Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9546 |
Resumo: | Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O!presente!relatório!de!estágio,!integraLse!no!Mestrado!em!Educação!PréLEscolar! e! Ensino! do! 1º! Ciclo! do! Ensino! Básico,! reflete! o! percurso! realizado! pela! formanda! durante! os! meses! de! fevereiro! e! junho! do! ano! corrente,! tendo! sido! a! formação! desenvolvida!no!Centro!Social!e!Paroquial!da!Nossa!Senhora!da!Ajuda.! Ao!longo!do!relatório!é!possível!verificar!os!pressupostos!que!a!mestranda!utilizou! para!nortear!a!sua!ação,!como!a!metodologia!de!investigaçãoLação.!Ao!atravessar!as! cinco!fases!da!mesma,!permitiu!desenvolver!uma!investigação!sistemática!e!reflexiva,! possibilitando!ter!uma!posição!crítica,!relativamente!ao!implementado!na!ação.! Com!este!trabalho,!através!dos!modelos!curriculares,!pretendeLse!proporcionar!à! criança!um!papel!ativo!na!sua!aprendizagem.!Deste!modo,!a!mesma!constrói!o!seu! conhecimento!através!de!uma!aprendizagem!pela!ação.!! A! experiência! obtida! com! a! prática,! permitiu! à! estagiária! desenvolver! as! suas! competências!profissionais,!a!todos!os!níveis,!que!a!fez!evoluir!como!profissional!de! educação! e! ganhar! uma! maior! perceção! acerca! do! trabalho! de! um! educador! de! infância.!Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A! formação! prática! permite! a! compreensão! de! conceitos! teóricos! e! legais,! a! articulação!do!saber!e!do!saber!fazer,!(re)criando!conhecimentos!teóricos!e!práticos! na!ação!profissional.! Assim,! o! presente! relatório! tem! como! intuito!uma! análise! crítica! e! reflexiva! do! processo!de!desenvolvimento!pessoal!e!profissional!da!mestranda,!em!contexto!préD escolar! e! 1º! ciclo,! no! âmbito! da! Unidade! Curricular! de! Prática! Pedagógica! Supervisionada,!parte!integrante!do!plano!curricular!do!mestrado!em!Educação!PréD Escolar!e!Ensino!do!1º!Ciclo!do!Ensino!Básico.! Ambos! os! estágios! sustentaramDse! numa! metodologia! de! InvestigaçãoDAção,! revelando! a! observação,! a! planificação,! a! reflexão! e! avaliação! como! etapas! fundamentais!para!a!transformação!da!prática!e!articulação!de!saberes!profissionais.! Assim,! a! prática! pedagógica! tornouDse! objeto! de! investigação! constituindo! numa! fonte! de! estímulo! à! resolução! de! problemas! e! à! criação! de! novos! conhecimentos.! ReleveDse,! ainda,! à! prática! pedagógica! desenvolvida! em! díade! de! formação,! estimulando!a!(re)construção!do!conhecimento!pela!reflexão!e!diálogo!constante.! Neste!contexto,!este!relatório!apresenta!vivências!e!momentos!de!aprendizagem! significativos,! em! contextos! teóricos! e! práticos,! e! que! contribuíram! para! o! desenvolvimento!de!competências!essenciais!para!a!profissionalidade!docente!e,!por! conseguinte!para!a!construção!da!identidade!profissional!docente.! |
id |
RCAP_ef027aab94e3bec276fea3a407c4e76c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9546 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:Relatório de EstágioCriançaInvestigação-açãoEducação infantilFormação ao longo da vidaChildAction-research methodologychild educationlifelong learningAprendizagemDesenvolvimento profissionalInvestigação-açãoPrática pedagógicaLearningProfessional developmentAction research methodologyTeaching practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O!presente!relatório!de!estágio,!integraLse!no!Mestrado!em!Educação!PréLEscolar! e! Ensino! do! 1º! Ciclo! do! Ensino! Básico,! reflete! o! percurso! realizado! pela! formanda! durante! os! meses! de! fevereiro! e! junho! do! ano! corrente,! tendo! sido! a! formação! desenvolvida!no!Centro!Social!e!Paroquial!da!Nossa!Senhora!da!Ajuda.! Ao!longo!do!relatório!é!possível!verificar!os!pressupostos!que!a!mestranda!utilizou! para!nortear!a!sua!ação,!como!a!metodologia!de!investigaçãoLação.!Ao!atravessar!as! cinco!fases!da!mesma,!permitiu!desenvolver!uma!investigação!sistemática!e!reflexiva,! possibilitando!ter!uma!posição!crítica,!relativamente!ao!implementado!na!ação.! Com!este!trabalho,!através!dos!modelos!curriculares,!pretendeLse!proporcionar!à! criança!um!papel!ativo!na!sua!aprendizagem.!Deste!modo,!a!mesma!constrói!o!seu! conhecimento!através!de!uma!aprendizagem!pela!ação.!! A! experiência! obtida! com! a! prática,! permitiu! à! estagiária! desenvolver! as! suas! competências!profissionais,!a!todos!os!níveis,!que!a!fez!evoluir!como!profissional!de! educação! e! ganhar! uma! maior! perceção! acerca! do! trabalho! de! um! educador! de! infância.!Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A! formação! prática! permite! a! compreensão! de! conceitos! teóricos! e! legais,! a! articulação!do!saber!e!do!saber!fazer,!