Ensino da exposição oral: uma experiência no 4º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9905 |
Resumo: | O presente estudo aborda a aprendizagem da exposição oral, mediante a mobilização do dispositivo de sequência didática, numa turma do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Grosso modo, pretendemos avaliar os efeitos de uma sequência didática, construída pela professora-investigadora, na aprendizagem discente, através da comparação das exposições orais produzidas pelos alunos no início e no fim do trabalho realizado junto destes últimos. A metodologia adotada para a realização do nosso projeto foi a investigação-ação. A recolha de dados efetuou-se mediante a gravação audiovisual das exposições orais realizadas e do preenchimento das grelhas de avaliação pelos alunos e pelo professor. Quanto à análise propriamente dita dos dados recolhidos, foi possível verificar que, de facto, houve uma pequena melhoria das exposições orais estudadas. No entanto, não podemos escamotear que foram também vários os aspetos em que a mudança não foi significativa. |
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Ensino da exposição oral: uma experiência no 4º ano do ensino básicoPrática pedagógicaEnsino básico 1º cicloOralidadeExpressão oralDesenvolvimento das criançasO presente estudo aborda a aprendizagem da exposição oral, mediante a mobilização do dispositivo de sequência didática, numa turma do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Grosso modo, pretendemos avaliar os efeitos de uma sequência didática, construída pela professora-investigadora, na aprendizagem discente, através da comparação das exposições orais produzidas pelos alunos no início e no fim do trabalho realizado junto destes últimos. A metodologia adotada para a realização do nosso projeto foi a investigação-ação. A recolha de dados efetuou-se mediante a gravação audiovisual das exposições orais realizadas e do preenchimento das grelhas de avaliação pelos alunos e pelo professor. Quanto à análise propriamente dita dos dados recolhidos, foi possível verificar que, de facto, houve uma pequena melhoria das exposições orais estudadas. No entanto, não podemos escamotear que foram também vários os aspetos em que a mudança não foi significativa.The present study approaches the learning of oral presentation, an experience in a 4th grade Elementary School Class, launching a teach-learning device - the didactical sequence. Basically, we intend to evaluate the effects of a didactical sequence constructed by the teacher –student researcher in learning, by comparing the initial and final exhibition of the same device - which have been prepared by students in the course of work. The methodology adopted for the realization of our project was based on an action-research device. Data collection was made through the audiovisual recording of oral statements, which were evaluated by students in the class, through evaluation grids. Analysis of data collected, indicated that there was, in fact, little improvement in the analyzed oral presentations. However, it was also possible to identify multiple aspects in which there was not significant evolution.Universidade de Aveiro2013-03-14T15:37:38Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9905porRamalho, Sara Isabel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:11Zoai:ria.ua.pt:10773/9905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:37.870658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo aborda a aprendizagem da exposição oral, mediante a mobilização do dispositivo de sequência didática, numa turma do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Grosso modo, pretendemos avaliar os efeitos de uma sequência didática, construída pela professora-investigadora, na aprendizagem discente, através da comparação das exposições orais produzidas pelos alunos no início e no fim do trabalho realizado junto destes últimos. A metodologia adotada para a realização do nosso projeto foi a investigação-ação. A recolha de dados efetuou-se mediante a gravação audiovisual das exposições orais realizadas e do preenchimento das grelhas de avaliação pelos alunos e pelo professor. Quanto à análise propriamente dita dos dados recolhidos, foi possível verificar que, de facto, houve uma pequena melhoria das exposições orais estudadas. No entanto, não podemos escamotear que foram também vários os aspetos em que a mudança não foi significativa. |
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