A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Silvia Caetano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5848
Resumo: O presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional II do Pré-Escolar e da Prática Profissional III do 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo geral deste estudo foi promover a leitura de histórias e contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral. A Literatura Infantil é crucial para a formação de qualquer criança, ouvir histórias desencadeia o imaginário infantil, estimula o intelecto, formula hipóteses e desenvolve o potencial e as habilidades da mesma. De facto, quando referimos o desenvolvimento da linguagem oral, devemos compreender que estamos a tratar de um processo em que a criança adquire, evolutivamente, capacidades linguísticas que lhe possibilitam comunicar e interagir oralmente com outros. Mediante o uso de alguns instrumentos de recolha de dados, foi possível chegar a algumas conclusões: i) potenciar momentos de leitura às crianças faz com que estas desenvolvam competências na compreensão, atenção, oralidade; ii) o adulto é um agente essencial na promoção da leitura de histórias às crianças, despertando nestas o gosto pela leitura.
id RCAP_e79d1fac9bb5a9d9ccad6455e89cc145
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oralLiteratura infantilLeitura de históriasPré-Escolar1º Ciclo do ensino básicoO presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional II do Pré-Escolar e da Prática Profissional III do 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo geral deste estudo foi promover a leitura de histórias e contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral. A Literatura Infantil é crucial para a formação de qualquer criança, ouvir histórias desencadeia o imaginário infantil, estimula o intelecto, formula hipóteses e desenvolve o potencial e as habilidades da mesma. De facto, quando referimos o desenvolvimento da linguagem oral, devemos compreender que estamos a tratar de um processo em que a criança adquire, evolutivamente, capacidades linguísticas que lhe possibilitam comunicar e interagir oralmente com outros. Mediante o uso de alguns instrumentos de recolha de dados, foi possível chegar a algumas conclusões: i) potenciar momentos de leitura às crianças faz com que estas desenvolvam competências na compreensão, atenção, oralidade; ii) o adulto é um agente essencial na promoção da leitura de histórias às crianças, despertando nestas o gosto pela leitura.2023-03-01T12:24:15Z2022-09-30T00:00:00Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5848TID:203087950porSanches, Silvia Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:12Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:23.674393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral
title A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral
spellingShingle A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral
Sanches, Silvia Caetano
Literatura infantil
Leitura de histórias
Pré-Escolar
1º Ciclo do ensino básico
title_short A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral
title_full A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral
title_fullStr A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral
title_full_unstemmed A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral
title_sort A importância da leitura de histórias no desenvolvimento do oral
author Sanches, Silvia Caetano
author_facet Sanches, Silvia Caetano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Silvia Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Leitura de histórias
Pré-Escolar
1º Ciclo do ensino básico
topic Literatura infantil
Leitura de histórias
Pré-Escolar
1º Ciclo do ensino básico
description O presente relatório tem como propósito apresentar e refletir acerca da Prática Profissional II do Pré-Escolar e da Prática Profissional III do 1º Ciclo do Ensino Básico inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo geral deste estudo foi promover a leitura de histórias e contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral. A Literatura Infantil é crucial para a formação de qualquer criança, ouvir histórias desencadeia o imaginário infantil, estimula o intelecto, formula hipóteses e desenvolve o potencial e as habilidades da mesma. De facto, quando referimos o desenvolvimento da linguagem oral, devemos compreender que estamos a tratar de um processo em que a criança adquire, evolutivamente, capacidades linguísticas que lhe possibilitam comunicar e interagir oralmente com outros. Mediante o uso de alguns instrumentos de recolha de dados, foi possível chegar a algumas conclusões: i) potenciar momentos de leitura às crianças faz com que estas desenvolvam competências na compreensão, atenção, oralidade; ii) o adulto é um agente essencial na promoção da leitura de histórias às crianças, despertando nestas o gosto pela leitura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30T00:00:00Z
2022-09-30
2023-03-01T12:24:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5848
TID:203087950
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5848
identifier_str_mv TID:203087950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130945071087616