O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12931 |
Resumo: | Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_e14b4aedbd5f9386238cbbe29cb66ad8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12931 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeirasEducação de infânciaFaz de contaInteração socialBrincadeirasChildhood educationPlayingPretended playSocial interactionRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo dar a conhecer as etapas das experiências durante as quais pude adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a educação de infância. Este está organizado por capítulos de acordo com a temática e relevância, sendo os mesmos identificados por números. Desta forma, apresento tanto a dimensão reflexiva como a investigativa, sem esquecer a reflexiva sobre a prática pedagógica vivida enquanto futura profissional de educação. Assim, inicialmente apresento o contexto educativo, da qual fazem parte o contexto e os intervenientes do mesmo, em seguida surge a dimensão reflexiva da intervenção em jardim-de-infância, que se refere às minhas intenções pedagógicas e posterior avaliação das mesmas. Depois surge a apresentação do estudo, onde pretendo analisar as brincadeiras das crianças em contexto de educação de infância, sendo que, a principal abordagem são os tipos de brincadeiras e as interações das crianças durante o brincar. Desta forma, pretendo conhecer as brincadeiras das crianças nos tempos que lhes são dados para brincar e quais são as interações que resultam dessas brincadeiras, tendo sido dinamizada uma revisão de literatura especializada sobre o tema, que me permitiu compreender melhor as brincadeiras das crianças. De seguida, são apresentados os resultados do estudo que indicam que as crianças interagem entre elas consoante as brincadeiras em que se envolvem e fazem-no essencialmente no âmbito do faz-de-conta, embora brinquem também de outras formas. Numa fase posterior, apresento uma reflexão sobre as minhas aprendizagens e a construção da minha identidade profissional como futura educadora de infância, tendo para isso, como foco, todo o processo académico teórico e prático vivido até aqui.ABSTRACT This report was prepared within the scope of the master's degree in Pre-School Education and aims to make known the stages of the experiences during which I was able to acquire theoretical and practical knowledge about childhood education. This is organized by chapters according to the theme and relevance, being identified by numbers. In this way, I present both the reflective and the investigative dimension, without forgetting the reflective on the pedagogical practice lived as a future education professional. Thus, initially I present the educational context, of which the context and its participants are part, then comes the reflexive dimension of the intervention in kindergarten, which refers to my pedagogical intentions and their subsequent evaluation. Then comes the presentation of the study, where I intend to analyze children's play in the context of early childhood education, and the main approach is the types of play and children's interactions during play. In this way, I intend to know the children's games in the times they are given to play and what are the interactions that result from these games, for which a specialized literature review on the theme was promoted, which allowed me to better understand the children's games. Finally, there follows the presentation of the results of the study, which indicate that children interact with each other depending on the games in which they engage and do so essentially within the scope of make-believe, although they also play in other ways. At a later stage, I present a reflection on my learning and the construction of my professional identity as a future kindergarten teacher, having as a focus, all the theoretical and practical academic process lived up to now.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaLino, DalilaRCIPLReis, Liliana Andreia dos Santos Ferreira dos2021-02-23T15:01:00Z2020-07-222020-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12931TID:202628728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:57.951616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeiras |
title |
O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeiras |
spellingShingle |
O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeiras Reis, Liliana Andreia dos Santos Ferreira dos Educação de infância Faz de conta Interação social Brincadeiras Childhood education Playing Pretended play Social interaction |
title_short |
O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeiras |
title_full |
O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeiras |
title_fullStr |
O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeiras |
title_full_unstemmed |
O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeiras |
title_sort |
O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeiras |
author |
Reis, Liliana Andreia dos Santos Ferreira dos |
author_facet |
Reis, Liliana Andreia dos Santos Ferreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Liliana Andreia dos Santos Ferreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Faz de conta Interação social Brincadeiras Childhood education Playing Pretended play Social interaction |
topic |
Educação de infância Faz de conta Interação social Brincadeiras Childhood education Playing Pretended play Social interaction |
description |
Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 2020-07-22T00:00:00Z 2021-02-23T15:01:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12931 TID:202628728 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12931 |
identifier_str_mv |
TID:202628728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133479729889280 |