A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1297 |
Resumo: | O presente relatório enquadra-se nos estágios do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Durante esta prática pedagógica na valência de Educação Pré-Escolar e 1ºCEB, a mestranda procurou saber sempre mais sobre educação, através de perspetivas teóricas, documentos institucionais e, ainda, através de alguns instrumentos e técnicas pedagógicas. Neste relatório são abordados alguns temas imprescindíveis na prática docente. O ato de observar, planificar, agir e avaliar fazem parte de todo um processo complexo do papel desempenhado por um docente. Por fim, toda esta prática educativa foi potenciadora de crescimento e desenvolvimento profissional como futura educadora/professora. Assim, numa fase final do relatório, a mestranda apresenta uma reflexão sobre o balanço de toda a sua intervenção educativa. ABSTRACT This report is part of the Stage Master of Pre-school Education and Primary Education. During this pedagogical practice in the valences of Pre-school Education and Primary Education, the stage student sought to know more through theoretical perspectives, institutional documents and also through some tools and teaching techniques. In this report are addressed some essential topics in the professional practice of a teacher. The act of observing, planning, act and evaluation is part of the whole process of complex role of a teacher. Finally, all this educational practice was growth-enhancing and professional development as a future educator / teacher. Thus, in the final phase of the report, the stage student presents a reflection on the final balance of the entire educational intervention.ESEPF17 |
id |
RCAP_e4e5b5efc5a3f3e7051f0a09c9f3ba45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1297 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório enquadra-se nos estágios do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Durante esta prática pedagógica na valência de Educação Pré-Escolar e 1ºCEB, a mestranda procurou saber sempre mais sobre educação, através de perspetivas teóricas, documentos institucionais e, ainda, através de alguns instrumentos e técnicas pedagógicas. Neste relatório são abordados alguns temas imprescindíveis na prática docente. O ato de observar, planificar, agir e avaliar fazem parte de todo um processo complexo do papel desempenhado por um docente. Por fim, toda esta prática educativa foi potenciadora de crescimento e desenvolvimento profissional como futura educadora/professora. Assim, numa fase final do relatório, a mestranda apresenta uma reflexão sobre o balanço de toda a sua intervenção educativa. ABSTRACT This report is part of the Stage Master of Pre-school Education and Primary Education. During this pedagogical practice in the valences of Pre-school Education and Primary Education, the stage student sought to know more through theoretical perspectives, institutional documents and also through some tools and teaching techniques. In this report are addressed some essential topics in the professional practice of a teacher. The act of observing, planning, act and evaluation is part of the whole process of complex role of a teacher. Finally, all this educational practice was growth-enhancing and professional development as a future educator / teacher. Thus, in the final phase of the report, the stage student presents a reflection on the final balance of the entire educational intervention.ESEPF172013-11-05T16:37:00Z2013-07-12T00:00:00Z2013-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1297TID:201908875porMoreira, Diana Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.765069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title |
A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico Moreira, Diana Filipa Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A simbiose da educação - aprender a aprender em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Moreira, Diana Filipa |
author_facet |
Moreira, Diana Filipa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Diana Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente relatório enquadra-se nos estágios do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Durante esta prática pedagógica na valência de Educação Pré-Escolar e 1ºCEB, a mestranda procurou saber sempre mais sobre educação, através de perspetivas teóricas, documentos institucionais e, ainda, através de alguns instrumentos e técnicas pedagógicas. Neste relatório são abordados alguns temas imprescindíveis na prática docente. O ato de observar, planificar, agir e avaliar fazem parte de todo um processo complexo do papel desempenhado por um docente. Por fim, toda esta prática educativa foi potenciadora de crescimento e desenvolvimento profissional como futura educadora/professora. Assim, numa fase final do relatório, a mestranda apresenta uma reflexão sobre o balanço de toda a sua intervenção educativa. ABSTRACT This report is part of the Stage Master of Pre-school Education and Primary Education. During this pedagogical practice in the valences of Pre-school Education and Primary Education, the stage student sought to know more through theoretical perspectives, institutional documents and also through some tools and teaching techniques. In this report are addressed some essential topics in the professional practice of a teacher. The act of observing, planning, act and evaluation is part of the whole process of complex role of a teacher. Finally, all this educational practice was growth-enhancing and professional development as a future educator / teacher. Thus, in the final phase of the report, the stage student presents a reflection on the final balance of the entire educational intervention.ESEPF17 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-05T16:37:00Z 2013-07-12T00:00:00Z 2013-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1297 TID:201908875 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1297 |
identifier_str_mv |
TID:201908875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621889146880 |