(re)criando!conhecimentos!teóricos!e!práticos! na!ação!profissional.! Assim,! o! presente! relatório! tem! como! intuito!uma! análise! crítica! e! reflexiva! do! processo!de!desenvolvimento!pessoal!e!profissional!da!mestranda,!em!contexto!préD escolar! e! 1º! ciclo,! no! âmbito! da! Unidade! Curricular! de! Prática! Pedagógica! Supervisionada,!parte!integrante!do!plano!curricular!do!mestrado!em!Educação!PréD Escolar!e!Ensino!do!1º!Ciclo!do!Ensino!Básico.! Ambos! os! estágios! sustentaramDse! numa! metodologia! de! InvestigaçãoDAção,! revelando! a! observação,! a! planificação,! a! reflexão! e! avaliação! como! etapas! fundamentais!para!a!transformação!da!prática!e!articulação!de!saberes!profissionais.! Assim,! a! prática! pedagógica! tornouDse! objeto! de! investigação! constituindo! numa! fonte! de! estímulo! à! resolução! de! problemas! e! à! criação! de! novos! conhecimentos.! ReleveDse,! ainda,! à! prática! pedagógica! desenvolvida! em! díade! de! formação,! estimulando!a!(re)construção!do!conhecimento!pela!reflexão!e!diálogo!constante.! Neste!contexto,!este!relatório!apresenta!vivências!e!momentos!de!aprendizagem! significativos,! em! contextos! teóricos! e! práticos,! e! que! contribuíram! para! o! desenvolvimento!de!competências!essenciais!para!a!profissionalidade!docente!e,!por! conseguinte!para!a!construção!da!identidade!profissional!docente.!Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:This! Report! of! Professional! Qualification! Stage! comes! integrated! in! the!master! degree! in! preschool! and! primary! school! education,! reflects! the! path!made! by! the! student! between! the! month! of! February! ad! June! of! the! current! year,! which! the! formation! was! developed! in! the! Centro! Social! e! Paroquial! da! Nossa! Senhora! da! Ajuda.! Throughout! the! report! is! possible! to! see! the! assumptions! that! the! graduate! student!used!to!guide!her!actions,!like!the!actionLresearch!methodology.!While!going! through!the!five!phases!of!the!actionLresearch!methodology,!it!allowed!to!develop!a! systematic!and!reflexive!investigation,!allowing!to!have!a!critical!position,!in!relation! to!the!implanted!action.! With! this!work,! through!de! curricular!models,! the! student!wanted! to!provide! to! the! child! an! active! role! in! his! learning! process.! This!way,! the! child! builds! his! own! knowledge!trough!action!learning.! The!experience!gained!with!the!practice!in!preschool,!let!the!student!developed! her! professional! competences,! in! every! level,! which! made! her! evolve! as! an! educational! professional! and! gained! a! bigger! perception! about! the! kindergartens’! work.! Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A! practical! formation! allows! completing! the! comprehension! of! theoretical! and! legal!concepts,!the!joint!of!knowing!and!to!know!how!to!do,!(re)creating!theoretical! and!practical!knowledge!in!the!professional!action.! ! The!present! report! as! the! aim!of! analysing! the!process! elapsed! in! a! critical! and! reflective! way,! with! a! professional! and! personal! development! of! the! trainee,! in! kindergarten! and! primary! school! contexts! in! the! curricular! unit! of! Supervised! Pedagogic!Practice,!integrated!of!the!Master's!degree!in!PreDSchool!Education!and!1st! Cycle!of!Basic!Education!curricular!plan.! ! Both! stages! were! supported! by! Action! Research! methodology,! revealing! the! observation,! plan,! reflection! and! evaluation! as! essential! stages! for! the! praxis! transformation! and! articulation! of! several! professional! knowing.! In! this! way,! the! pedagogic! practice! became! an! object! of! investigation! consisting! in! a! stimulus! fountain!to!the!problem!solvers!and!the!creation!of!new!knowledge.!Also!reveals!the! pedagogic! practice! develops! in! dyad! formation,! stimulating! the! knowledge! (re)constructing!by!reflection!and!constant!dialog.! ! Thinking!in!the!same!line,!this!report!shows!experiences!and!significant!learning! moments! in! theoretical! and! practical! contexts,! contributed! to! the! development! of! essential! competences! for! the! teaching! professionalism! and,! consequently,! the! construction!of!the!professional!identity.!Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos MarquesFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaciel, Cátia Fabiana2017-02-14T14:11:54Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9546TID:201613964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:07.582582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Relatório de Estágio |
