Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29930 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohillscomunicação integrada de marketingplano de comunicação integrada de marketingturismo séniore-commerceintegrated marketing communicationintegrated marketing communication plansenior tourisme-commerceMestrado Bolonha em MarketingO presente projeto visa desenvolver um plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para a Iberohills, uma empresa que atua no setor do turismo em Portugal. A relevância deste estudo reside no crescente investimento e, consequentemente, competição no mercado de turismo e na dificuldade que as empresas apresentam para se destacarem. Ao compreender as práticas de CIM, a Iberohills poderá otimizar a sua comunicação, fortalecer a sua presença no ramo e alcançar novos mercados. Para a realização do estudo foi adotada uma pesquisa descritiva, com uma abordagem de investigação de natureza qualitativa. Num primeiro momento, foram recolhidos dados secundários para a análise externa. De seguida, e devido ao facto da Iberohills ser uma empresa recente no mercado, foi realizada a recolha de dados primários através de uma entrevista semiestruturada à fundadora da empresa, de forma a obter informações acerca da empresa e o seu funcionamento, estratégias de comunicação, clientes, principais concorrentes e os seus objetivos de comunicação. De seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e focus group com turistas séniores alemães, essencialmente para perceber as suas motivações e preferências para viajar. Em relação ao horizonte temporal, neste estudo foi aplicada a técnica cross-sectional. Os resultados obtidos através das entrevistas e focus group realizadas com séniores alemães que têm o hábito de viajar, são de particular relevância para este estudo, contribuindo com perceções importantes sobre os seus comportamentos e preferências. As análises realizadas destacam que este grupo tem o hábito de recorrer à internet como principal fonte de informação no planeamento de viagens e que a rede social mais utilizada é o Facebook. Os resultados também evidenciam a influência significativa que as recomendações de amigos e familiares exercem sobre as suas decisões de viagem e, por último, a busca por destinos que ofereçam sol, alinhadas com a primazia em atividades de desporto na natureza. Neste sentido, este estudo permitiu fornecer diretrizes concretas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação adequadas para alcançar este segmento de mercado.The present study aims to develop an Integrated Marketing Communication (IMC) plan for Iberohills, a company operating in the tourism sector in Portugal. The relevance of this study lies in the increasing investment and, consequently, competition in the tourism market, and the challenge that companies face in standing out. By understanding IMC practices, Iberohills can optimize its communication, strengthen its presence in the industry, and reach new markets. For the study, a descriptive research approach with a qualitative investigative nature was adopted. Initially, secondary data were collected for external analysis. Subsequently, due to Iberohills being a recent entrant in the market, primary data were gathered through a semi-structured interview with the company's founder to obtain information about the company, its operations, communication strategies, clients, main competitors, and communication objectives. Following that, semi-structured interviews and a focus group were conducted with senior German tourists, primarily to understand their motivations and travel preferences. In terms of the temporal horizon, a cross-sectional technique was applied in this study. The results obtained from interviews and the focus group with German seniors who habitually travel are particularly relevant to this study, providing valuable insights into their behaviors and preferences. The analyses conducted emphasize that this group tends to use the internet as the main source of information for travel planning, with Facebook being the most used social platform. The results also highlight the significant influence of recommendations from friends and family on their travel decisions and, finally, the preference for destinations offering sun, aligned with a preference for outdoor sports activities. In this sense, this study has provided concrete guidelines for developing communication strategies tailored to reach this market segment.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaMagaia, Jéssica Mandisa Torrão2023-102023-10-01T00:00:00Z2024-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29930porMagaia, Jéssica Mandisa Torrão (2023). “Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:34:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:22.268245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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