A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clarkson, Kissyla Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40330
Resumo: Partindo do conceito de femvertising, que surgiu da necessidade das mulheres de se sentirem representadas na publicidade, tendo como base a luta social do feminismo, e que busca desconstruir antigos padrões estéticos relacionados ao gênero feminino, esta pesquisa analisa a influência deste conceito dentro do mercado da beleza. A análise é feita a partir da comparação de campanhas que utilizam desse conceito, tanto de forma positiva, a trazer mudanças para a vida das mulheres e a fomentar o diálogo da causa social do feminismo, como de forma negativa, se apropriando da causa feminista e trazendo uma barreira para a desconstrução dos padrões impostos na sociedade ocidental, travando o diálogo e não respeitando as mulheres consumidoras destas marcas. É aplicada uma metodologia de pesquisa empírica qualitativa recorrendo à análise de conteúdo de campanhas selecionadas e à análise de dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área da beleza e de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra feminina, para validação dos resultados. Concluiu-se que o conceito de femvertising, ao ser aplicado em campanhas do mercado da beleza, pode ser benéfico, a partir do momento que as marcas e as agências entendam que é necessário realizar uma mudança estrutural interna, para só assim dialogar com seu público e trazer uma mudança social.
id RCAP_f142f708bf77af4e5569aa57d057a2b4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do FemvertisingCriação publicitáriaFeminismoFemvertisingNovas tendênciasDesignMercado da BelezaEmpoderamento femininoPublicidadePartindo do conceito de femvertising, que surgiu da necessidade das mulheres de se sentirem representadas na publicidade, tendo como base a luta social do feminismo, e que busca desconstruir antigos padrões estéticos relacionados ao gênero feminino, esta pesquisa analisa a influência deste conceito dentro do mercado da beleza. A análise é feita a partir da comparação de campanhas que utilizam desse conceito, tanto de forma positiva, a trazer mudanças para a vida das mulheres e a fomentar o diálogo da causa social do feminismo, como de forma negativa, se apropriando da causa feminista e trazendo uma barreira para a desconstrução dos padrões impostos na sociedade ocidental, travando o diálogo e não respeitando as mulheres consumidoras destas marcas. É aplicada uma metodologia de pesquisa empírica qualitativa recorrendo à análise de conteúdo de campanhas selecionadas e à análise de dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área da beleza e de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra feminina, para validação dos resultados. Concluiu-se que o conceito de femvertising, ao ser aplicado em campanhas do mercado da beleza, pode ser benéfico, a partir do momento que as marcas e as agências entendam que é necessário realizar uma mudança estrutural interna, para só assim dialogar com seu público e trazer uma mudança social.Starting from the concept of femvertising, which emerged from the necessity for women to feel represented in advertising, based on the social struggle of feminism, and which seeks to deconstruct old aesthetic patterns related to the feminine gender, this research analyses the influence of this concept within the market of beauty. The analysis employs the comparison of campaigns that use this concept, both in a positive way, bringing changes to women’s lives and fostering the dialogue of the social cause of feminism, as well as in a negative way, by appropriating the feminist cause and bringing a barrier to the deconstruction of patterns imposed by the western society, thus breaking the dialogue and disrespecting the women that consume from these brands. A qualitative empirical research methodology is applied, using the content analysis of selected campaigns and the analysis of data collected through semi-structured interviews with professionals from the beauty market and a questionnaire survey administered to a female sample to validate the results. It was concluded that the concept of femvertising, when applied in campaigns in the beauty market, can be beneficial if the brands and agencies understand the necessity to undertake internal structural changes, only then dialoguing with their audiences and bring about any social change.Fidalgo, Alexandra Marina AbrantesMorais, Rodrigo AntunesRepositório ComumClarkson, Kissyla Gonçalves2022-04-29T12:01:10Z2022-03-01T00:00:00Z2022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40330203001478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:39.555725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising
title A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising
spellingShingle A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising
Clarkson, Kissyla Gonçalves
Criação publicitária
Feminismo
Femvertising
Novas tendências
Design
Mercado da Beleza
Empoderamento feminino
Publicidade
title_short A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising
title_full A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising
title_fullStr A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising
title_full_unstemmed A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising
title_sort A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising
author Clarkson, Kissyla Gonçalves
author_facet Clarkson, Kissyla Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fidalgo, Alexandra Marina Abrantes
Morais, Rodrigo Antunes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Clarkson, Kissyla Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Criação publicitária
Feminismo
Femvertising
Novas tendências
Design
Mercado da Beleza
Empoderamento feminino
Publicidade
topic Criação publicitária
Feminismo
Femvertising
Novas tendências
Design
Mercado da Beleza
Empoderamento feminino
Publicidade
description Partindo do conceito de femvertising, que surgiu da necessidade das mulheres de se sentirem representadas na publicidade, tendo como base a luta social do feminismo, e que busca desconstruir antigos padrões estéticos relacionados ao gênero feminino, esta pesquisa analisa a influência deste conceito dentro do mercado da beleza. A análise é feita a partir da comparação de campanhas que utilizam desse conceito, tanto de forma positiva, a trazer mudanças para a vida das mulheres e a fomentar o diálogo da causa social do feminismo, como de forma negativa, se apropriando da causa feminista e trazendo uma barreira para a desconstrução dos padrões impostos na sociedade ocidental, travando o diálogo e não respeitando as mulheres consumidoras destas marcas. É aplicada uma metodologia de pesquisa empírica qualitativa recorrendo à análise de conteúdo de campanhas selecionadas e à análise de dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área da beleza e de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra feminina, para validação dos resultados. Concluiu-se que o conceito de femvertising, ao ser aplicado em campanhas do mercado da beleza, pode ser benéfico, a partir do momento que as marcas e as agências entendam que é necessário realizar uma mudança estrutural interna, para só assim dialogar com seu público e trazer uma mudança social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29T12:01:10Z
2022-03-01T00:00:00Z
2022-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40330
203001478
url http://hdl.handle.net/10400.26/40330
identifier_str_mv 203001478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003131072512