A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10921 |
Resumo: | Este relatório de estágio apresenta o trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico que foi desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no ano letivo 2019/2020. Neste documento apresenta-se a intervenção pormenorizada realizada nas turmas de 11º e 9º ano, abordando o planeamento, a condução do ensino e a avaliação. Para além da intervenção pode observar-se neste documento uma contextualização da Escola, Núcleo de estágio e a minha autobiografia enquanto professor estagiário. Serão abordadas também as áreas da participação na escola e relação na comunidade de forma a referir o trabalho realizado no desporto escolar, neste caso a Natação e o acompanhamento da direção de turma do 11ºA. Para além disso também as atividades desenvolvidas na escola relacionadas com a Educação Física, tais como o Corta-Mato, torneio de voleibol, entre outras. Na segunda parte deste documento é apresentado um trabalho de investigação, com o tema ‘Estudo da motivação dos alunos nas modalidades individuais e coletivas’. Foram questionados alunos de duas turmas, com o objetivo de perceber quais as modalidades em que se sentem mais motivados na sua prática e as razões. Neste documento vou apresentar os resultados, análise, discussão e conclusão desse estudo. |
id |
RCAP_f8082cc02152a302664d1f5f0593307d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10921 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação FísicaRelatório de Estágio PedagógicoAvaliaçãoEducação FísicaEstágio PedagógicoInvestigaçãoPlaneamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoEste relatório de estágio apresenta o trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico que foi desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no ano letivo 2019/2020. Neste documento apresenta-se a intervenção pormenorizada realizada nas turmas de 11º e 9º ano, abordando o planeamento, a condução do ensino e a avaliação. Para além da intervenção pode observar-se neste documento uma contextualização da Escola, Núcleo de estágio e a minha autobiografia enquanto professor estagiário. Serão abordadas também as áreas da participação na escola e relação na comunidade de forma a referir o trabalho realizado no desporto escolar, neste caso a Natação e o acompanhamento da direção de turma do 11ºA. Para além disso também as atividades desenvolvidas na escola relacionadas com a Educação Física, tais como o Corta-Mato, torneio de voleibol, entre outras. Na segunda parte deste documento é apresentado um trabalho de investigação, com o tema ‘Estudo da motivação dos alunos nas modalidades individuais e coletivas’. Foram questionados alunos de duas turmas, com o objetivo de perceber quais as modalidades em que se sentem mais motivados na sua prática e as razões. Neste documento vou apresentar os resultados, análise, discussão e conclusão desse estudo.This report presents the work done in the educational internship that was developed at the Frei Heitor Pinto secondary School in the academic year 2019/2020. This document presents the detailed intervention made in the 11th and 9th grade classes, addressing the planning and conducting of teaching such as the evaluation of it. In addition to the intervention made, we can observe in this document a contextualization of the School, Internship Center and my autobiography as a trainee teacher. The areas of participation in the school and community relations will also be addressed in order to mention the work done in school sports like swimming and the monitoring of the class direction of the 11th Grade. In addition, the activities developed in the school related to Physical Education, such as The Cross-Bush, volleyball tournaments, among others will also be addressed. In the second part of this document is presented a research project, with the theme 'The Study of the motivation of students in individual and collective modalities', where students from two classes are questioned, in order to understand which modalities they feel most motivated to practice along with their reasons. To finish i will present the results, analysis, discussion and conclusion of this study.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumSilva, Miguel Ângelo Gouveia da2020-12-28T16:20:03Z2020-10-222020-09-182020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10921TID:202567524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:48.386039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física Relatório de Estágio Pedagógico |
title |
A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física |
spellingShingle |
A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física Silva, Miguel Ângelo Gouveia da Avaliação Educação Física Estágio Pedagógico Investigação Planeamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
title_short |
A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física |
title_full |
A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física |
title_fullStr |
A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física |
title_sort |
A motivação dos alunos associada à prática de modalidades individuais e coletivas nas aulas de Educação Física |
author |
Silva, Miguel Ângelo Gouveia da |
author_facet |
Silva, Miguel Ângelo Gouveia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Ricardo Manuel Pires uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Miguel Ângelo Gouveia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educação Física Estágio Pedagógico Investigação Planeamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
topic |
Avaliação Educação Física Estágio Pedagógico Investigação Planeamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
description |
Este relatório de estágio apresenta o trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico que foi desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no ano letivo 2019/2020. Neste documento apresenta-se a intervenção pormenorizada realizada nas turmas de 11º e 9º ano, abordando o planeamento, a condução do ensino e a avaliação. Para além da intervenção pode observar-se neste documento uma contextualização da Escola, Núcleo de estágio e a minha autobiografia enquanto professor estagiário. Serão abordadas também as áreas da participação na escola e relação na comunidade de forma a referir o trabalho realizado no desporto escolar, neste caso a Natação e o acompanhamento da direção de turma do 11ºA. Para além disso também as atividades desenvolvidas na escola relacionadas com a Educação Física, tais como o Corta-Mato, torneio de voleibol, entre outras. Na segunda parte deste documento é apresentado um trabalho de investigação, com o tema ‘Estudo da motivação dos alunos nas modalidades individuais e coletivas’. Foram questionados alunos de duas turmas, com o objetivo de perceber quais as modalidades em que se sentem mais motivados na sua prática e as razões. Neste documento vou apresentar os resultados, análise, discussão e conclusão desse estudo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28T16:20:03Z 2020-10-22 2020-09-18 2020-10-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/10921 TID:202567524 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/10921 |
identifier_str_mv |
TID:202567524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136398079426560 |