Concerto de natal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/9812 |
Resumo: | Este trabalho envolve um Projeto Educativo e um Projeto de Investigação, centrado na interpretação vocal e instrumental, com o objetivo de potenciar aprendizagens musicais, sociais e perceções em jovens de 2º Ciclo do Ensino Básico. No que diz respeito ao projeto educativo, este foi implementado na Escola Básica 2,3 Barbosa du Bocage em Setúbal, numa turma de 6º ano de escolaridade, composta por 27 alunos. Teve a duração de 18 sessões de 50 minutos cada, entre outubro e dezembro de 2014. Foram ensinadas 8 canções, quatro de género musical pop-rock e quatro de cariz tradicional de natal. O projeto foi apresentado publicamente no auditório da escola, num concerto para encarregados de educação e restante comunidade escolar com duração de cerca de 35 minutos. Paralelamente ao projeto educativo desenvolveu-se um projeto de investigação de carácter exploratório, inserido no paradigma da investigação-ação. Esta investigação pretende apurar quais as aprendizagens musicais e sociais adquiridas pelos alunos, no desenvolvimento do projeto. Para tal, os dados foram recolhidos através de notas de campo, de observação direta, registos audiovisuais e entrevistas realizadas aos alunos. Estes dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e interpretados através da triangulação da informação recolhida, da qual advém os resultados. Das principais conclusões deste trabalho, pode-se referir que a música de conjunto potencia as aprendizagens musicais e sociais. Através dos dados recolhidos durante da investigação foi possível identificar, por exemplo, ao nível musical, aprendizagens técnicas importantes no domínio da execução instrumental e, ao nível social, aprendizagens cooperativas no domínio da entreajuda de pares/grupo. |
id |
RCAP_ecf5ed801e04384df40bb9c4367db95c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concerto de natalestudo sobre aprendizagens musicais e sociais em jovens de 2º cicloEducação musicalAlunoProfessorMúsica de conjuntoEnsino-aprendizagemAprendizagem musicalAprendizagem socialRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMusic educationStudentTeacherMusic in groupTeaching/learningMusical learningSocial learningEste trabalho envolve um Projeto Educativo e um Projeto de Investigação, centrado na interpretação vocal e instrumental, com o objetivo de potenciar aprendizagens musicais, sociais e perceções em jovens de 2º Ciclo do Ensino Básico. No que diz respeito ao projeto educativo, este foi implementado na Escola Básica 2,3 Barbosa du Bocage em Setúbal, numa turma de 6º ano de escolaridade, composta por 27 alunos. Teve a duração de 18 sessões de 50 minutos cada, entre outubro e dezembro de 2014. Foram ensinadas 8 canções, quatro de género musical pop-rock e quatro de cariz tradicional de natal. O projeto foi apresentado publicamente no auditório da escola, num concerto para encarregados de educação e restante comunidade escolar com duração de cerca de 35 minutos. Paralelamente ao projeto educativo desenvolveu-se um projeto de investigação de carácter exploratório, inserido no paradigma da investigação-ação. Esta investigação pretende apurar quais as aprendizagens musicais e sociais adquiridas pelos alunos, no desenvolvimento do projeto. Para tal, os dados foram recolhidos através de notas de campo, de observação direta, registos audiovisuais e entrevistas realizadas aos alunos. Estes dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e interpretados através da triangulação da informação recolhida, da qual advém os resultados. Das principais conclusões deste trabalho, pode-se referir que a música de conjunto potencia as aprendizagens musicais e sociais. Através dos dados recolhidos durante da investigação foi possível identificar, por exemplo, ao nível musical, aprendizagens técnicas importantes no domínio da execução instrumental e, ao nível social, aprendizagens cooperativas no domínio da entreajuda de pares/grupo.This work involves an Educational Project and a Research Project, centered on vocal and instrumental interpretation, in order to enhance musical learning, social and perceptions in young 2nd Cycle of basic education. With regard to the educational project, this was implemented in Basic School 2, 3 Barbosa du Bocage in Setúbal, in a 6th grade class, composed by 27 students. It lasted for 18 sessions of 50 minutes each, between October and December 2014. There were taught 8 songs, 4 pop-rock songs and 4 traditional Christmas songs. The project was presented publicly in the school auditorium, in a concert for the education responsibles and remaining school community, with the duration of 35 minutes. Parallelly