Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Pedro Miguel Dinis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15296
Resumo: Nos dias que correm, é de capital importância para as organizações, centrar o conhecimento organizacional e, desta forma, as suas competências centrais nos fatores críticos de sucesso do negócio onde estão a atuar. O processo de Database Marketing tem vindo a ter uma aplicação crescente no suporte às decisões em diversas organizações da nossa sociedade. De facto, este pode ser aplicado numa grande diversidade de contextos. O trabalho agora proposto tem por objetivo descrever a importância do Database Marketing na construção do conhecimento organizacional na área da distribuição alimentar, nomeadamente no suporte as políticas de marketing relacional. No âmbito deste trabalho, será apresentado a aplicação de um processo de Database Marketing na área da distribuição alimentar. O trabalho desenvolvido na extração de conhecimento, tendo por base técnicas de estatística descritiva implementadas com recurso a técnicas de Structured Query Language, revelou que a utilização destas, permite extrair informação e conhecimento capazes de alimentar, quer processos estratégicos, quer processos operacionais, na área da distribuição alimentar. Desta forma, as organizações podem, com poucos recursos, implementar processos de Database Marketing sem terem de recorrer a investimentos avultados, tanto na aquisição de programas sofisticados de Database Marketing, como na contratação dos serviços de empresas especializadas na implementação destes processos; ABSTRACT: In today’s world, it is crucial for organizations to center organizational knowledge and thus, their core capacities on the critical success factors of their business. The Database Marketing process has increased its applications in decision-making in various organizations of our society. In fact, it can be applied in various contexts. The aim of this paper is to describe the importance of Database Marketing in forming organizational knowledge in the food distribution sector, namely as a support to relationship marketing policies. This study, will propound a database structure to support a Database Marketing process in the food distribution sector. The work developed on the extraction of knowledge, based on descriptive statistical techniques implemented using Structured Query Language techniques, revealed that the use of these, allows you to extract information and knowledge capable of feeding both strategic and operational processes in the food distribution area. Thus, organizations can, with few resources, implement Database Marketing processes without having to resort to large investments in the acquisition of sophisticated Database Marketing programs or the contracting of companies specialized in the implementation of these processes.
id RCAP_e542f976fe9f44e5feb94401fccd7b49
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentarDatabase marketingDistribuição alimentarCRMDatabase marketingRetail foodCRMNos dias que correm, é de capital importância para as organizações, centrar o conhecimento organizacional e, desta forma, as suas competências centrais nos fatores críticos de sucesso do negócio onde estão a atuar. O processo de Database Marketing tem vindo a ter uma aplicação crescente no suporte às decisões em diversas organizações da nossa sociedade. De facto, este pode ser aplicado numa grande diversidade de contextos. O trabalho agora proposto tem por objetivo descrever a importância do Database Marketing na construção do conhecimento organizacional na área da distribuição alimentar, nomeadamente no suporte as políticas de marketing relacional. No âmbito deste trabalho, será apresentado a aplicação de um processo de Database Marketing na área da distribuição alimentar. O trabalho desenvolvido na extração de conhecimento, tendo por base técnicas de estatística descritiva implementadas com recurso a técnicas de Structured Query Language, revelou que a utilização destas, permite extrair informação e conhecimento capazes de alimentar, quer processos estratégicos, quer processos operacionais, na área da distribuição alimentar. Desta forma, as organizações podem, com poucos recursos, implementar processos de Database Marketing sem terem de recorrer a investimentos avultados, tanto na aquisição de programas sofisticados de Database Marketing, como na contratação dos serviços de empresas especializadas na implementação destes processos; ABSTRACT: In today’s world, it is crucial for organizations to center organizational knowledge and thus, their core capacities on the critical success factors of their business. The Database Marketing process has increased its applications in decision-making in various organizations of our society. In fact, it can be applied in various contexts. The aim of this paper is to describe the importance of Database Marketing in forming organizational knowledge in the food distribution sector, namely as a support to relationship marketing policies. This study, will propound a database structure to support a Database Marketing process in the food distribution sector. The work developed on the extraction of knowledge, based on descriptive statistical techniques implemented using Structured Query Language techniques, revealed that the use of these, allows you to extract information and knowledge capable of feeding both strategic and operational processes in the food distribution area. Thus, organizations can, with few resources, implement Database Marketing processes without having to resort to large investments in the acquisition of sophisticated Database Marketing programs or the contracting of companies specialized in the implementation of these processes.Universidade de Évora2015-09-01T10:33:23Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15296http://hdl.handle.net/10174/15296porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt666Girão, Pedro Miguel Dinisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:54.972818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar
title Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar
spellingShingle Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar
Girão, Pedro Miguel Dinis
Database marketing
Distribuição alimentar
CRM
Database marketing
Retail food
CRM
title_short Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar
title_full Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar
title_fullStr Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar
title_full_unstemmed Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar
title_sort Database marketing como ferramenta de suporte às políticas de CRM na área da distribuição alimentar
author Girão, Pedro Miguel Dinis
author_facet Girão, Pedro Miguel Dinis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girão, Pedro Miguel Dinis
dc.subject.por.fl_str_mv Database marketing
Distribuição alimentar
CRM
Database marketing
Retail food
CRM
topic Database marketing
Distribuição alimentar
CRM
Database marketing
Retail food
CRM
description Nos dias que correm, é de capital importância para as organizações, centrar o conhecimento organizacional e, desta forma, as suas competências centrais nos fatores críticos de sucesso do negócio onde estão a atuar. O processo de Database Marketing tem vindo a ter uma aplicação crescente no suporte às decisões em diversas organizações da nossa sociedade. De facto, este pode ser aplicado numa grande diversidade de contextos. O trabalho agora proposto tem por objetivo descrever a importância do Database Marketing na construção do conhecimento organizacional na área da distribuição alimentar, nomeadamente no suporte as políticas de marketing relacional. No âmbito deste trabalho, será apresentado a aplicação de um processo de Database Marketing na área da distribuição alimentar. O trabalho desenvolvido na extração de conhecimento, tendo por base técnicas de estatística descritiva implementadas com recurso a técnicas de Structured Query Language, revelou que a utilização destas, permite extrair informação e conhecimento capazes de alimentar, quer processos estratégicos, quer processos operacionais, na área da distribuição alimentar. Desta forma, as organizações podem, com poucos recursos, implementar processos de Database Marketing sem terem de recorrer a investimentos avultados, tanto na aquisição de programas sofisticados de Database Marketing, como na contratação dos serviços de empresas especializadas na implementação destes processos; ABSTRACT: In today’s world, it is crucial for organizations to center organizational knowledge and thus, their core capacities on the critical success factors of their business. The Database Marketing process has increased its applications in decision-making in various organizations of our society. In fact, it can be applied in various contexts. The aim of this paper is to describe the importance of Database Marketing in forming organizational knowledge in the food distribution sector, namely as a support to relationship marketing policies. This study, will propound a database structure to support a Database Marketing process in the food distribution sector. The work developed on the extraction of knowledge, based on descriptive statistical techniques implemented using Structured Query Language techniques, revealed that the use of these, allows you to extract information and knowledge capable of feeding both strategic and operational processes in the food distribution area. Thus, organizations can, with few resources, implement Database Marketing processes without having to resort to large investments in the acquisition of sophisticated Database Marketing programs or the contracting of companies specialized in the implementation of these processes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T10:33:23Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15296
http://hdl.handle.net/10174/15296
url http://hdl.handle.net/10174/15296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
teses@bib.uevora.pt
666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563102220288