As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Joana Rita Carocinho da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/758
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ganham cada vez mais relevância na vida das crianças. Hoje em dia, o contacto com as tecnologias é estabelecido precocemente e desperta nas crianças a curiosidade ao possibilitar o conhecimento através da descoberta. Recorrer às TIC, em contexto escolar, é cada vez mais frequente, e, por alguns, considerado como um meio facilitador das aprendizagens dos alunos. Contudo, esta problemática, ainda provoca desconforto e se, para uns, é enfrentado como um obstáculo, para outros é mais um desafio a superar. De acordo com o referido, o presente projeto de investigação pretende estudar a emergência das TIC e a sua influência na educação. Através de um estudo de investigação para a ação, pretende-se refletir sobre a utilização em contexto educativo das TIC, como meio para a aprendizagem da leitura e da escrita em crianças do 1º ano do 1º Ciclo. Palavras-chave:
id RCAP_df846cf7a236c1a0159c42345588a8f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básicoTecnologias de informação e comunicaçãoLeituraEscritaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ganham cada vez mais relevância na vida das crianças. Hoje em dia, o contacto com as tecnologias é estabelecido precocemente e desperta nas crianças a curiosidade ao possibilitar o conhecimento através da descoberta. Recorrer às TIC, em contexto escolar, é cada vez mais frequente, e, por alguns, considerado como um meio facilitador das aprendizagens dos alunos. Contudo, esta problemática, ainda provoca desconforto e se, para uns, é enfrentado como um obstáculo, para outros é mais um desafio a superar. De acordo com o referido, o presente projeto de investigação pretende estudar a emergência das TIC e a sua influência na educação. Através de um estudo de investigação para a ação, pretende-se refletir sobre a utilização em contexto educativo das TIC, como meio para a aprendizagem da leitura e da escrita em crianças do 1º ano do 1º Ciclo. Palavras-chave:Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:16:36Z2015-01-19T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/758porCruz, Joana Rita Carocinho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:47Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:31.001880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
Cruz, Joana Rita Carocinho da
Tecnologias de informação e comunicação
Leitura
Escrita
title_short As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_full As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_sort As TIC na abordagem da leitura e da escrita, no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
author Cruz, Joana Rita Carocinho da
author_facet Cruz, Joana Rita Carocinho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Joana Rita Carocinho da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação
Leitura
Escrita
topic Tecnologias de informação e comunicação
Leitura
Escrita
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ganham cada vez mais relevância na vida das crianças. Hoje em dia, o contacto com as tecnologias é estabelecido precocemente e desperta nas crianças a curiosidade ao possibilitar o conhecimento através da descoberta. Recorrer às TIC, em contexto escolar, é cada vez mais frequente, e, por alguns, considerado como um meio facilitador das aprendizagens dos alunos. Contudo, esta problemática, ainda provoca desconforto e se, para uns, é enfrentado como um obstáculo, para outros é mais um desafio a superar. De acordo com o referido, o presente projeto de investigação pretende estudar a emergência das TIC e a sua influência na educação. Através de um estudo de investigação para a ação, pretende-se refletir sobre a utilização em contexto educativo das TIC, como meio para a aprendizagem da leitura e da escrita em crianças do 1º ano do 1º Ciclo. Palavras-chave:
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-28T13:16:36Z
2015-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/758
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858090991616