to the educational project, it was developed an exploratory character research project, inserted in the research-action paradigm. This research aims to determine which musical and social learning acquired by students during the project developing. For that, the dates were collected through field notes, direct observation, audiovisual recordings and interviews made to the students. These data were analysed by using the content analysis technique and interpreted through triangulation of the collected information, from which comes the results. From the main conclusions of this work, we can refer that music in group enhances the musical and social learning. Through the data collected during the research, it was possible to identify, for example, in the musical level, important technique learning in the field of instrumental execution, and in the social level, cooperative learning in the mutual help of pairs/groups.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumEstevam, Ana Rita Oliveira2015-09-24T14:31:21Z2015-072015-092015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9812TID:201604558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:51.953924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concerto de natal estudo sobre aprendizagens musicais e sociais em jovens de 2º ciclo |
title |
Concerto de natal |
spellingShingle |
Concerto de natal Estevam, Ana Rita Oliveira Educação musical Aluno Professor Música de conjunto Ensino-aprendizagem Aprendizagem musical Aprendizagem social Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Music education Student Teacher Music in group Teaching/learning Musical learning Social learning |
title_short |
Concerto de natal |
title_full |
Concerto de natal |
title_fullStr |
Concerto de natal |
title_full_unstemmed |
Concerto de natal |
title_sort |
Concerto de natal |
author |
Estevam, Ana Rita Oliveira |
author_facet |
Estevam, Ana Rita Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, António Ângelo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estevam, Ana Rita Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Aluno Professor Música de conjunto Ensino-aprendizagem Aprendizagem musical Aprendizagem social Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Music education Student Teacher Music in group Teaching/learning Musical learning Social learning |
topic |
Educação musical Aluno Professor Música de conjunto Ensino-aprendizagem Aprendizagem musical Aprendizagem social Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Music education Student Teacher Music in group Teaching/learning Musical learning Social learning |
description |
Este trabalho envolve um Projeto Educativo e um Projeto de Investigação, centrado na interpretação vocal e instrumental, com o objetivo de potenciar aprendizagens musicais, sociais e perceções em jovens de 2º Ciclo do Ensino Básico. No que diz respeito ao projeto educativo, este foi implementado na Escola Básica 2,3 Barbosa du Bocage em Setúbal, numa turma de 6º ano de escolaridade, composta por 27 alunos. Teve a duração de 18 sessões de 50 minutos cada, entre outubro e dezembro de 2014. Foram ensinadas 8 canções, quatro de género musical pop-rock e quatro de cariz tradicional de natal. O projeto foi apresentado publicamente no auditório da escola, num concerto para encarregados de educação e restante comunidade escolar com duração de cerca de 35 minutos. Paralelamente ao projeto educativo desenvolveu-se um projeto de investigação de carácter exploratório, inserido no paradigma da investigação-ação. Esta investigação pretende apurar quais as aprendizagens musicais e sociais adquiridas pelos alunos, no desenvolvimento do projeto. Para tal, os dados foram recolhidos através de notas de campo, de observação direta, registos audiovisuais e entrevistas realizadas aos alunos. Estes dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e interpretados através da triangulação da informação recolhida, da qual advém os resultados. Das principais conclusões deste trabalho, pode-se referir que a música de conjunto potencia as aprendizagens musicais e sociais. Através dos dados recolhidos durante da investigação foi possível identificar, por exemplo, ao nível musical, aprendizagens técnicas importantes no domínio da execução instrumental e, ao nível social, aprendizagens cooperativas no domínio da entreajuda de pares/grupo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-24T14:31:21Z 2015-07 2015-09 2015-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/9812 TID:201604558 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/9812 |
identifier_str_mv |
TID:201604558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135336295563264 |