Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318 |
Resumo: | UID/EAT/00693/2013 |
id |
RCAP_e461a85feacff236ac2fe3718c543d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/63227 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoeficácia e Estilos de Aprendizagemum estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regularAutoeficáciaEstilos de aprendizagemEstudantes do ensino especializadoDesign investigativo mistoUID/EAT/00693/2013Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de partida um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a partir de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNCorreia Castilho, LuísaPereira, CristinaRamirez Celis, Nicolas2019-03-13T23:19:32Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7application/pdfhttp://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318por1646-9054PURE: 12050101http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:57Zoai:run.unl.pt:10362/63227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:53.365892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular |
title |
Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem |
spellingShingle |
Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem Correia Castilho, Luísa Autoeficácia Estilos de aprendizagem Estudantes do ensino especializado Design investigativo misto |
title_short |
Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem |
title_full |
Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem |
title_fullStr |
Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem |
title_sort |
Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem |
author |
Correia Castilho, Luísa |
author_facet |
Correia Castilho, Luísa Pereira, Cristina Ramirez Celis, Nicolas |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Cristina Ramirez Celis, Nicolas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia Castilho, Luísa Pereira, Cristina Ramirez Celis, Nicolas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia Estilos de aprendizagem Estudantes do ensino especializado Design investigativo misto |
topic |
Autoeficácia Estilos de aprendizagem Estudantes do ensino especializado Design investigativo misto |
description |
UID/EAT/00693/2013 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-03-13T23:19:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318 |
url |
http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-9054 PURE: 12050101 http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
7 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137960828862464 |