Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Renata Manuela Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1512
Resumo: O presente trabalho de investigação visa promover o desenvolvimento da literacia utilizando como estratégia os contos tradicionais. Neste sentido pretendeu-se conhecer em que medida as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e da escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia. Para além de se pretender refletir sobre a problemática anteriormente descrita, pretendeu-se apresentar propostas de ação que vão de encontro aos objetivos delineados. Com base na questão formulada, valorizando de igual forma as diferentes áreas de conteúdo, os objetivos foram os seguintes: promover a descoberta e apreensão da funcionalidade da linguagem oral e da escrita; promover a participação ativa das crianças em atividades que desenvolvam competências de literacia emergente, bem como desenvolver estratégias e atividades mais sistemáticas de exploração e desenvolvimento da linguagem. Neste estudo estiveram envolvidas vinte e uma crianças, cujas idades variavam entre os três, quatro e cinco anos de idade e onde constava uma criança com a síndrome de Mutismo. As experiências de aprendizagem proporcionadas foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança, de acordo com os seus interesses e necessidades. No que concerne à metodologia, optou-se por uma metodologia investigação-ação de índole qualitativa. Neste sentido, a observação participante, as notas de campo, a documentação fotográfica e de vídeo, as grelhas de observação, bem como a análise de produções das crianças foram os instrumentos metodológicos utilizados para registar os dados da observação. Esta recolha apenas foi possível através de um percurso pedagógico formado por várias atividades, implementadas entre os meses de outubro e dezembro do ano transato. Através deste estudo pode-se verificar que as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia.
id RCAP_e4842d88aa74fa00aaeda0d681dba8d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literaciaEducação pré-escolarLiteracia emergenteContos tradicionaisFamíliaPre-schoolEmergent literacyTraditional talesFamilyO presente trabalho de investigação visa promover o desenvolvimento da literacia utilizando como estratégia os contos tradicionais. Neste sentido pretendeu-se conhecer em que medida as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e da escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia. Para além de se pretender refletir sobre a problemática anteriormente descrita, pretendeu-se apresentar propostas de ação que vão de encontro aos objetivos delineados. Com base na questão formulada, valorizando de igual forma as diferentes áreas de conteúdo, os objetivos foram os seguintes: promover a descoberta e apreensão da funcionalidade da linguagem oral e da escrita; promover a participação ativa das crianças em atividades que desenvolvam competências de literacia emergente, bem como desenvolver estratégias e atividades mais sistemáticas de exploração e desenvolvimento da linguagem. Neste estudo estiveram envolvidas vinte e uma crianças, cujas idades variavam entre os três, quatro e cinco anos de idade e onde constava uma criança com a síndrome de Mutismo. As experiências de aprendizagem proporcionadas foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança, de acordo com os seus interesses e necessidades. No que concerne à metodologia, optou-se por uma metodologia investigação-ação de índole qualitativa. Neste sentido, a observação participante, as notas de campo, a documentação fotográfica e de vídeo, as grelhas de observação, bem como a análise de produções das crianças foram os instrumentos metodológicos utilizados para registar os dados da observação. Esta recolha apenas foi possível através de um percurso pedagógico formado por várias atividades, implementadas entre os meses de outubro e dezembro do ano transato. Através deste estudo pode-se verificar que as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia.This research work aims to promote the development of literacy, using traditional tales as a strategy. In this sense it was intended to know the extent to which learning experiences in reading and writing contributes to the development of literacy skills. Besides the reflection on the problems described above, it was intended to present proposals for action that will meet the goals outlined. Based on the question proposed, valuing equally the different content areas, the objectives were: to promote the discovery and seizure of the functionality of oral language and writing, to propose the active participation of children in activities that develop emerging literacy skills and to develop strategies and activities more systematic of exploration and development of language. In this study were involved twenty-one children, whose ages varied from three to four and five years old, including a child with the syndrome of Mutism. The learning experiences offered were structured taking into account the development of the children, according to their interests and needs. Regarding the methodology, we opted for an action-research methodology of qualitative nature. In this sense, participant observation, field notes, photographic documentation and video, the grids of observation and analysis of children's productions were the methodological tools used to record the data from the bservations. This collection was only possible through an educational course consisting of various activities implemented between October and December of the past year (2011). Through this study it is found that the learning experiences in reading and writing contribute to the development of literacy skills.2016-04-04T18:07:32Z2012-05-17T00:00:00Z2012-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1512porFernandes, Renata Manuela Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:02Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:09.194292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia
title Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia
spellingShingle Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia
Fernandes, Renata Manuela Machado
Educação pré-escolar
Literacia emergente
Contos tradicionais
Família
Pre-school
Emergent literacy
Traditional tales
Family
title_short Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia
title_full Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia
title_fullStr Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia
title_full_unstemmed Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia
title_sort Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia
author Fernandes, Renata Manuela Machado
author_facet Fernandes, Renata Manuela Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Renata Manuela Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Literacia emergente
Contos tradicionais
Família
Pre-school
Emergent literacy
Traditional tales
Family
topic Educação pré-escolar
Literacia emergente
Contos tradicionais
Família
Pre-school
Emergent literacy
Traditional tales
Family
description O presente trabalho de investigação visa promover o desenvolvimento da literacia utilizando como estratégia os contos tradicionais. Neste sentido pretendeu-se conhecer em que medida as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e da escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia. Para além de se pretender refletir sobre a problemática anteriormente descrita, pretendeu-se apresentar propostas de ação que vão de encontro aos objetivos delineados. Com base na questão formulada, valorizando de igual forma as diferentes áreas de conteúdo, os objetivos foram os seguintes: promover a descoberta e apreensão da funcionalidade da linguagem oral e da escrita; promover a participação ativa das crianças em atividades que desenvolvam competências de literacia emergente, bem como desenvolver estratégias e atividades mais sistemáticas de exploração e desenvolvimento da linguagem. Neste estudo estiveram envolvidas vinte e uma crianças, cujas idades variavam entre os três, quatro e cinco anos de idade e onde constava uma criança com a síndrome de Mutismo. As experiências de aprendizagem proporcionadas foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança, de acordo com os seus interesses e necessidades. No que concerne à metodologia, optou-se por uma metodologia investigação-ação de índole qualitativa. Neste sentido, a observação participante, as notas de campo, a documentação fotográfica e de vídeo, as grelhas de observação, bem como a análise de produções das crianças foram os instrumentos metodológicos utilizados para registar os dados da observação. Esta recolha apenas foi possível através de um percurso pedagógico formado por várias atividades, implementadas entre os meses de outubro e dezembro do ano transato. Através deste estudo pode-se verificar que as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-17T00:00:00Z
2012-05-17
2016-04-04T18:07:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1512
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131517654401024