Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32591 https://doi.org/Ramos, F. P., & Mira, A. R. (2022, September 14). Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino. Per Musi, 1-21. e224220. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628 https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628 |
Resumo: | Este artigo resultou de uma investigação naturalista, quali-quanti, sendo um estudo de caso, vertente multi-casos. Como objetivo, identificou-se a importância de determinada comunicação não-verbal em aula individual de violino. A investigação foi realizada a partir da análise de bibliografia especializada, de ficha de observação direta da ação de um professor de violino, de bloco de notas e de entrevista semiestruturada realizada àquele. Os resultados foram triangulados e analisados, concluindo-se que determinada comunicação não-verbal, se usada conscientemente, dá ao professor a possibilidade de transmitir a sua mensagem de forma mais clara e competente, obtendo o reconhecimento pedagógico-didático por parte dos alunos, tornando o ambiente de sala de aula propício a um ensino/aprendizagem mais eficaz. This article resulted from a naturalistic investigation, quali-quanti, being a case study, in its multi-case aspect. As an objective, the importance of certain nonverbal communication in violin lessons was identified. The investigation was carried out from the analysis of specialized bibliography, a form of direct observation of the action of a violin teacher, a notebook, and a semi-structured interview he was submitted to. The results were triangulated and analyzed, concluding that certain nonverbal communication, if used consciously, gives the teacher the possibility of transmitting his message in a clear and more competent way, obtaining pedagogical-didactic recognition from students. Thus, the classroom environment is more suitable and conducive to a more effective teaching/learning process. |
id |
RCAP_f1f97815e83255ab46aac7d96742cd71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32591 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violinoNonverbal communication in the context of individual violin lessonsComunicação não-verbalLinguagem corporalEducação musicalEnsino de músicaEnsino de violinoNonverbal communicationBody languageMusic educationMusic teachingViolin teachingEste artigo resultou de uma investigação naturalista, quali-quanti, sendo um estudo de caso, vertente multi-casos. Como objetivo, identificou-se a importância de determinada comunicação não-verbal em aula individual de violino. A investigação foi realizada a partir da análise de bibliografia especializada, de ficha de observação direta da ação de um professor de violino, de bloco de notas e de entrevista semiestruturada realizada àquele. Os resultados foram triangulados e analisados, concluindo-se que determinada comunicação não-verbal, se usada conscientemente, dá ao professor a possibilidade de transmitir a sua mensagem de forma mais clara e competente, obtendo o reconhecimento pedagógico-didático por parte dos alunos, tornando o ambiente de sala de aula propício a um ensino/aprendizagem mais eficaz. This article resulted from a naturalistic investigation, quali-quanti, being a case study, in its multi-case aspect. As an objective, the importance of certain nonverbal communication in violin lessons was identified. The investigation was carried out from the analysis of specialized bibliography, a form of direct observation of the action of a violin teacher, a notebook, and a semi-structured interview he was submitted to. The results were triangulated and analyzed, concluding that certain nonverbal communication, if used consciously, gives the teacher the possibility of transmitting his message in a clear and more competent way, obtaining pedagogical-didactic recognition from students. Thus, the classroom environment is more suitable and conducive to a more effective teaching/learning process.Per Musi2022-10-19T11:28:04Z2022-10-192022-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32591https://doi.org/Ramos, F. P., & Mira, A. R. (2022, September 14). Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino. Per Musi, 1-21. e224220. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628http://hdl.handle.net/10174/32591https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628por2317-6377fpramos90@gmail.comarm@uevora.pt229Ramos, Francisco ParenteMira, António Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:33.738151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino Nonverbal communication in the context of individual violin lessons |
title |
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino |
spellingShingle |
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino Ramos, Francisco Parente Comunicação não-verbal Linguagem corporal Educação musical Ensino de música Ensino de violino Nonverbal communication Body language Music education Music teaching Violin teaching |
title_short |
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino |
title_full |
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino |
title_fullStr |
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino |
title_full_unstemmed |
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino |
title_sort |
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino |
author |
Ramos, Francisco Parente |
author_facet |
Ramos, Francisco Parente Mira, António Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Mira, António Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Francisco Parente Mira, António Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação não-verbal Linguagem corporal Educação musical Ensino de música Ensino de violino Nonverbal communication Body language Music education Music teaching Violin teaching |
topic |
Comunicação não-verbal Linguagem corporal Educação musical Ensino de música Ensino de violino Nonverbal communication Body language Music education Music teaching Violin teaching |
description |
Este artigo resultou de uma investigação naturalista, quali-quanti, sendo um estudo de caso, vertente multi-casos. Como objetivo, identificou-se a importância de determinada comunicação não-verbal em aula individual de violino. A investigação foi realizada a partir da análise de bibliografia especializada, de ficha de observação direta da ação de um professor de violino, de bloco de notas e de entrevista semiestruturada realizada àquele. Os resultados foram triangulados e analisados, concluindo-se que determinada comunicação não-verbal, se usada conscientemente, dá ao professor a possibilidade de transmitir a sua mensagem de forma mais clara e competente, obtendo o reconhecimento pedagógico-didático por parte dos alunos, tornando o ambiente de sala de aula propício a um ensino/aprendizagem mais eficaz. This article resulted from a naturalistic investigation, quali-quanti, being a case study, in its multi-case aspect. As an objective, the importance of certain nonverbal communication in violin lessons was identified. The investigation was carried out from the analysis of specialized bibliography, a form of direct observation of the action of a violin teacher, a notebook, and a semi-structured interview he was submitted to. The results were triangulated and analyzed, concluding that certain nonverbal communication, if used consciously, gives the teacher the possibility of transmitting his message in a clear and more competent way, obtaining pedagogical-didactic recognition from students. Thus, the classroom environment is more suitable and conducive to a more effective teaching/learning process. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-19T11:28:04Z 2022-10-19 2022-09-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32591 https://doi.org/Ramos, F. P., & Mira, A. R. (2022, September 14). Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino. Per Musi, 1-21. e224220. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628 http://hdl.handle.net/10174/32591 https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32591 https://doi.org/Ramos, F. P., & Mira, A. R. (2022, September 14). Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino. Per Musi, 1-21. e224220. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628 https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2317-6377 fpramos90@gmail.com arm@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Per Musi |
publisher.none.fl_str_mv |
Per Musi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136697305268224 |