A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Miguel Jorge Ferreira dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57750
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_f419fd724a9ba2cf269ada56837ebd59
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programaçãoAprendizagemProgramação (Computadores)Programação estruturadaInformática - Estudo e ensinoEnsino ProfissionalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido durante o ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária de Sacavém, numa turma do 10º ano da disciplina de Programação e Sistemas de Informação do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Após descrever o contexto escolar e social e apresentar o enquadramento curricular, detalho a planificação da intervenção. Para a estruturação das aulas, utilizei uma abordagem pedagógica recente no ensino da programação, designada por PRIMM. Descrevo a implementação da intervenção que ocorreu de 3 a 24 de março de 2022, onde assegurei o leccionamento das aulas do início do módulo 3 da disciplina relativo à programação estruturada. A intervenção foi precedida de uma avaliação diagnóstica realizada uma semana antes do seu início, terminando com uma avaliação sumativa e um questionário de avaliação da intervenção realizados na última aula. A dimensão investigativa centrou-se no problema de investigação “Qual o contributo da utilização da abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação estruturada em alunos do 10º ano de escolaridade ?”. No final conclui que a abordagem pedagógica PRIMM foi bem aceite pelos alunos e teve um impacto positivo no processo de aprendizagem inicial de programação estruturada.This report describes the pedagogical work developed at Sacavém High School, during 2021/22 school year, in a 10th grade class, for the Programming and Information Systems course of the Management and Information Systems Technician training program. After describing the school and the social context and presenting the curricular framework, I detail the planning of the intervention. For the structuring of the classes, I used a recent pedagogical approach to planning programming lessons and activities, called PRIMM. I describe the implementation of the intervention that took place from 3 to 24 March 2022, where I ensured the teaching of the beginning of module 3 classes about structured programming. The intervention was preceded by a diagnostic assessment carried out the previous week, ending with a summative assessment and an intervention evaluation questionnaire carried out in the last class. The investigative dimension focused on the research problem "What is the contribution of using the PRIMM pedagogical approach in promoting the initial learning of structured programming in a 10th grade class?". In the end, I concluded that this pedagogical approach was well accepted by the students and it had a positive impact on the initial learning process of structured programming.Piedade, JoãoGomes, Luís Manuel dos SantosRepositório da Universidade de LisboaSantos, Miguel Jorge Ferreira dos2023-06-01T10:16:19Z2022-07-212022-06-142022-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:16.415672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
title A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
spellingShingle A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
Santos, Miguel Jorge Ferreira dos
Aprendizagem
Programação (Computadores)
Programação estruturada
Informática - Estudo e ensino
Ensino Profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
title_full A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
title_fullStr A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
title_full_unstemmed A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
title_sort A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
author Santos, Miguel Jorge Ferreira dos
author_facet Santos, Miguel Jorge Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piedade, João
Gomes, Luís Manuel dos Santos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Miguel Jorge Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Programação (Computadores)
Programação estruturada
Informática - Estudo e ensino
Ensino Profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Programação (Computadores)
Programação estruturada
Informática - Estudo e ensino
Ensino Profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-21
2022-06-14
2022-07-21T00:00:00Z
2023-06-01T10:16:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57750
url http://hdl.handle.net/10451/57750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134637473136640