Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28071 |
Resumo: | No decorrer do meu estágio em 2º CEB, numa turma de 5º ano, pude observar que esta apresentava dificuldades na escrita. Dentro do horário da mesma, existia uma hora estipulada para a escrita criativa. Assim, com este trabalho, pretendi fazer um estudo sobre o impacto dos materiais didáticos nos alunos nas aulas de escrita criativa. Para isso, desenvolvi estratégias e utilizei materiais para este tipo atividades, de modo que fossem motivadoras e diversificadas para a turma. No total foram realizadas 6 atividades em aulas de 45 minutos. Para a realização da investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia-ação. Para avaliação dos textos, estabeleci vários parâmetros. Assim, em cada atividade avaliei o número de palavras escritas, sendo que era sempre solicitado aos alunos um mínimo e um máximo de palavras, a utilização do título e do material didático, o recurso ao diálogo e as etapas da construção do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Os alunos aderiram bem às atividades propostas, demonstraram interesse nas tarefas com materiais manipuláveis. Nos resultados, é notável uma evolução na criatividade, na organização de texto e no modo da utilização do material didático. É importante referir que todos os materiais e os textos construídos pelos alunos encontram-se em anexo deste relatório. |
id |
RCAP_f33e897c86064f89e8fa437d328104b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEBEscrita CriativaProcesso da EscritaMateriais DidáticosEnsino Básico 2º CicloNo decorrer do meu estágio em 2º CEB, numa turma de 5º ano, pude observar que esta apresentava dificuldades na escrita. Dentro do horário da mesma, existia uma hora estipulada para a escrita criativa. Assim, com este trabalho, pretendi fazer um estudo sobre o impacto dos materiais didáticos nos alunos nas aulas de escrita criativa. Para isso, desenvolvi estratégias e utilizei materiais para este tipo atividades, de modo que fossem motivadoras e diversificadas para a turma. No total foram realizadas 6 atividades em aulas de 45 minutos. Para a realização da investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia-ação. Para avaliação dos textos, estabeleci vários parâmetros. Assim, em cada atividade avaliei o número de palavras escritas, sendo que era sempre solicitado aos alunos um mínimo e um máximo de palavras, a utilização do título e do material didático, o recurso ao diálogo e as etapas da construção do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Os alunos aderiram bem às atividades propostas, demonstraram interesse nas tarefas com materiais manipuláveis. Nos resultados, é notável uma evolução na criatividade, na organização de texto e no modo da utilização do material didático. É importante referir que todos os materiais e os textos construídos pelos alunos encontram-se em anexo deste relatório.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumCorreia, Andreia Filipa Cadete2019-03-14T12:19:26Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28071202180204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:28.923657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB |
title |
Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB |
spellingShingle |
Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB Correia, Andreia Filipa Cadete Escrita Criativa Processo da Escrita Materiais Didáticos Ensino Básico 2º Ciclo |
title_short |
Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB |
title_full |
Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB |
title_fullStr |
Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB |
title_full_unstemmed |
Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB |
title_sort |
Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB |
author |
Correia, Andreia Filipa Cadete |
author_facet |
Correia, Andreia Filipa Cadete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Andreia Filipa Cadete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Criativa Processo da Escrita Materiais Didáticos Ensino Básico 2º Ciclo |
topic |
Escrita Criativa Processo da Escrita Materiais Didáticos Ensino Básico 2º Ciclo |
description |
No decorrer do meu estágio em 2º CEB, numa turma de 5º ano, pude observar que esta apresentava dificuldades na escrita. Dentro do horário da mesma, existia uma hora estipulada para a escrita criativa. Assim, com este trabalho, pretendi fazer um estudo sobre o impacto dos materiais didáticos nos alunos nas aulas de escrita criativa. Para isso, desenvolvi estratégias e utilizei materiais para este tipo atividades, de modo que fossem motivadoras e diversificadas para a turma. No total foram realizadas 6 atividades em aulas de 45 minutos. Para a realização da investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia-ação. Para avaliação dos textos, estabeleci vários parâmetros. Assim, em cada atividade avaliei o número de palavras escritas, sendo que era sempre solicitado aos alunos um mínimo e um máximo de palavras, a utilização do título e do material didático, o recurso ao diálogo e as etapas da construção do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Os alunos aderiram bem às atividades propostas, demonstraram interesse nas tarefas com materiais manipuláveis. Nos resultados, é notável uma evolução na criatividade, na organização de texto e no modo da utilização do material didático. É importante referir que todos os materiais e os textos construídos pelos alunos encontram-se em anexo deste relatório. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-14T12:19:26Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28071 202180204 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28071 |
identifier_str_mv |
202180204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130028367151104 |