O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gonçalo Alexandre da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10714
Resumo: Introdução: A ecografia tem sido considerada, ao longo do tempo, um procedimento imagiológico eficiente e seguro. Com a evolução da medicina, surgiu a “Ecografia Pointof-Care” (EPOC), modalidade implementada para facilitar as decisões clínicas e procedimentais, criando uma maior capacidade de cuidar por parte do médico. Esta nova vertente levou a uma progressiva implementação da EPOC na educação médica, com o intuito de ajudar os alunos a desenvolverem competências importantes para o seu futuro. Para facilitar esta implementação nas escolas médicas, existe a necessidade de criar normas e orientações que permitam a elaboração de currículos organizados, padronizados e baseados em evidência. Objetivo: Identificar, na literatura, currículos de EPOC a implementar na educação médica pré-graduada, bem como analisar as competências que um aluno deve apresentar no final da respetiva formação. Métodos: Nesta revisão de literatura foram incluídos artigos que abordassem a implementação de currículos de EPOC. Fez-se uma pesquisa eletrónica na base de dados PubMed, com a seguinte combinação de palavras-chave: “Point-of-Care Ultrasonography OR POCUS OR Point-of-Care Ultrasound” AND “Medical Education OR Medical Curriculum OR Medical Students” AND “Learning Methods OR Teaching Methods” NOT “Residency OR Residents”. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão específicos, foram incluídos 22 artigos. Os resultados principais foram os conteúdos curriculares presentes nos currículos de EPOC. No final da análise dos currículos e da avaliação dos resultados considerados, procedeu-se à síntese dos resultados encontrados. Resultados e Discussão: Dos 22 artigos incluídos, 4 currículos provêm de consensos, 1 de uma scoping review, 11 são currículos já implementados nas faculdades e 6 resultaram de uma investigação. Os currículos podem ser implementados em anos préclínicos, clínicos ou decorrerem ao longo de toda a formação académica. Os conteúdos curriculares analisados apresentam-se divididos pelas seguintes áreas: conteúdos cardíacos; conteúdos da região abdominal; conteúdos da região torácica e pulmonar; conteúdos do sistema músculo-esquelético; conteúdos da região pélvica; conteúdos do sistema vascular; e conteúdos relacionados com os procedimentos ecoguiados. Conclusão: Este estudo vem acrescentar à literatura uma revisão que reúne e discute 22 artigos relativavos à implementação de currículos de EPOC na educação médica prégraduada. Concluiu-se que existem conteúdos mais prevalentes, como a ecocardiografia, ecografia abdominal, o rastreio do aneurisma da aorta abdominal, o protocolo FAST e os procedimentos ecoguiados. Além disso, esta revisão permite um acesso sistematizado aos conteúdos de EPOC mais prevalentes nos currículos do ensino médico pré-graduado existentes e publicados.
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Objetivo: Identificar, na literatura, currículos de EPOC a implementar na educação médica pré-graduada, bem como analisar as competências que um aluno deve apresentar no final da respetiva formação. Métodos: Nesta revisão de literatura foram incluídos artigos que abordassem a implementação de currículos de EPOC. Fez-se uma pesquisa eletrónica na base de dados PubMed, com a seguinte combinação de palavras-chave: “Point-of-Care Ultrasonography OR POCUS OR Point-of-Care Ultrasound” AND “Medical Education OR Medical Curriculum OR Medical Students” AND “Learning Methods OR Teaching Methods” NOT “Residency OR Residents”. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão específicos, foram incluídos 22 artigos. Os resultados principais foram os conteúdos curriculares presentes nos currículos de EPOC. No final da análise dos currículos e da avaliação dos resultados considerados, procedeu-se à síntese dos resultados encontrados. Resultados e Discussão: Dos 22 artigos incluídos, 4 currículos provêm de consensos, 1 de uma scoping review, 11 são currículos já implementados nas faculdades e 6 resultaram de uma investigação. Os currículos podem ser implementados em anos préclínicos, clínicos ou decorrerem ao longo de toda a formação académica. Os conteúdos curriculares analisados apresentam-se divididos pelas seguintes áreas: conteúdos cardíacos; conteúdos da região abdominal; conteúdos da região torácica e pulmonar; conteúdos do sistema músculo-esquelético; conteúdos da região pélvica; conteúdos do sistema vascular; e conteúdos relacionados com os procedimentos ecoguiados. Conclusão: Este estudo vem acrescentar à literatura uma revisão que reúne e discute 22 artigos relativavos à implementação de currículos de EPOC na educação médica prégraduada. Concluiu-se que existem conteúdos mais prevalentes, como a ecocardiografia, ecografia abdominal, o rastreio do aneurisma da aorta abdominal, o protocolo FAST e os procedimentos ecoguiados. Além disso, esta revisão permite um acesso sistematizado aos conteúdos de EPOC mais prevalentes nos currículos do ensino médico pré-graduado existentes e publicados.Introduction: Ultrasound has been considered for a long time as a safe and economical imagiological procedement. With the evolution of medicine Point of Care Ultrasound was initiated, a method implemented to facilitate clinical decisions and procedures, creating a greater treatment capacity for the physicians. This new trend led to a progressive implementation of EPOC in medical education, with the aim of helping students to develop important skills for their future. However, to facilitate this implementation, there is a need to create organized, standardized and evidence-based educational curriculum models. Objective: To identify in literature EPOC educacional curriculum implemented in pregraduate medical education and analyze which capabilities a student must present at the end of the respective training. Methods: In this literature review, the studies who were included addressed the implementation of EPOC curriculum. The search of this studies was done in PubMed database, with the following keywords: "Ultrasound at the point of care OR POCO OR Ultrasound at the place of care" AND "Medical education OR medical curriculum OR Medical students" AND "learning methods OR methods of teaching "NOT" Residence OR residents". After the application of this inclusion and exclusion criteria, 22 studies were included in this review. The resume of this studies, as the results accomplished, were synthesized in this paper with the main objective to analyze the educational curriculum presented in them. Results and Discussion: Of 22 articles included, 4 curriculums provide consensus, 1 from a scoping review, 11 are curriculum already implemented in colleges and 6 resulted in an investigation. This curriculum can be implemented in preclinical, clinical or crossyear years. The curricular contents analyzed are divided into the following areas: cardiac content; contents of the abdominal region, contents of the thoracic and pulmonary regions; musculoskeletal system contents; pelvic region contents; vascular system contents; and content related to eco-guided procedures. Conclusion: This review complements the actual knowledge about EPOC education, because this study gathers and discusses 22 articles related to the implementation of EPOC in medical education. It was concluded that there are more prevalent contents such as echocardiography, abdominal ultrasound, abdominal aortic injury, FAST protocol and echo-guided procedures. This review allows us to understand which EPOC contents are most prevalent in the undergraduate medical education curriculum.Pereira, Eduardo João AbrantesAlmeida, Renato José GonçalvesuBibliorumGonçalves, Gonçalo Alexandre da Silva2020-12-17T16:45:13Z2020-07-172020-06-302020-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10714TID:202548430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:40Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:36.549590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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