No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2125 |
Resumo: | A narrativa, pela forma como se encontra estruturada, é indiscutivelmente o texto ideal para que os alunos consigam hierarquizar o discurso na mente. Sendo hoje a leitura vista como um construir de significados, o texto narrativo apresenta, desde logo, as valências necessárias para a construção da compreensão leitora. “O segredo do Rio”, de Miguel de Sousa Tavares, para além de desenvolver a fantasia e a imaginação, sustenta uma estrutura que ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio, os mecanismos de compreensão e, em simultâneo, motiva e desenvolve competência em leitura. Através do estudo da obra supracitada, numa perspectiva multidisciplinar mas também transdisciplinar, levado a cabo na escola onde exercemos a nossa docência, foi-nos permitido testar a importância da activação do conhecimento no âmbito da pré-leitura como preparação para a motivação, aprofundamento e desenvolvimento de competências várias. |
id |
RCAP_f0dd9ed0039121a1ffefea28b88f086e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2125 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantilLiteratura infantilA narrativa, pela forma como se encontra estruturada, é indiscutivelmente o texto ideal para que os alunos consigam hierarquizar o discurso na mente. Sendo hoje a leitura vista como um construir de significados, o texto narrativo apresenta, desde logo, as valências necessárias para a construção da compreensão leitora. “O segredo do Rio”, de Miguel de Sousa Tavares, para além de desenvolver a fantasia e a imaginação, sustenta uma estrutura que ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio, os mecanismos de compreensão e, em simultâneo, motiva e desenvolve competência em leitura. Através do estudo da obra supracitada, numa perspectiva multidisciplinar mas também transdisciplinar, levado a cabo na escola onde exercemos a nossa docência, foi-nos permitido testar a importância da activação do conhecimento no âmbito da pré-leitura como preparação para a motivação, aprofundamento e desenvolvimento de competências várias.The narrative by the way it is built is certainly the ideal text for the students to hierarchize their speech in their mind. Being the reading (lecture) seen as the way of building meanings, the narrative gives itself the necessary valencies to the construction of reading/comprehension. “O Segredo do Rio” (The Mistery of the River), by Miguel Sousa Tavares, develops not only the fantasy but also the imagination, and at the same time sustains a structure that helps improve the memory, the intelligence, the techniques of the comprehension and at the same time motivates and develops the reading skill. The analysis of the book “The Mistery of the River” in a multi and transdisciplinary way, in our school, the place where we work, gave us the opportunity to test the importance of knowledge in the pre-reading as a way to prepare for the motivation, deeper approach and development of multiple abilities/skills.Universidade da Beira InterioruBibliorumLopes, Olga Maria Ramos Nuno2014-07-28T16:08:33Z2008-062008-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.788799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil |
title |
No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil |
spellingShingle |
No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil Lopes, Olga Maria Ramos Nuno Literatura infantil |
title_short |
No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil |
title_full |
No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil |
title_fullStr |
No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil |
title_full_unstemmed |
No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil |
title_sort |
No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil |
author |
Lopes, Olga Maria Ramos Nuno |
author_facet |
Lopes, Olga Maria Ramos Nuno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Olga Maria Ramos Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil |
topic |
Literatura infantil |
description |
A narrativa, pela forma como se encontra estruturada, é indiscutivelmente o texto ideal para que os alunos consigam hierarquizar o discurso na mente. Sendo hoje a leitura vista como um construir de significados, o texto narrativo apresenta, desde logo, as valências necessárias para a construção da compreensão leitora. “O segredo do Rio”, de Miguel de Sousa Tavares, para além de desenvolver a fantasia e a imaginação, sustenta uma estrutura que ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio, os mecanismos de compreensão e, em simultâneo, motiva e desenvolve competência em leitura. Através do estudo da obra supracitada, numa perspectiva multidisciplinar mas também transdisciplinar, levado a cabo na escola onde exercemos a nossa docência, foi-nos permitido testar a importância da activação do conhecimento no âmbito da pré-leitura como preparação para a motivação, aprofundamento e desenvolvimento de competências várias. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06 2008-06-01T00:00:00Z 2014-07-28T16:08:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2125 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136336749264896 |