Recorrer às TIC, em contexto escolar, é cada vez mais frequente, e, por alguns, considerado como um meio facilitador das aprendizagens dos alunos. Contudo, esta problemática, ainda provoca desconforto e se, para uns, é enfrentado como um obstáculo, para outros é mais um desafio a superar. De acordo com o referido, o presente projeto de investigação pretende estudar a emergência das TIC e a sua influência na educação. Através de um estudo de investigação para a ação, pretende-se refletir sobre a utilização em contexto educativo das TIC, como meio para a aprendizagem da leitura e da escrita em crianças do 1º ano do 1º Ciclo. Palavras-chave: |
id |
RCAP_df846cf7a236c1a0159c42345588a8f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/758 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básicoTecnologias de informação e comunicaçãoLeituraEscritaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ganham cada vez mais relevância na vida das crianças. Hoje em dia, o contacto com as tecnologias é estabelecido precocemente e desperta nas crianças a curiosidade ao possibilitar o conhecimento através da descoberta. Recorrer às TIC, em contexto escolar, é cada vez mais frequente, e, por alguns, considerado como um meio facilitador das aprendizagens dos alunos. Contudo, esta problemática, ainda provoca desconforto e se, para uns, é enfrentado como um obstáculo, para outros é mais um desafio a superar. De acordo com o referido, o presente projeto de investigação pretende estudar a emergência das TIC e a sua influência na educação. Através de um estudo de investigação para a ação, pretende-se refletir sobre a utilização em contexto educativo das TIC, como meio para a aprendizagem da leitura e da escrita em crianças do 1º ano do 1º Ciclo. Palavras-chave:Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:16:36Z2015-01-19T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/758porCruz, Joana Rita Carocinho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:47Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:31.001880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title |
As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico Cruz, Joana Rita Carocinho da Tecnologias de informação e comunicação Leitura Escrita |
title_short |
As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Cruz, Joana Rita Carocinho da |
author_facet |
Cruz, Joana Rita Carocinho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Joana Rita Carocinho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação Leitura Escrita |
topic |
Tecnologias de informação e comunicação Leitura Escrita |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ganham cada vez mais relevância na vida das crianças. Hoje em dia, o contacto com as tecnologias é estabelecido precocemente e desperta nas crianças a curiosidade ao possibilitar o conhecimento através da descoberta. Recorrer às TIC, em contexto escolar, é cada vez mais frequente, e, por alguns, considerado como um meio facilitador das aprendizagens dos alunos. Contudo, esta problemática, ainda provoca desconforto e se, para uns, é enfrentado como um obstáculo, para outros é mais um desafio a superar. De acordo com o referido, o presente projeto de investigação pretende estudar a emergência das TIC e a sua influência na educação. Através de um estudo de investigação para a ação, pretende-se refletir sobre a utilização em contexto educativo das TIC, como meio para a aprendizagem da leitura e da escrita em crianças do 1º ano do 1º Ciclo. Palavras-chave: |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-28T13:16:36Z 2015-01-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/758 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858090991616 |