Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34825 |
Resumo: | Esta dissertação divide-se em duas partes distintas. A primeira parte centra-se no relatório de estágio, realizado na Escola Artística do Conservatório Nacional sob a orientação do Professor Luis Sá Pessoa. A segunda parte pretende abordar o conceito de autonomia na educação, através de algumas áreas das ciências e da pedagogia, e perceber a sua importância para o desenvolvimento do aluno. Serão propostos alguns exercícios para o desenvolvimento da prática instrumental individual do aluno. E através do método de entrevista e questionário procura-se perceber como os docentes de violoncelo abordam algumas questões do ensino; Internship Report at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Pedagogical Strategies for Teaching Cello in Basic Education - Abstract: This dissertation is divided into two distinct parts. The first part focuses on the internship report, held at the Artistic School of the National Conservatory, under the guidance of Professor Luis Sá Pessoa. The second part aims to approach the concept of autonomy in education, through some areas of science and pedagogy and realize its importance for student development. Some exercises will be proposed for the development of the student's individual instrumental practice. And through the interview method and questionnaire, we try to understand how cello teachers approach some teaching questions. |
id |
RCAP_e5a931eecb27c32cad8bcb448b935564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/34825 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básicoViolonceloAlunoAutonomiaEnsinoEstratégiasCelloStudentAutonomyTeachingStrategiesEsta dissertação divide-se em duas partes distintas. A primeira parte centra-se no relatório de estágio, realizado na Escola Artística do Conservatório Nacional sob a orientação do Professor Luis Sá Pessoa. A segunda parte pretende abordar o conceito de autonomia na educação, através de algumas áreas das ciências e da pedagogia, e perceber a sua importância para o desenvolvimento do aluno. Serão propostos alguns exercícios para o desenvolvimento da prática instrumental individual do aluno. E através do método de entrevista e questionário procura-se perceber como os docentes de violoncelo abordam algumas questões do ensino; Internship Report at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Pedagogical Strategies for Teaching Cello in Basic Education - Abstract: This dissertation is divided into two distinct parts. The first part focuses on the internship report, held at the Artistic School of the National Conservatory, under the guidance of Professor Luis Sá Pessoa. The second part aims to approach the concept of autonomy in education, through some areas of science and pedagogy and realize its importance for student development. Some exercises will be proposed for the development of the student's individual instrumental practice. And through the interview method and questionnaire, we try to understand how cello teachers approach some teaching questions.Universidade de Évora2023-03-06T14:45:19Z2023-03-062023-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34825http://hdl.handle.net/10174/34825TID:203161068porDepartamento de Músicapedromlvc@gmail.com203Cruz, Pedro Miguel Lucas Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:21.551639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico |
title |
Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico Cruz, Pedro Miguel Lucas Vaz Violoncelo Aluno Autonomia Ensino Estratégias Cello Student Autonomy Teaching Strategies |
title_short |
Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico |
title_full |
Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico |
title_sort |
Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico |
author |
Cruz, Pedro Miguel Lucas Vaz |
author_facet |
Cruz, Pedro Miguel Lucas Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Pedro Miguel Lucas Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violoncelo Aluno Autonomia Ensino Estratégias Cello Student Autonomy Teaching Strategies |
topic |
Violoncelo Aluno Autonomia Ensino Estratégias Cello Student Autonomy Teaching Strategies |
description |
Esta dissertação divide-se em duas partes distintas. A primeira parte centra-se no relatório de estágio, realizado na Escola Artística do Conservatório Nacional sob a orientação do Professor Luis Sá Pessoa. A segunda parte pretende abordar o conceito de autonomia na educação, através de algumas áreas das ciências e da pedagogia, e perceber a sua importância para o desenvolvimento do aluno. Serão propostos alguns exercícios para o desenvolvimento da prática instrumental individual do aluno. E através do método de entrevista e questionário procura-se perceber como os docentes de violoncelo abordam algumas questões do ensino; Internship Report at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Pedagogical Strategies for Teaching Cello in Basic Education - Abstract: This dissertation is divided into two distinct parts. The first part focuses on the internship report, held at the Artistic School of the National Conservatory, under the guidance of Professor Luis Sá Pessoa. The second part aims to approach the concept of autonomy in education, through some areas of science and pedagogy and realize its importance for student development. Some exercises will be proposed for the development of the student's individual instrumental practice. And through the interview method and questionnaire, we try to understand how cello teachers approach some teaching questions. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-06T14:45:19Z 2023-03-06 2023-01-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/34825 http://hdl.handle.net/10174/34825 TID:203161068 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/34825 |
identifier_str_mv |
TID:203161068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música pedromlvc@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136715659542528 |