Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magaia, Jéssica Mandisa Torrão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29930
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_f192da1bbf650176e2653b2a2da0f9d0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohillscomunicação integrada de marketingplano de comunicação integrada de marketingturismo séniore-commerceintegrated marketing communicationintegrated marketing communication plansenior tourisme-commerceMestrado Bolonha em MarketingO presente projeto visa desenvolver um plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para a Iberohills, uma empresa que atua no setor do turismo em Portugal. A relevância deste estudo reside no crescente investimento e, consequentemente, competição no mercado de turismo e na dificuldade que as empresas apresentam para se destacarem. Ao compreender as práticas de CIM, a Iberohills poderá otimizar a sua comunicação, fortalecer a sua presença no ramo e alcançar novos mercados. Para a realização do estudo foi adotada uma pesquisa descritiva, com uma abordagem de investigação de natureza qualitativa. Num primeiro momento, foram recolhidos dados secundários para a análise externa. De seguida, e devido ao facto da Iberohills ser uma empresa recente no mercado, foi realizada a recolha de dados primários através de uma entrevista semiestruturada à fundadora da empresa, de forma a obter informações acerca da empresa e o seu funcionamento, estratégias de comunicação, clientes, principais concorrentes e os seus objetivos de comunicação. De seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e focus group com turistas séniores alemães, essencialmente para perceber as suas motivações e preferências para viajar. Em relação ao horizonte temporal, neste estudo foi aplicada a técnica cross-sectional. Os resultados obtidos através das entrevistas e focus group realizadas com séniores alemães que têm o hábito de viajar, são de particular relevância para este estudo, contribuindo com perceções importantes sobre os seus comportamentos e preferências. As análises realizadas destacam que este grupo tem o hábito de recorrer à internet como principal fonte de informação no planeamento de viagens e que a rede social mais utilizada é o Facebook. Os resultados também evidenciam a influência significativa que as recomendações de amigos e familiares exercem sobre as suas decisões de viagem e, por último, a busca por destinos que ofereçam sol, alinhadas com a primazia em atividades de desporto na natureza. Neste sentido, este estudo permitiu fornecer diretrizes concretas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação adequadas para alcançar este segmento de mercado.The present study aims to develop an Integrated Marketing Communication (IMC) plan for Iberohills, a company operating in the tourism sector in Portugal. The relevance of this study lies in the increasing investment and, consequently, competition in the tourism market, and the challenge that companies face in standing out. By understanding IMC practices, Iberohills can optimize its communication, strengthen its presence in the industry, and reach new markets. For the study, a descriptive research approach with a qualitative investigative nature was adopted. Initially, secondary data were collected for external analysis. Subsequently, due to Iberohills being a recent entrant in the market, primary data were gathered through a semi-structured interview with the company's founder to obtain information about the company, its operations, communication strategies, clients, main competitors, and communication objectives. Following that, semi-structured interviews and a focus group were conducted with senior German tourists, primarily to understand their motivations and travel preferences. In terms of the temporal horizon, a cross-sectional technique was applied in this study. The results obtained from interviews and the focus group with German seniors who habitually travel are particularly relevant to this study, providing valuable insights into their behaviors and preferences. The analyses conducted emphasize that this group tends to use the internet as the main source of information for travel planning, with Facebook being the most used social platform. The results also highlight the significant influence of recommendations from friends and family on their travel decisions and, finally, the preference for destinations offering sun, aligned with a preference for outdoor sports activities. In this sense, this study has provided concrete guidelines for developing communication strategies tailored to reach this market segment.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaMagaia, Jéssica Mandisa Torrão2023-102023-10-01T00:00:00Z2024-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29930porMagaia, Jéssica Mandisa Torrão (2023). “Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:34:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:22.268245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills
title Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills
spellingShingle Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills
Magaia, Jéssica Mandisa Torrão
comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
turismo sénior
e-commerce
integrated marketing communication
integrated marketing communication plan
senior tourism
e-commerce
title_short Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills
title_full Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills
title_fullStr Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills
title_full_unstemmed Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills
title_sort Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills
author Magaia, Jéssica Mandisa Torrão
author_facet Magaia, Jéssica Mandisa Torrão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magaia, Jéssica Mandisa Torrão
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
turismo sénior
e-commerce
integrated marketing communication
integrated marketing communication plan
senior tourism
e-commerce
topic comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
turismo sénior
e-commerce
integrated marketing communication
integrated marketing communication plan
senior tourism
e-commerce
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2024-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29930
url http://hdl.handle.net/10400.5/29930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magaia, Jéssica Mandisa Torrão (2023). “Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137068502220800