Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Soraia Liliana Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3109
Resumo: Entenda-se o presente relatório como um aglutinar conciso do conhecimento didático-pedagógico e investigativo-reflexivo adquirido no decurso das práticas pedagógicas, corporizadas em contexto de formação inicial para a docência na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche de Santa Cruz, o qual se destina à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumindo como desiderato a estruturação de intervenções pedagógicas sustentadas e intencionais, procurei nutrificá-las com pressupostos teóricos e metodológicos. Por conseguinte, neste relatório apresento o embasamento teórico e metodológico que foi analisado e transposto para a minha ação educativa, dedicando um maior enfoque na vertente prática desenvolvida em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ainda, sob a égide da práxis educativa e da complexidade que lhe é intrinsecamente inerente, reitero que o professor, enquanto investigador, deverá assumir uma postura emancipadora ao delinear as suas intervenções com base na metodologia de Investigação-Ação, que objetivando uma melhoria efetiva das ações educativas, exige uma reflexão ponderada tanto sobre possíveis soluções e correspondentes implicações, como de responsabilidades éticas. Assim, a Prática Pedagógica I desenvolveu-se tendo como sustentáculo a questão de investigação: De que forma a cooperação entre as crianças da Sala dos Coelhinhos pode promover o desenvolvimento de relações intra e interpessoais positivas? Por seu turno, no âmbito da Prática Pedagógica II intentou-se responder à questão: De que forma pode ser estimulado o gosto e o prazer pela Matemática nos alunos do 2.ºB? Por último, no contexto da Prática Pedagógica III formulou-se a questão-problema: Como desenvolver as competências de pensamento crítico nos alunos do 3.ºB? Saliente-se que de forma a encontrar solução para estas questões empregou-se distintas estratégias, nomeadamente a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem experiencial, considerando os objetivos traçados para cada projeto e visando atingir além de aprendizagens significativas, uma educação de qualidade.
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Assumindo como desiderato a estruturação de intervenções pedagógicas sustentadas e intencionais, procurei nutrificá-las com pressupostos teóricos e metodológicos. Por conseguinte, neste relatório apresento o embasamento teórico e metodológico que foi analisado e transposto para a minha ação educativa, dedicando um maior enfoque na vertente prática desenvolvida em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ainda, sob a égide da práxis educativa e da complexidade que lhe é intrinsecamente inerente, reitero que o professor, enquanto investigador, deverá assumir uma postura emancipadora ao delinear as suas intervenções com base na metodologia de Investigação-Ação, que objetivando uma melhoria efetiva das ações educativas, exige uma reflexão ponderada tanto sobre possíveis soluções e correspondentes implicações, como de responsabilidades éticas. Assim, a Prática Pedagógica I desenvolveu-se tendo como sustentáculo a questão de investigação: De que forma a cooperação entre as crianças da Sala dos Coelhinhos pode promover o desenvolvimento de relações intra e interpessoais positivas? Por seu turno, no âmbito da Prática Pedagógica II intentou-se responder à questão: De que forma pode ser estimulado o gosto e o prazer pela Matemática nos alunos do 2.ºB? Por último, no contexto da Prática Pedagógica III formulou-se a questão-problema: Como desenvolver as competências de pensamento crítico nos alunos do 3.ºB? Saliente-se que de forma a encontrar solução para estas questões empregou-se distintas estratégias, nomeadamente a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem experiencial, considerando os objetivos traçados para cada projeto e visando atingir além de aprendizagens significativas, uma educação de qualidade.This report is understood as a concise agglutination of didactic-pedagogical and investigative-reflective knowledge acquired in the educational practices, embodied in the context of initial training for teaching at the Escola Básica com Pré-Escolar e Creche de Santa Cruz, which is intended to obtain the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. Assuming the structuring of sustained and intentional pedagogical interventions as a goal, I tried to nurture them with theoretical and methodological assumptions. Therefore, in this report I present the theoretical and methodological basis that was analyzed and transposed to my educational action, dedicating a greater focus on the practical aspect developed in contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Still, under the aegis of the educational praxis and of the complexity that is inherently inherent to it, I reiterate that the teacher, as a researcher, must assume an emancipatory posture when delineating his interventions based on the Research-Action methodology, which aiming at an effective improvement of educational actions, requires thoughtful reflection on both possible solutions and corresponding implications, as well as ethical responsibilities. Thus, Pedagogical Practice I was developed based on the research question: How can cooperation between children in the Sala dos Coelhinhos promote the development of positive intra and interpersonal relationships? In turn, in the context of Pedagogical Practice II, it was attempted to answer the question: How can the taste and pleasure of Mathematics be stimulated in students of 2nd grade? Finally, within the scope of Pedagogical Practice III, the problem-question was formulated: How to develop critical thinking skills in students of the 3rd grade? It should be noted that in order to find a solution to these issues, different strategies were used, namely cooperative learning and experiential learning, considering the objectives outlined for each project and aiming to achieve, in addition to significant learning, quality educationKot-Kotecki, Ana Maria FrançaDigitUMaAlves, Soraia Liliana Araújo2021-02-07T23:10:12Z2020-12-17T00:00:00Z2020-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3109202582825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:57.691269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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