Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2529 |
Resumo: | Atualmente os automóveis e outros veículos de transporte constituem um bem essencial da sociedade moderna. O aumento exponencial da utilização dos veículos motorizados reforça a probabilidade de ocorrência de acidentes rodoviários. Os acidentes rodoviários são considerados pelas Nações Unidas como um dos maiores problemas de saúde pública, e merece um estudo mais abrangente, para se atuar de forma mais eficaz e sustentável em função do homem e da sociedade. O impacto social e económico dos danos causados pelos acidentes rodoviários merece uma reflexão cuidada, sobretudo na prevenção, com vista a uma diminuição do número de acidentes (Nações Unidas, 2003). Neste contexto, existe uma necessidade premente no sentido da aplicação de fortes medidas corretivas e de mitigação por parte de todas as entidades responsáveis envolvidas diretamente e indiretamente na segurança rodoviária. A sinistralidade rodoviária deve ser considerada, para além de um problema devido a comportamentos inadequados associados a falhas do sistema de tráfego rodoviário e da sociedade civil, um grave problema de saúde pública, com as inerentes consequências sociais e económicas daí decorrentes. Por isso revela-se cada vez mais importante a diminuição da sinistralidade rodoviária. Ao longo do presente trabalho expõem-se as variáveis que influenciam o risco de ocorrência de acidentes rodoviários, a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na modelação do risco, e a análise que daí se efetuar para uma melhor interpretação da temática, bem como propostas de medidas de mitigação para esta problemática da sociedade. |
id |
RCAP_e275e3aff1a7a2bf78b0275c29062e82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2529 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de ValençaSinistralidade rodoviáriaSegurança rodoviáriaRiscos tecnológicosPrevençãoRoad accidentsRoad safetyTechnological risksPrevention.Atualmente os automóveis e outros veículos de transporte constituem um bem essencial da sociedade moderna. O aumento exponencial da utilização dos veículos motorizados reforça a probabilidade de ocorrência de acidentes rodoviários. Os acidentes rodoviários são considerados pelas Nações Unidas como um dos maiores problemas de saúde pública, e merece um estudo mais abrangente, para se atuar de forma mais eficaz e sustentável em função do homem e da sociedade. O impacto social e económico dos danos causados pelos acidentes rodoviários merece uma reflexão cuidada, sobretudo na prevenção, com vista a uma diminuição do número de acidentes (Nações Unidas, 2003). Neste contexto, existe uma necessidade premente no sentido da aplicação de fortes medidas corretivas e de mitigação por parte de todas as entidades responsáveis envolvidas diretamente e indiretamente na segurança rodoviária. A sinistralidade rodoviária deve ser considerada, para além de um problema devido a comportamentos inadequados associados a falhas do sistema de tráfego rodoviário e da sociedade civil, um grave problema de saúde pública, com as inerentes consequências sociais e económicas daí decorrentes. Por isso revela-se cada vez mais importante a diminuição da sinistralidade rodoviária. Ao longo do presente trabalho expõem-se as variáveis que influenciam o risco de ocorrência de acidentes rodoviários, a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na modelação do risco, e a análise que daí se efetuar para uma melhor interpretação da temática, bem como propostas de medidas de mitigação para esta problemática da sociedade.Today, automobiles and other transportation vehicles are an essential asset of modern society. The exponential increase in the use of motor vehicles increases the likelihood of road accidents. Road accidents are, according to the United Nations, one of the biggest public health problems, and need more comprehensive studies, to act in a more efficient and sustainable way. The social and economic impact of the damages caused by road accidents is considered a major concern, mainly in the prevention, in order to reduce the number of accidents, and therefore the number of dead and injured (United Nations, 2003). In this context, exists a pressing need to apply strong corrective and mitigation measures by all entities that are directly and indirectly responsible for road safety. Road accidents should be considered, not only a problem caused by inappropriate behaviour associated with failures of the road traffic system and civil society, a serious public health problem, with social and economic consequences. Throughout this work, the variables that influence the risk of road accident events, the importance of Geographic Information Systems (GIS) in risk modelling are exposed, and the analysis that can be drawn from that for a better interpretation of the theme, as well as mitigation measures for this issue of civil society. Throughout this work, the variables that influence the risk of road accident occurrences and the importance of Geographic Information Systems (GIS) in risk modelling are detailed. The analysis that can be drawn from this can provide a better interpretation of the theme, as well as propose mitigation measures for this issue.2021-06-02T08:45:10Z2020-07-30T00:00:00Z2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2529TID:202581829porExposto, Diana Alexandra Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:28Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:31.893171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença |
title |
Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença |
spellingShingle |
Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença Exposto, Diana Alexandra Fernandes Sinistralidade rodoviária Segurança rodoviária Riscos tecnológicos Prevenção Road accidents Road safety Technological risks Prevention. |
title_short |
Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença |
title_full |
Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença |
title_fullStr |
Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença |
title_full_unstemmed |
Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença |
title_sort |
Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença |
author |
Exposto, Diana Alexandra Fernandes |
author_facet |
Exposto, Diana Alexandra Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Exposto, Diana Alexandra Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sinistralidade rodoviária Segurança rodoviária Riscos tecnológicos Prevenção Road accidents Road safety Technological risks Prevention. |
topic |
Sinistralidade rodoviária Segurança rodoviária Riscos tecnológicos Prevenção Road accidents Road safety Technological risks Prevention. |
description |
Atualmente os automóveis e outros veículos de transporte constituem um bem essencial da sociedade moderna. O aumento exponencial da utilização dos veículos motorizados reforça a probabilidade de ocorrência de acidentes rodoviários. Os acidentes rodoviários são considerados pelas Nações Unidas como um dos maiores problemas de saúde pública, e merece um estudo mais abrangente, para se atuar de forma mais eficaz e sustentável em função do homem e da sociedade. O impacto social e económico dos danos causados pelos acidentes rodoviários merece uma reflexão cuidada, sobretudo na prevenção, com vista a uma diminuição do número de acidentes (Nações Unidas, 2003). Neste contexto, existe uma necessidade premente no sentido da aplicação de fortes medidas corretivas e de mitigação por parte de todas as entidades responsáveis envolvidas diretamente e indiretamente na segurança rodoviária. A sinistralidade rodoviária deve ser considerada, para além de um problema devido a comportamentos inadequados associados a falhas do sistema de tráfego rodoviário e da sociedade civil, um grave problema de saúde pública, com as inerentes consequências sociais e económicas daí decorrentes. Por isso revela-se cada vez mais importante a diminuição da sinistralidade rodoviária. Ao longo do presente trabalho expõem-se as variáveis que influenciam o risco de ocorrência de acidentes rodoviários, a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na modelação do risco, e a análise que daí se efetuar para uma melhor interpretação da temática, bem como propostas de medidas de mitigação para esta problemática da sociedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30T00:00:00Z 2020-07-30 2021-06-02T08:45:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2529 TID:202581829 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2529 |
identifier_str_mv |
TID:202581829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131521449197568 |