Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10052 |
Resumo: | Os relatos aqui descritos e problematizados surgem com o intuito de expor o trabalho elaborado ao longo do ano letivo de 2017/2018 num estágio de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Este estágio apresenta um programa baseado em quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e os seminários. É importante referir que estas áreas não surgem de forma separada, exemplo disso é a lecionação e a direção de turma serem praticadas na mesma turma. O desporto escolar pertence ao agrupamento de escolas. Esta foi uma área de investimento pessoal porque tive de aprofundar o meu estudo sobre a modalidade que escolhi. Os Seminários foram elaborados em torno de uma problemática da Educação Física e que identificámos ao longo da caracterização inicial. A análise conjunta de todos os apêndices, os anexos e o continuum deste documento mostram o trabalho efetuado nas diferentes áreas. Este documento está ainda organizado em três partes fundamentais: Contextualização da realidade presente neste estágio, análise critica e reflexiva de todos os processos e práticas pedagógicas e uma reflexão final sobre as aprendizagens retiradas deste processo de estágio. |
id |
RCAP_e061ee21be4d388036238dcc59209c1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de CarcavelosMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOS CURRICULARESDESPORTO ESCOLARPRÁTICAS PEDAGÓGICASSPORTPHYSICAL EDUCATIONCURRICULAR INTERNSHIPSSCHOOL SPORTSPEDAGOGICAL PRACTICESOs relatos aqui descritos e problematizados surgem com o intuito de expor o trabalho elaborado ao longo do ano letivo de 2017/2018 num estágio de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Este estágio apresenta um programa baseado em quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e os seminários. É importante referir que estas áreas não surgem de forma separada, exemplo disso é a lecionação e a direção de turma serem praticadas na mesma turma. O desporto escolar pertence ao agrupamento de escolas. Esta foi uma área de investimento pessoal porque tive de aprofundar o meu estudo sobre a modalidade que escolhi. Os Seminários foram elaborados em torno de uma problemática da Educação Física e que identificámos ao longo da caracterização inicial. A análise conjunta de todos os apêndices, os anexos e o continuum deste documento mostram o trabalho efetuado nas diferentes áreas. Este documento está ainda organizado em três partes fundamentais: Contextualização da realidade presente neste estágio, análise critica e reflexiva de todos os processos e práticas pedagógicas e uma reflexão final sobre as aprendizagens retiradas deste processo de estágio.The reports hereby described and problematized aim to expose the accomplished work over the 2017/2018 school year within the scope of an internship of Physical Education at Escola Básica e Secundária de Carcavelos. This internship offers a programme based on four areas: teaching, classroom leadership, school sport, and seminars. It’s importante to refer that these four areas are interlined, and the Teaching and the Classroom Leadership are an example of this connection as they are comprehended in the same class. The school sport belongs to the school group. This was an area of personal investment because i had to deepen my study on the modality i chose. The seminars were based on a recorrent problem of Physical Educationv that we have identified over the course of the initial characterization. The joint analysis between the appendices, the annexes and the continuum of this document illustrates the work undertaken on the different areas. This document contemplates three fundamental parts: contextualization of the reality of this internship, critical and reflexive analysis about the processes and my pedagogical practice and finnaly a final reflection of the main learning that i was able to withdraw from this intership.2020-02-12T19:39:54Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10052TID:202424014porSobral, Carlos Daniel Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:38.160298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos Sobral, Carlos Daniel Moreira MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS CURRICULARES DESPORTO ESCOLAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SPORT PHYSICAL EDUCATION CURRICULAR INTERNSHIPS SCHOOL SPORTS PEDAGOGICAL PRACTICES |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
author |
Sobral, Carlos Daniel Moreira |
author_facet |
Sobral, Carlos Daniel Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Carlos Daniel Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS CURRICULARES DESPORTO ESCOLAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SPORT PHYSICAL EDUCATION CURRICULAR INTERNSHIPS SCHOOL SPORTS PEDAGOGICAL PRACTICES |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS CURRICULARES DESPORTO ESCOLAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SPORT PHYSICAL EDUCATION CURRICULAR INTERNSHIPS SCHOOL SPORTS PEDAGOGICAL PRACTICES |
description |
Os relatos aqui descritos e problematizados surgem com o intuito de expor o trabalho elaborado ao longo do ano letivo de 2017/2018 num estágio de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Este estágio apresenta um programa baseado em quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e os seminários. É importante referir que estas áreas não surgem de forma separada, exemplo disso é a lecionação e a direção de turma serem praticadas na mesma turma. O desporto escolar pertence ao agrupamento de escolas. Esta foi uma área de investimento pessoal porque tive de aprofundar o meu estudo sobre a modalidade que escolhi. Os Seminários foram elaborados em torno de uma problemática da Educação Física e que identificámos ao longo da caracterização inicial. A análise conjunta de todos os apêndices, os anexos e o continuum deste documento mostram o trabalho efetuado nas diferentes áreas. Este documento está ainda organizado em três partes fundamentais: Contextualização da realidade presente neste estágio, análise critica e reflexiva de todos os processos e práticas pedagógicas e uma reflexão final sobre as aprendizagens retiradas deste processo de estágio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2020-02-12T19:39:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10052 TID:202424014 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10052 |
identifier_str_mv |
TID:202424014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131253462532096 |