title |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: |
spellingShingle |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Maciel, Cátia Fabiana Criança Investigação-ação Educação infantil Formação ao longo da vida Child Action-research methodology child education lifelong learning Aprendizagem Desenvolvimento profissional Investigação-ação Prática pedagógica Learning Professional development Action research methodology Teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: |
title_full |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: |
title_fullStr |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: |
title_sort |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: |
author |
Maciel, Cátia Fabiana |
author_facet |
Maciel, Cátia Fabiana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Cátia Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Investigação-ação Educação infantil Formação ao longo da vida Child Action-research methodology child education lifelong learning Aprendizagem Desenvolvimento profissional Investigação-ação Prática pedagógica Learning Professional development Action research methodology Teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criança Investigação-ação Educação infantil Formação ao longo da vida Child Action-research methodology child education lifelong learning Aprendizagem Desenvolvimento profissional Investigação-ação Prática pedagógica Learning Professional development Action research methodology Teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O!presente!relatório!de!estágio,!integraLse!no!Mestrado!em!Educação!PréLEscolar! e! Ensino! do! 1º! Ciclo! do! Ensino! Básico,! reflete! o! percurso! realizado! pela! formanda! durante! os! meses! de! fevereiro! e! junho! do! ano! corrente,! tendo! sido! a! formação! desenvolvida!no!Centro!Social!e!Paroquial!da!Nossa!Senhora!da!Ajuda.! Ao!longo!do!relatório!é!possível!verificar!os!pressupostos!que!a!mestranda!utilizou! para!nortear!a!sua!ação,!como!a!metodologia!de!investigaçãoLação.!Ao!atravessar!as! cinco!fases!da!mesma,!permitiu!desenvolver!uma!investigação!sistemática!e!reflexiva,! possibilitando!ter!uma!posição!crítica,!relativamente!ao!implementado!na!ação.! Com!este!trabalho,!através!dos!modelos!curriculares,!pretendeLse!proporcionar!à! criança!um!papel!ativo!na!sua!aprendizagem.!Deste!modo,!a!mesma!constrói!o!seu! conhecimento!através!de!uma!aprendizagem!pela!ação.!! A! experiência! obtida! com! a! prática,! permitiu! à! estagiária! desenvolver! as! suas! competências!profissionais,!a!todos!os!níveis,!que!a!fez!evoluir!como!profissional!de! educação! e! ganhar! uma! maior! perceção! acerca! do! trabalho! de! um! educador! de! infância.!Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A! formação! prática! permite! a! compreensão! de! conceitos! teóricos! e! legais,! a! articulação!do!saber!e!do!saber!fazer,!(re)criando!conhecimentos!teóricos!e!práticos! na!ação!profissional.! Assim,! o! presente! relatório! tem! como! intuito!uma! análise! crítica! e! reflexiva! do! processo!de!desenvolvimento!pessoal!e!profissional!da!mestranda,!em!contexto!préD escolar! e! 1º! ciclo,! no! âmbito! da! Unidade! Curricular! de! Prática! Pedagógica! Supervisionada,!parte!integrante!do!plano!curricular!do!mestrado!em!Educação!PréD Escolar!e!Ensino!do!1º!Ciclo!do!Ensino!Básico.! Ambos! os! estágios! sustentaramDse! numa! metodologia! de! InvestigaçãoDAção,! revelando! a! observação,! a! planificação,! a! reflexão! e! avaliação! como! etapas! fundamentais!para!a!transformação!da!prática!e!articulação!de!saberes!profissionais.! Assim,! a! prática! pedagógica! tornouDse! objeto! de! investigação! constituindo! numa! fonte! de! estímulo! à! resolução! de! problemas! e! à! criação! de! novos! conhecimentos.! ReleveDse,! ainda,! à! prática! pedagógica! desenvolvida! em! díade! de! formação,! estimulando!a!(re)construção!do!conhecimento!pela!reflexão!e!diálogo!constante.! Neste!contexto,!este!relatório!apresenta!vivências!e!momentos!de!aprendizagem! significativos,! em! contextos! teóricos! e! práticos,! e! que! contribuíram! para! o! desenvolvimento!de!competências!essenciais!para!a!profissionalidade!docente!e,!por! conseguinte!para!a!construção!da!identidade!profissional!docente.! |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-02-14T14:11:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9546 TID:201613964 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9546 |
identifier_str_mv |
TID:201613964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131396847960064 |