A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57750 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_f419fd724a9ba2cf269ada56837ebd59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57750 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programaçãoAprendizagemProgramação (Computadores)Programação estruturadaInformática - Estudo e ensinoEnsino ProfissionalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido durante o ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária de Sacavém, numa turma do 10º ano da disciplina de Programação e Sistemas de Informação do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Após descrever o contexto escolar e social e apresentar o enquadramento curricular, detalho a planificação da intervenção. Para a estruturação das aulas, utilizei uma abordagem pedagógica recente no ensino da programação, designada por PRIMM. Descrevo a implementação da intervenção que ocorreu de 3 a 24 de março de 2022, onde assegurei o leccionamento das aulas do início do módulo 3 da disciplina relativo à programação estruturada. A intervenção foi precedida de uma avaliação diagnóstica realizada uma semana antes do seu início, terminando com uma avaliação sumativa e um questionário de avaliação da intervenção realizados na última aula. A dimensão investigativa centrou-se no problema de investigação “Qual o contributo da utilização da abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação estruturada em alunos do 10º ano de escolaridade ?”. No final conclui que a abordagem pedagógica PRIMM foi bem aceite pelos alunos e teve um impacto positivo no processo de aprendizagem inicial de programação estruturada.This report describes the pedagogical work developed at Sacavém High School, during 2021/22 school year, in a 10th grade class, for the Programming and Information Systems course of the Management and Information Systems Technician training program. After describing the school and the social context and presenting the curricular framework, I detail the planning of the intervention. For the structuring of the classes, I used a recent pedagogical approach to planning programming lessons and activities, called PRIMM. I describe the implementation of the intervention that took place from 3 to 24 March 2022, where I ensured the teaching of the beginning of module 3 classes about structured programming. The intervention was preceded by a diagnostic assessment carried out the previous week, ending with a summative assessment and an intervention evaluation questionnaire carried out in the last class. The investigative dimension focused on the research problem "What is the contribution of using the PRIMM pedagogical approach in promoting the initial learning of structured programming in a 10th grade class?". In the end, I concluded that this pedagogical approach was well accepted by the students and it had a positive impact on the initial learning process of structured programming.Piedade, JoãoGomes, Luís Manuel dos SantosRepositório da Universidade de LisboaSantos, Miguel Jorge Ferreira dos2023-06-01T10:16:19Z2022-07-212022-06-142022-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:16.415672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação |
title |
A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação |
spellingShingle |
A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação Santos, Miguel Jorge Ferreira dos Aprendizagem Programação (Computadores) Programação estruturada Informática - Estudo e ensino Ensino Profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação |
title_full |
A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação |
title_fullStr |
A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação |
title_full_unstemmed |
A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação |
title_sort |
A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação |
author |
Santos, Miguel Jorge Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Miguel Jorge Ferreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piedade, João Gomes, Luís Manuel dos Santos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Miguel Jorge Ferreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Programação (Computadores) Programação estruturada Informática - Estudo e ensino Ensino Profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem Programação (Computadores) Programação estruturada Informática - Estudo e ensino Ensino Profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-21 2022-06-14 2022-07-21T00:00:00Z 2023-06-01T10:16:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57750 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134637473136640 |