No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Olga Maria Ramos Nuno
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2125
Resumo: A narrativa, pela forma como se encontra estruturada, é indiscutivelmente o texto ideal para que os alunos consigam hierarquizar o discurso na mente. Sendo hoje a leitura vista como um construir de significados, o texto narrativo apresenta, desde logo, as valências necessárias para a construção da compreensão leitora. “O segredo do Rio”, de Miguel de Sousa Tavares, para além de desenvolver a fantasia e a imaginação, sustenta uma estrutura que ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio, os mecanismos de compreensão e, em simultâneo, motiva e desenvolve competência em leitura. Através do estudo da obra supracitada, numa perspectiva multidisciplinar mas também transdisciplinar, levado a cabo na escola onde exercemos a nossa docência, foi-nos permitido testar a importância da activação do conhecimento no âmbito da pré-leitura como preparação para a motivação, aprofundamento e desenvolvimento de competências várias.
id RCAP_f0dd9ed0039121a1ffefea28b88f086e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantilLiteratura infantilA narrativa, pela forma como se encontra estruturada, é indiscutivelmente o texto ideal para que os alunos consigam hierarquizar o discurso na mente. Sendo hoje a leitura vista como um construir de significados, o texto narrativo apresenta, desde logo, as valências necessárias para a construção da compreensão leitora. “O segredo do Rio”, de Miguel de Sousa Tavares, para além de desenvolver a fantasia e a imaginação, sustenta uma estrutura que ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio, os mecanismos de compreensão e, em simultâneo, motiva e desenvolve competência em leitura. Através do estudo da obra supracitada, numa perspectiva multidisciplinar mas também transdisciplinar, levado a cabo na escola onde exercemos a nossa docência, foi-nos permitido testar a importância da activação do conhecimento no âmbito da pré-leitura como preparação para a motivação, aprofundamento e desenvolvimento de competências várias.The narrative by the way it is built is certainly the ideal text for the students to hierarchize their speech in their mind. Being the reading (lecture) seen as the way of building meanings, the narrative gives itself the necessary valencies to the construction of reading/comprehension. “O Segredo do Rio” (The Mistery of the River), by Miguel Sousa Tavares, develops not only the fantasy but also the imagination, and at the same time sustains a structure that helps improve the memory, the intelligence, the techniques of the comprehension and at the same time motivates and develops the reading skill. The analysis of the book “The Mistery of the River” in a multi and transdisciplinary way, in our school, the place where we work, gave us the opportunity to test the importance of knowledge in the pre-reading as a way to prepare for the motivation, deeper approach and development of multiple abilities/skills.Universidade da Beira InterioruBibliorumLopes, Olga Maria Ramos Nuno2014-07-28T16:08:33Z2008-062008-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.788799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil
title No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil
spellingShingle No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil
Lopes, Olga Maria Ramos Nuno
Literatura infantil
title_short No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil
title_full No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil
title_fullStr No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil
title_full_unstemmed No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil
title_sort No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil
author Lopes, Olga Maria Ramos Nuno
author_facet Lopes, Olga Maria Ramos Nuno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Olga Maria Ramos Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
topic Literatura infantil
description A narrativa, pela forma como se encontra estruturada, é indiscutivelmente o texto ideal para que os alunos consigam hierarquizar o discurso na mente. Sendo hoje a leitura vista como um construir de significados, o texto narrativo apresenta, desde logo, as valências necessárias para a construção da compreensão leitora. “O segredo do Rio”, de Miguel de Sousa Tavares, para além de desenvolver a fantasia e a imaginação, sustenta uma estrutura que ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio, os mecanismos de compreensão e, em simultâneo, motiva e desenvolve competência em leitura. Através do estudo da obra supracitada, numa perspectiva multidisciplinar mas também transdisciplinar, levado a cabo na escola onde exercemos a nossa docência, foi-nos permitido testar a importância da activação do conhecimento no âmbito da pré-leitura como preparação para a motivação, aprofundamento e desenvolvimento de competências várias.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06
2008-06-01T00:00:00Z
2014-07-28T16:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2125
url http://hdl.handle.net/10400.6/2125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336749264896