A integração do ensino da cultura nas aulas de PLE - o caso do ensino superior no interior da China
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61389 |
Resumo: | O século XXI é uma era da globalização. Com o desenvolvimento de transportes e o avanço da tecnologia informática, hoje em dia, são cada vez mais as pessoas que se sentem a viver na mesma aldeia global. Quase todas as pessoas de todo o mundo têm oportunidade de contactar com outras, de diferentes países ou de diferentes culturas, pelo que a comunicação e as relações interculturais já se tornaram uma parte da nossa vida quotidiana. A fim de se adaptarem melhor à sociedade multicultural em que estamos a viver, é importante que os jovens da nova geração possuam consciência intercultural (CI) e competências comunicativas interculturais (CCI), que são também desenvolvidas no ensino de línguas estrangeiras (LE). O ensino de LE, de facto, é uma forma do ensino intercultural. Segundo a teoria de Zhang Hongling (2007), a língua é um componente da cultura e é um veículo da realização da comunicação e, ao mesmo tempo, a cultura oferece o contexto da comunicação. Tendo em conta esta relação de interdependência entre língua, cultura e comunicação, os docentes de LE devem refletir sobre as várias vertentes que implica o ensino da cultura no processo do ensino-aprendizagem de LE. Nesta dissertação, a autora propõe-se investigar a situação atual da integração do ensino da cultura no ensino de português como língua estrangeira (PLE) nas instituições do ensino superior no Interior da China. A dissertação está organizada em três partes principais. A parte primeira é a parte teórica, onde se apresentam e explicam alguns conceitos relacionados com o tema, por exemplo, a relação entre língua, cultura e comunicação, a definição de CCI e de CI. Apresentam-se ainda perspetivas teóricas sobre o ensino da cultura, a classificação da cultura, o desenvolvimento do ensino da cultura e formas de integrar o ensino da cultura nas aulas de LE. Na segunda parte, apresenta-se a metodologia da dissertação: a opção pelo uso de um questionário, o processo do desenho do questionário, a recolha dos resultados e a sua análise. Esta investigação tem como contexto geral o ensino de PLE nas instituições do ensino superior no Interior da China, como campo específico irão considerar-se as aulas de disciplina Português Essencial, sendo o público-alvo do questionário os aprendentes chineses. O objetivo geral da dissertação será analisar a situação atual do ensino de PLE nas universidades chinesas e os problemas existentes da integração do ensino da cultura nas aulas de PLE, tomando como base os resultados deste questionário. Nas considerações finais, pretende-se refletir sobre o desenvolvimento do ensino de PLE no Interior da China e, de acordo com os resultados da investigação, dar algumas sugestões para aperfeiçoar a situação atual da integração do ensino da cultura nas aulas de PLE. Ao fazer esta investigação, a autora espera que os docentes de PLE no Interior da China possam prestar mais atenção ao ensino da cultura no processo do ensino de PLE e melhorar a integração do ensino de cultura nas aulas de PLE. |
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Segundo a teoria de Zhang Hongling (2007), a língua é um componente da cultura e é um veículo da realização da comunicação e, ao mesmo tempo, a cultura oferece o contexto da comunicação. Tendo em conta esta relação de interdependência entre língua, cultura e comunicação, os docentes de LE devem refletir sobre as várias vertentes que implica o ensino da cultura no processo do ensino-aprendizagem de LE. Nesta dissertação, a autora propõe-se investigar a situação atual da integração do ensino da cultura no ensino de português como língua estrangeira (PLE) nas instituições do ensino superior no Interior da China. A dissertação está organizada em três partes principais. A parte primeira é a parte teórica, onde se apresentam e explicam alguns conceitos relacionados com o tema, por exemplo, a relação entre língua, cultura e comunicação, a definição de CCI e de CI. Apresentam-se ainda perspetivas teóricas sobre o ensino da cultura, a classificação da cultura, o desenvolvimento do ensino da cultura e formas de integrar o ensino da cultura nas aulas de LE. Na segunda parte, apresenta-se a metodologia da dissertação: a opção pelo uso de um questionário, o processo do desenho do questionário, a recolha dos resultados e a sua análise. Esta investigação tem como contexto geral o ensino de PLE nas instituições do ensino superior no Interior da China, como campo específico irão considerar-se as aulas de disciplina Português Essencial, sendo o público-alvo do questionário os aprendentes chineses. O objetivo geral da dissertação será analisar a situação atual do ensino de PLE nas universidades chinesas e os problemas existentes da integração do ensino da cultura nas aulas de PLE, tomando como base os resultados deste questionário. Nas considerações finais, pretende-se refletir sobre o desenvolvimento do ensino de PLE no Interior da China e, de acordo com os resultados da investigação, dar algumas sugestões para aperfeiçoar a situação atual da integração do ensino da cultura nas aulas de PLE. Ao fazer esta investigação, a autora espera que os docentes de PLE no Interior da China possam prestar mais atenção ao ensino da cultura no processo do ensino de PLE e melhorar a integração do ensino de cultura nas aulas de PLE.The 21st century is an era of globalization. With the advancement of transportation and the development of information technology, nowadays more and more people feel that they are living in the same global village. Almost everyone around the world has the opportunity to contact with others from different countries or different cultures, so the intercultural communication has already became a part of our daily life. In order to better adapt into the multicultural society we are living in, it is important for young people of the new generation to possess intercultural awareness (IA) and intercultural communicative competences (ICC), which are also developed in the process of foreign language teaching. Foreign language teaching, in fact, is a part of the intercultural teaching. According to Zhang Hongling's (2007) theory, language is a component of culture and is a vehicle of the realization of communication and, meanwhile, culture provides the context of communication. Considering this interdependent relationship between language, culture and communication, foreign language teachers should reflect on the various aspects of teaching culture in the teaching-learning process of foreign language. In this dissertation, the author proposes to investigate the current situation of integrating culture teaching into the teaching of Portuguese as a foreign language (PFL) in higher education institutions in Mainland China. The dissertation is organized into three main parts. The first part is the theoretical part, where some important concepts related to the theme are presented and explained, for example, the relationship between language, culture and communication, the definition of IA and ICC. Theoretical perspectives on the teaching of culture, the classification of culture, the development of culture teaching and ways to integrate culture teaching in foreign language lessons are also presented. In the second part, the methodology of the dissertation is presented: the choice of using a questionnaire, the design of the questionnaire, the collection of the results and their analysis. The general context of this research is the PFL teaching in higher education institutions in Mainland China, the specific field is the Essential Portuguese course, and the target group of the questionnaire is Chinese learners. The general aim of the dissertation will be to investigate the current situation of the teaching of the Portuguese as a Foreign Language in Chinese universities and the existing problems in the integration of the teaching of culture in the Portuguese as a Foreign Language classes, based on the results of this questionnaire. In the part of conclusion, it is intended to reflect on the development of PFL teaching in Mainland China and, according to the research results, give some suggestions to improve the current situation of integrating culture teaching into PFL classes. By doing this research, the author hopes that teachers of Portuguese as foreign language in Mainland China can pay more attention to culture teaching in the process of teaching Portuguese as foreign language and improve the integration of culture teaching into the Portuguese classes.Gaspar, Catarina Isabel SousaFerreira, Margarita Maria CorreiaRepositório da Universidade de LisboaLiu, Meiqi2023-12-15T10:49:09Z2022-03-282022-01-102022-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61389TID:202982998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:58.502088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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